Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Plataforma Renovar organiza “concentração” em frente ao Tribunal para apoiar pai dos alunos chumbados a Cidadania

Publicado

em

A Plataforma Renovar está a convocar uma “concentração” para sexta-feira, junto ao Tribunal de Famalicão, em solidariedade com a família e com a causa de Artur Mesquita Guimarães, pai dos alunos que faltaram sistematicamente às aulas da disciplina de Cidadania, e que podem agora ver a sua tutela transitar para as mãos da escola, dentro do período escolar.

“Convidamos todos os que concordem com este Manifesto a virem concentrar-se junto ao Tribunal de Famalicão, no próximo dia 9 de Dezembro (sexta-feira próxima), em solidariedade com a família Mesquita Guimarães, que está notificada para uma audiência nessa manhã no Juízo de Família e Menores. A concentração inicia-se às 9h00 e permaneceremos no local até ao encerramento da diligência. Convidamos também todos os partidos políticos e organizações da sociedade civil sensíveis a estas matérias a manifestarem a sua adesão e presença, do que daremos pública nota à comunicação social”, é explicado através de um texto no site da Plataforma Renovar.

 “A Plataforma de Renovar (Plataforma-RN ) são os pais de todo o Portugal (Norte a Sul, continente e ilhas) preparados para apoiar os seus filhos até ao limite, exercendo, por todas as formas, todos os direitos reconhecidos na Constituição da República Portuguesa,” autodescrevem-se assim os dirigentes do grupo.

O pai dos alunos, Artur Mesquita Guimarães, afirmou entretanto que já foi interposta uma queixa-crime, por difamação, contra o procurador do Ministério Público responsável pelo processo, face ao teor das suas alegações.

“São alegações manifestamente difamatórias, que não podíamos, de forma alguma, deixar passar em claro”, referiu.

Em causa estão dois alunos, irmãos, que frequentam o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e cujos pais os impedem, desde o ano letivo 2018/2019, de frequentarem a disciplina Cidadania e Desenvolvimento.

Os pais alegam objeção de consciência, defendendo que a educação para a cidadania é uma competência deles.

Sublinham que lhes suscitam “especiais preocupação e repúdio” os módulos “Educação para a igualdade de género” e “Educação para a saúde e sexualidade”, que fazem parte da disciplina em questão.

Dizem ainda que os restantes módulos da disciplina são uma “perda de tempo”.

Nos últimos quatro anos, os alunos, que são de excelência, foram dados como “chumbados”, por causa das faltas àquela disciplina, mas, por decisão do Ministério da Educação, têm transitado de ano, de forma condicionada, enquanto se aguarda pelo desfecho dos processos judiciais relacionados com o assunto, que correm nos tribunais administrativos.

Entretanto, o caso chegou também ao Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Famalicão, tendo o procurador responsável pelo processo, nas alegações que apresentou, pedido que os dois alunos sejam colocados à guarda da escola durante o período escolar.

“A medida que se configura como efetivável a ultrapassar o impasse da situação de perigo, passado, presente e futuro, será a de confiança a pessoa idónea, no concreto circunstancialismo, a confiança dos jovens à entidade mais indicada para o concreto perigo: a própria Escola. A colocação dos jovens, apenas durante o período escolar, sob a guarda da própria escola”, refere o MP.

Especifica que a escola, na pessoa do diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Carlos Teixeira, e/ou da interlocutora da primeira linha, a psicóloga Marta Silva, “serão as pessoas de quem se não duvida da idoneidade, até pelas funções que lhes estão confiadas”.

O MP considera que os pais “põem em perigo” a formação, educação e desenvolvimento dos filhos, adiantando ainda que há o perigo de os jovens sofrerem “maus-tratos psíquicos”, “não receberem os cuidados ou a afeição adequados às suas idades” e “estarem sujeitos a comportamentos dos pais que afetam gravemente o seu equilíbrio emocional”.

Além disso, acrescenta o MP, há o perigo de retenção e de consequente dificultação de acesso ao ensino superior, quando em causa estão “alunos de excelência, com um percurso académico irrepreensível”.

Diz que fica também em perigo a formação em matérias como direitos humanos, igualdade de género, saúde, sexualidade, segurança, defesa, paz e bem-estar animal, entre outras.

O MP considera que a atitude dos pais pode configurar “coerção emocional”, além de dar “exemplo de foras da lei, que decidem não cumprir, decidindo em causa própria como se juízes fossem”.

“Atuam como agentes de infrações”, acrescenta.

Alerta ainda que os alunos em questão podem ser vítimas de ‘bullying’ por parte da restante comunidade escolar que respeita as leis, “o que já vem acontecendo nas redes sociais”.

“Os pais parecem ignorar que a criança ou o jovem é um ser autónomo, com autonomia jurídica”, lê-se ainda nas alegações do MP.

Na altura, o advogado da família, João Pacheco de Amorim, disse que estas alegações são “absolutamente inusitadas” e que estão “em aberta e frontal contradição” com os relatórios dos técnicos da Segurança Social que acompanham o processo.

“É uma coisa perfeitamente bizarra, não tenho memória de, em 30 anos de exercício da profissão, ver uma promoção deste teor”, acrescentou o advogado, acusando o magistrado do MP de estar “ideologicamente confrontado na defesa do Governo”, face “à forma carregada e absolutamente infundada” como elaborou as suas alegações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Despiste em Pousada de Saramagos provoca ferimentos num homem

Publicado

em

Um acidente de viação, na freguesia de Pousada de Saramagos, provocou ferimentos num homem.

O despiste aconteceu na madrugada deste domingo, por volta das 02h30, na Avenida da Santa Justa.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram o ferido para a unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

Publicado

em

FOTOS: Câmara Municipal de Famalicão

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ, que se realiza em Lisboa no próximo mês de agosto, faz-se acompanhar pela peregrinação de dois símbolos, que no passado, em Roma, foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços.

Estes símbolos encontram-se em peregrinação por todas as dioceses do país e chegaram ao Arciprestado famalicense na quinta-feira, onde permanecem até este domingo, contando com várias atividades e celebrações nas diversas paróquias.

Este sábado, aconteceu um dos pontos altos das celebrações. Ao final da tarde a Praça – Mercado Municipal, recebeu os símbolos, que saíram dali, pelas mãos de vários jovens e párocos famalicenses, rumo ao quartel dos Bombeiros Famalicenses, com paragem no hospital, e até à Igreja Matriz Nova, onde ainda permanecem.

Este domingo, dia 5, a Eucaristia tem início às 11h15, seguida da celebração do envio, onde termina a passagem dos símbolos pelo Arciprestado de Famalicão, que seguirão depois para o Arciprestado de Barcelos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

Publicado

em

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13 da Liga BPI. Depois de dois desaires consecutivos, a equipa treinada por Marcos Ramos voltou, desta forma, às vitórias.

Maria Miller marcou o único golo da partida, aos 21 minutos da primeira parte.

O Famalicão soma 27 pontos e está na quinta posição. O campeonato nacional feminino vai ter, agora, uma paragem de um mês.

Mas segue em frente a Taça da Liga. Na quarta-feira, o Famalicão recebe o Braga para o segundo jogo das meias finais. A formação famalicense vai procurar eliminar a vantagem bracarense de 3-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: João Pedro Sousa quer Famalicão a jogar para ganhar no reduto do Braga

Publicado

em

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, mostrou hoje “confiança” e frisou a ambição de jogar para ganhar no terreno do Sporting de Braga, domingo, na 19.ª jornada da I Liga de futebol.

O Famalicão vem de uma vitória diante do Estoril Praia (1-0), a terceira nas últimas cinco rondas (mais um empate e uma derrota), enquanto os bracarenses foram goleados na quarta-feira pelo Sporting, em Alvalade, por 5-0.

João Pedro Sousa, contudo, não está à espera de um Sporting de Braga fragilizado e lembrou a resposta dos ‘arsenalistas’ à outra goleada, também com o Sporting e igualmente por 5-0, um mês e meio antes, para a Taça da Liga.

“No jogo seguinte, teve uma resposta brutal e venceu o primeiro classificado [Benfica, por 3-0], com uma exibição muito forte, é isso que estamos à espera. Vamos jogar com um candidato ao título, recheado de bons jogadores e com um plantel fortíssimo”, disse na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O técnico deixou ainda elogios ao seu homólogo bracarense.

“Conheço-o muito bem, o Artur Jorge é um treinador que lida muito bem com estas situações negativas, precisa de 24 ou 48 horas para inverter isso para uma resposta de grande ambição”, acrescentou.

João Pedro Sousa quer impedir que o Sporting de Braga imponha a sua forma de jogar e que não consiga condicionar a forma de atacar e defender da sua equipa.

“Queremos passar uma mensagem muito forte: entramos em todos os jogos para tentar ganhá-los, e queremos fazê-lo de uma forma mais vincada do que temos feito. Isso passa por impor a nossa forma de jogar, o que é difícil contra este tipo de equipas. Estamos confiantes, percebemos os nossos pontos fortes, que são bastantes”, disse.

O treinador destacou as melhorias na consistência defensiva da sua equipa e, apenas com uma derrota nos últimos oito jogos, nas diversas competições, considera que este “é o melhor momento da época” do Famalicão, mas não apenas pelos resultados.

“Não gosto de fazer análises ‘resultadistas’. [É o nosso melhor momento] Essencialmente pela forma como estamos a competir, porque estamos a levar para o jogo a forma como estamos a treinar e percebemos porque estamos a ganhar, isso é importante para nós”, disse.

O treinador não quer um Famalicão “à espera do que o jogo vai dar”, porque dessa foram estará “mais longe de discutir o resultado”.

“Queremos perceber o que podemos dar ao jogo, sermos fortes com a bola, agressivos sem ela, muito fortes nas bolas paradas e muito concentrados”, frisou.

O treinador desvalorizou a saída de Vitinha, considerando que o Sporting de Braga “está longe de ser só o Vitinha ou o Ricardo Horta”, porque “o coletivo está lá” e os outros reforços trouxeram mais “qualidade e soluções”.

Questionado sobre se espera um regresso ao habitual esquema tático do Braga, depois da alteração em Alvalade, o treinador disse que para o Famalicão isso é “completamente indiferente” porque as ideias do técnico bracarense continuam.

O defesa Enea Mihaj falou antes do técnico e disse acreditar que o Famalicão pode “trazer os três pontos” de Braga, apesar de esperar um jogo difícil, diante de uma “boa equipa que é terceira na tabela classificativa”.

“Vimos de uma vitória importante e estamos confiantes. Encaramos este jogo como todos: queremos ganhar e acredito que temos a possibilidade de trazer os três pontos”, disse.

O internacional albanês frisou que os jogadores sabem o que fazer durante o jogo e garantiu que a equipa famalicense está “preparada tática e mentalmente”.

O defesa central vincou a ambição do Famalicão em fazer uma segunda volta melhor que a primeira.

“Sim, já estamos nesse caminho, vamos jogo a jogo. Na primeira volta, foi um pouco difícil para nós, alguns jogadores vieram mais tarde, como eu, por exemplo, alguma dificuldade de comunicação entre nós. Na segunda volta, queremos fazer algo diferente”, disse.

O jogador que chegou esta temporada do PAOK, da Grécia, disse estar “muito contente por estar em Famalicão e em Portugal”.

“Todos me ajudaram a adaptar-me o mais rapidamente possível e estou a fazer uma boa época. Mas, o importante é o futuro e quero continuar a perseguir os objetivos da equipa e os meus pessoais”, garantiu.

Francisco Moura, emprestado pelos ‘arsenalistas’, não pode ser opção para o técnico, tal como os lesionados Théo Fonseca e Puma Rodríguez.

Famalicão, 11.º classificado, com 21 pontos, e Sporting de Braga, terceiro, com 40, defrontam-se a partir das 15:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por Ricardo Baixinho, da associação de Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Vigília pela Educação reuniu professores, auxiliares e pais

Publicado

em

De velas nas mãos dezenas de pessoas, entre professores, auxiliares e alguns pais, realizaram uma vigília pela Educação em Famalicão.

Um protesto silencioso que decorreu ao final do dia no largo da Fundação Cupertino de Miranda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Ribeirão divulga programa para o desfile de Carnaval 2023

Publicado

em

Realiza-se a 19 de fevereiro o 17º Grandioso Desfile de Carnaval da Vila de Ribeirão, que já divulgou o programa para este dia, que promete ser cheio de cor e animação.

O arranque do cortejo terá lugar em Aldeia Nova pelas 14:00, onde os participantes podem fazer a sua inscrição, junto da organização.

O cortejo termina junto à sede da Junta de Freguesia de Ribeirão, com uma pequena atuação perante o júri. Haverá várias categorias de prémios, com uma novidade, o Prémio Melhor Café/Comércio. Podem participar vários tipos de comércio e cafés, “por isso, reúne o teu grupo de amigos e vistam-se a rigor para a folia”, escreve a organização.

Consulte o regulamento na página do Facebook da Associação – www.facebook.com/graxaribeirao

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Arnoso Santa Eulália prepara desfile de Carnaval que irá passar pelas ruas da freguesia

Publicado

em

A freguesia de Arnoso Santa Eulália já prepara o Carnaval de 2023, que irá contar com um desfile.

Este terá início junto ao Café Extremo, percorrendo várias ruas da freguesia e terminando no salão polivalente da Associação Desportiva e Cultural de Arnoso, a entidade organizadora deste evento.

As celebrações terão lugar no próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 14:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Manifestação dos trabalhadores da Coindu cancelada. Empresa vai reunir-se com sindicato a 10 de fevereiro

Publicado

em

A Coindu, empresa dedicada à produção de componentes para automóveis, localizada em Joane, prepara-se para reunir, ao que tudo indica, no próximo dia 10 de fevereiro, com o representante do Sindicato das Indústrias e Afins (Sindeq), de modo a escutar os apelos dos trabalhadores, descontentes com alguns aspetos da política salarial da empresa, adotados recentemente.

Assim, a manifestação agendada para o dia 09 de fevereiro, ficará sem efeito, já que o pedido de dialogo entre o departamento de recursos humanos e o representante dos trabalhadores será atendido.

Em cima da mesa estarão questões relacionadas com o aumento dos salários, previsto no Acordo de Rendimentos e Competitividade, estipulado para o período entre 2023 e 2026, assim como o prémio de assiduidade e planeamento de férias e feriados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Motoristas da Transdev em greve na segunda-feira. São possíveis perturbações nas carreiras

Publicado

em

O STRUN – Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte, organiza, para esta segunda-feira, uma greve dos trabalhadores da Transdev, sendo assim esperadas possíveis perturbações nas carreiras habituais de Famalicão e Guimarães, apurou a Fama TV, junto dos responsáveis.

De acordo com o STRUN, estes não terão conseguido estabelecer qualquer diálogo com a empresa no sentido de “ultrapassar conflitos”, no que toca aos “horários das refeições, refeições em deslocado, local de trabalho, roubo do pequeno almoço, cláusula do sub. agente único, intervalos inferiores a uma hora, alargar a todos os motoristas do expresso a ajuda de custo definida por código A, cumprir os tempos de trabalho e aumentos salariais percentuais iguais ao salário mínimo, ou à inflação”.

Estes explicam que irão levar a cabo esta manifestação, caso a direção da empresa não escute as suas reivindicações até lá.

Numa nota divulgada sobre este protesto, o sindicato apela aos trabalhadores que se concentrem entre as 10:00 e 12:00 de segunda-feira, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães, “que como dona das CIM também tem responsabilidades”, sublinham.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros Voluntários Famalicenses recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude este sábado

Publicado

em

O quartel da corporação dos Bombeiros Voluntários Famalicenses recebe, este sábado, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, que consistem na Cruz Peregrina e no ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Os elementos da corporação irão fazer a recepção destes símbolos, em formatura, a partir das 21:30, convidando todos os interessados em assistir ao momento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Veja os golos! FC Famalicão perde por 4-1 frente ao SC Braga

O Futebol Clube de Famalicão (FC Famalicão) deslocou-se até ao Estádio Municipal de Braga, também conhecida como “Pedreira” para defrontar...

Paíshá 11 horas

Meteorologia. Vem aí mais frio e chuva

Se esta semana a meteorologia mostrou ‘tréguas’ com uma subida da temperatura máxima, o mesmo não acontecerá a partir de...

Barceloshá 13 horas

Barcelos: Motociclista perde a vida em acidente

Um motociclista de Barcelos perdeu a vida este sábado, vítima de uma colisão entre um carro . O homem seguia...

Economiahá 13 horas

Há 90 empresas interessadas na semana de quatro dias de trabalho em Portugal

Os números foram avançados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. O número de empresas que...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Despiste em Pousada de Saramagos provoca ferimentos num homem

Um acidente de viação, na freguesia de Pousada de Saramagos, provocou ferimentos num homem. O despiste aconteceu na madrugada deste...

Paíshá 14 horas

Pré-avisos de greve atingem em 2022 número mais elevado desde 2013

Os pré-avisos de greve comunicados ao Ministério do Trabalho em 2022 totalizaram 1.087, um aumento de 25% face a 2021,...

Paíshá 14 horas

CP em greve entre 08 e 17 de fevereiro. São esperadas “fortes perturbações” na circulação

Comboios de Portugal alerto para “fortes perturbações” na circulação, entre 08 e 17 de fevereiro, em todos os serviços, devido...

Regiãohá 16 horas

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A JMJ,...

Desportohá 17 horas

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES