Siga-nos nas redes

Famalicão

Homem de Famalicão matou amigo a tiro e confessou o crime 11 anos depois. Condenado a 8 anos e 10 meses de prisão

Publicado

em

O Tribunal Criminal de Guimarães condenou a oito anos e 10 meses de prisão o homem que, 11 anos após o crime, confessou às autoridades ter matado a tiro um amigo, no concelho de Famalicão, distrito de Braga.

Na leitura do acórdão, a juíza presidente disse que, em julgamento, não ficou provado que o tiro foi acidental – versão apresentada pelo arguido – nem que houve intenção de matar a vítima – segundo a acusação do Ministério Público -, mas antes que o homem “se conformou” com a possibilidade de matar o amigo, à data com 34 anos, quando experimentava uma arma.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O arguido confessou às autoridades, 11 anos depois, ter matado a vítima a tiro de caçadeira, num pinhal, em Landim, concelho de Famalicão, distrito de Braga, alegando ter consciência pesada e para que alma do seu amigo pudesse ter paz.

Os factos aconteceram em 2006/2007 e em 2018 o arguido confessou a sua autoria e indicou o local onde enterrou o corpo da vítima.

O homicídio ocorreu quando experimentavam uma caçadeira (alterada) num pinhal, depois de a vítima procurar o arguido para lhe comprar uma arma, e este disparou no momento em que o amigo se encontrava de costas, tendo sido atingido na cabeça.

Segundo a presidente do coletivo de juízes, o modo como o arguido atuou, sendo caçador, pelo conhecimento que tinha no manuseamento de armas de fogo, “dirigindo a arma contra a cabeça da vítima, que estava de costas, desprotegida, impõe uma ilicitude significativa”.

Contudo, a juíza presidente concluiu que não houve uma atuação dolosa ou com intenção de matar, mas antes o arguido “conformou-se” com o facto, com a possibilidade de poder atingir a vítima, ao apontar na sua direção.

O Tribunal Criminal de Guimarães lembrou que o arguido não tem antecedentes criminais, que está inserido familiar e socialmente, e que a sua confissão “foi absolutamente relevante” e teve “uma inegável importância” para a descoberta da verdade, passados 11 anos.

O homem foi ainda condenado a pagar 95 mil euros de indemnização à mãe da vítima, que se constituiu assistente no processo.

Após a leitura do acórdão, a juíza presidente dirigiu-se ao arguido e disse-lhe que, caso esta decisão se torne definitiva, após trânsito em julgado, o mesmo terá de fazer a sua parte da avaliação dos factos, acrescentando que metade já está feita, quando assumiu a sua autoria.

“A outra parte terá de ser feita agora. Não se pode atentar contra a vida de ninguém. Não temos esse direito”, salientou a presidente do coletivo de juízes.

O arguido encontra-se em liberdade e assim vai continuar, por decisão do Tribunal Criminal de Guimarães, que entendeu manter a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 20 minutos

Famalicão: “Inclusão” serve de tema para mais um Ciclo de Conferências em Educação

O Centro de Estudos Camilianos em Seide recebe, esta quarta-feira às 21:00, mais uma sessão do VI Ciclo de Conferências...

Regiãohá 44 minutos

Homem de 45 anos conduzia com excesso de álcool e armas proibidas na Trofa

Um homem de 45 anos foi detido, no dia 10 de abril por militares da GNR do Posto Territorial da...

Regiãohá 1 hora

PSP detém homem de 25 anos por venda de estupefacientes em Santo Tirso

Esta sexta-feira cerca das 14H45, nas imediações da rua Professor Dr. Padre Francisco Carvalho Correia, em Santo Tirso, foi detido...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Alunos da AE D. Maria II conquistam 1.º Prémio em congresso sobre Inteligência Artificial & Sustentabilidade

Um grupo de alunos do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II de Famalicão conquistaram o 1.o...

Desportohá 2 horas

Amorim pronto para testar motivação famalicense. FC Famalicão X Sporting ainda mais decisivo após adiamento

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, admitiu que é importante vencer para retirar esperança aos adversários na luta pelo título...

Paíshá 14 horas

Autoridade Marítima Nacional realizou mais de 240 salvamentos este fim de semana

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) fez um total de 249 salvamentos nas praias sob sua jurisdição entre sexta-feira e domingo,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Céus limpos e “máximas” de 26.º graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de de sol e céus limpos, assim indicam as previsões do Instituto Portugûes...

Desportohá 17 horas

Tribunal confirma castigo por assédio ao ex-treinador da equipa feminina do FC Famalicão

O Tribunal Central Administrativo (TCA) Sul confirmou o castigo por assédio sexual imposto ao treinador de futebol Miguel Afonso, após...

Desportohá 17 horas

Famalicão: Futebolista dos sub-19 do GD Joane distinguido com “cartão-branco” após momento de desportivismo exemplar

João Peixoto, futebolista do escalão sub-19 do Grupo Desportivo de Joane foi protagonista, este domingo, de um momento de desportivismo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Freguesia de Vermoim realiza tradicional “Jogo da Vaca” este sábado

A Comissão de Festas em Honra de São da Poça, da freguesia de Vermoim, realiza este sábado jogo “Onde C@g@...

Arquivo

Mais Vistos