Siga-nos nas redes

Famalicão

Entrevista: Famalicão Lés a Lés na freguesia Cruz

Publicado

em

Manuel Soares, o recém-eleito presidente da Junta de Freguesia de Cruz é o convidado desta semana do programa Famalicão Lés a Lés.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Coligação faz balanço “fantástico” de um ano de mandato de Mário Passos

Publicado

em

“Prestação fantástica”. É este o balanço que a coligação PSD/CDS-PP fez, na última segunda-feira, de um ano de mandato de Mário Passos e da sua equipa.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Parque da Devesa nasceu há 10 anos

Publicado

em

O Parque da Devesa celebra 10 anos de existência. Foi inaugurado a 28 de setembro de 2012, dando resposta a um anseio de décadas da comunidade famalicense, isto é, transformar um espaço de quintas rurais abandonadas, que existia às portas da cidade, num grande parque verde de usufruto público.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

PS/Famalicão: Eduardo Oliveira apresenta moção focada nas autárquicas de 2025

Publicado

em

“Continuar a crescer para servir Famalicão” é o título da moção estratégica da candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da Comissão Política do Partido Socialista (PS) de Famalicão, cujas eleições se realizam no próximo dia 8 de outubro.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação apresentado na Casa das Artes

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão apresentou, esta terça-feira, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), pela mão do seu presidente, Mário Passos, perante uma plateia constituída por representantes de dezenas de parceiros sociais, que aceitaram o desafio de conceber uma estratégia comum nesta matéria.

A criação de uma bolsa municipal para a inclusão e empregabilidade, a criação de um programa de intervenção de detenção de casos de violência de género com o envolvimento dos parceiros sociais, a eliminação de barreiras arquitetónicas nos edifícios públicos, a criação de um banco de ajudas técnicas para os cidadãos portadores de deficiência e o desenvolvimento de ações de sensibilização para a temática são algumas das medidas sugeridas no plano e que a autarquia assume como meta.

“Queremos um concelho para todos e que a diferença seja uma riqueza para o território” salienta o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “É um plano ambicioso, audacioso, trabalhoso (…) a nossa pretensão é atingir uma real igualdade de género e não discriminação no nosso território (…) queremos que a realidade de oportunidades esteja mais visível no nosso concelho, por forma a sermos uma referência regional e nacional nesta matéria” reforça o edil.

Elaborado pelo pelouro da Igualdade, o PMIND tem como objetivos gerais a sensibilização da comunidade para a importância das questões relacionadas com a igualdade e não discriminação e a eliminação de estereótipos no processo de desenvolvimento local, resultando de um diagnóstico elaborado no concelho com a participação e envolvimento ativo de entidades locais, em parceria com o Município.

Refira-se que o primeiro PMIND foi implementado entre 2016 e 2020, sendo esta a segunda edição. O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Tipologia Operações 1.06 – Apoio técnico à elaboração e monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, sendo a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o organismo intermédio.

O plano está disponível para consulta no site do Município em https://www.famalicao.pt/plano-municipal .

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Defensores LGBTQIAP+ acusam Câmara Municipal de “fingir preocupação” com direitos humanos

Publicado

em

A entidade organizadora da primeira marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e a GAPQ acusam a Câmara Municipal de “fingir” preocupação com os direitos humanos, considerando as suas reivindicações excluídas do Plano Municipal.

De acordo com Diogo Barros, porta-voz do Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ), “nem o Grupo de Apoio a Pessoas Queer, nem a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão foram convidadas a participar na elaboração do Plano Municipal, nem na sua sessão de apresentação que ocorreu, esta manhã na Casa das Artes”, concluindo assim que ” este Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação apenas se retrate de uma jogada política, e não de uma tentativa de resolver problemas reais e estruturais incutidos na sociedade”.

“Já a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão, relembra que existe uma necessidade crescente de combater a discriminação e o ódio mas acreditam que não será com este executivo que este caminho será feito. Acusam o PSD e o CDS de serem um empecilhos, pois muitas vezes são estes mesmos que promovem o preconceito e o ódio”, explicam num comunicado enviado às redações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Freguesia de Fradelos vai ter um novo espaço multiusos

Publicado

em

A construção de um espaço multiusos, assim como a melhoria dos acessos da freguesia de Fradelos e um novo espaço de lazer são a prioridades da população da freguesia, ouvidos pelo presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, esta segunda-feira, em mais uma das jornadas de Presidência de Proximidade, valorizadas pelo autarca.

Garantindo que a construção deste multiusos foi uma promessa e que esta será cumprida, Mário Passos sublinha que se estão a “reunir todas as condições para se avançar com este projeto de grande importância comunitária”.

Quanto ao novo parque de lazer, é uma aposta que o líder do executivo municipal também deseja concretizar, estando em estudo “o melhor local para a sua instalação”.

Já no que refere ao fomento do investimento empresarial por via do reforço das acessibilidades, em particular para os veículos pesados, em zonas da freguesia com indústria instalada fora do perímetro dos polos industriais identificados no concelho, o edil salienta que “vão ser estudadas alternativas de acesso que potenciem o crescimento destas empresas, sem prejuízo para a qualidade de vida da população local”.

Na lógica da dinâmica da Presidência de Proximidade, o Presidente da Câmara percorreu a freguesia fazendo-se acompanhar por elementos do executivo da autarquia local, tendo acompanhado de perto as intervenções em curso, como é o caso da Rua das Laranjeiras, que se encontra a ser pavimentada, bem como locais de intervenções futuras, nomeadamente, a Rua da Portela e a Rua Lusíada.

Recorde-se que o edil famalicense prossegue o seu périplo pelas freguesias do concelho, num programa que visa aproximar os cidadãos ao líder do executivo, numa filosofia de presidência «além portas», alicerçada numa gestão municipal aberta e inclusiva. A Presidência de Proximidade arrancou em março passado e, até ao final do ano, o edil terá percorrido todas as freguesias do concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: CITEVE e CeNTi preparam uso de carne como matéria prima na produção têxtil

Publicado

em

Grandes inovações estão a ser preparadas no setor têxtil, onde o conceito de sustentabilidade ganha um peso cada vez maior e a “desbravar caminho” neste setor estão dois nomes famalicenses, o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o CeNTi – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
que estudam a inclusão dos resíduos alimentares, nomeadamente da carne, nas matérias primas da produção têxtil.

De acordo com Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, este será mesmo “o maior projeto de sempre” para a conversão de resíduos alimentares em matérias têxteis, disse ao Jornal T sobre este novo desafio, para o qual foram canalizados 21 milhões de euros, a partir do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A estratégia é encontrar “um novo ritmo de mudança e acelerar a criação de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil”, de acordo com Braz Costa, e para isso estuda-se a implementação de proteínas e resíduos das carnes no fabrico de novas fibras e revestimentos têxteis, tais como colagénio e queratina ou na produção de matérias expessantes, utilizadas no processo de estampagem têxtil.

Estas novidades foram apresentadas na Casa das Artes de Famalicão, na conferência MEAT MEETINGS’22, uma iniciativa que visa ser um ponto de partilha e de debate para diversos stakeholders da indústria agroalimentar, com foco no segmento das carnes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados do fim de semana das equipas da Divisão de Honra da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana a segunda jornada da Divisão de Honra da AF de Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: UD Calendário 1-1 GD Louro; CD Lousado 1-2 UD São Veríssimo; Ucha 2-0 Desp. S. Cosme; e CD Celeirós 2-2 CRP Delães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mário Passos critica apoios estatais ao ensino articulado de teatro e dança

Publicado

em

Ao ensino articulado de música e de dança, já existentes no concelho, junta-se agora o teatro, num total de 21 alunos, inscritos nos Agrupamentos de Escolas de Pedome e de Ribeirão.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, assistiu esta terça-feira a uma das aulas da componente de teatro da Escola Básica de Pedome. Durante a visita, o autarca reforçou a importância da existência de opções no ensino articulado e criticou a distribuição dos apoios dados pelo Estado português no que respeita ao ensino articulado de dança e de teatro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Incêndio em cozinha mobiliza bombeiros em Famalicão

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta terça-feira, na cozinha de uma habitação, na Rua Príncipe Real, em Vila Nova de Famalicão.

De acordo com os Bombeiros Voluntários Famalicenses, destacados para o local, o foco do incêndio foi extinguido logo após a sua chegada.

Foto: Bombeiros Voluntários Famalicenses

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Bragahá 37 minutos

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Coligação faz balanço “fantástico” de um ano de mandato de Mário Passos

“Prestação fantástica”. É este o balanço que a coligação PSD/CDS-PP fez, na última segunda-feira, de um ano de mandato de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Parque da Devesa nasceu há 10 anos

O Parque da Devesa celebra 10 anos de existência. Foi inaugurado a 28 de setembro de 2012, dando resposta a...

Famalicãohá 2 horas

PS/Famalicão: Eduardo Oliveira apresenta moção focada nas autárquicas de 2025

“Continuar a crescer para servir Famalicão” é o título da moção estratégica da candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da...

Paíshá 3 horas

Do Porto a Lisboa em uma hora e 15 minutos é a promessa na nova linha de alta velocidade

 A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que pretende ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora...

Paíshá 3 horas

Jovem de 14 anos esfaqueia outro de 18 anos dentro de escola na Maia

Um jovem de 14 anos esfaqueou um colega de escola de 18 anos, em Águas Santas, na Maia. Tudo terá...

Desportohá 4 horas

Fernando Santos não foi “beliscado” pela derrota com Espanha: “Tenho contrato até 2024. Mais direto não posso ser”

Depois da uma derrota frente à Seleção espanhola que conseguiu a vantagem numérica sob Portugal na parte final do jogo...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação apresentado na Casa das Artes

A Câmara Municipal de Famalicão apresentou, esta terça-feira, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), pela mão...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Defensores LGBTQIAP+ acusam Câmara Municipal de “fingir preocupação” com direitos humanos

A entidade organizadora da primeira marcha LGBTQIAP+ de Famalicão e a GAPQ acusam a Câmara Municipal de “fingir” preocupação com...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Freguesia de Fradelos vai ter um novo espaço multiusos

A construção de um espaço multiusos, assim como a melhoria dos acessos da freguesia de Fradelos e um novo espaço...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES