Famalicão
Um Natal vegetariano: É possível? Quanto custa?

As opções de refeições vegetarianas chegam a custar mais do dobro das receitas tradicionais, segundo um estudo da Deco Proteste, que defende que as diferenças de preço afastam os consumidores.
A Deco Proteste comprou mais de 50 produtos vegetarianos que podem habitualmente substituir queijo fatiado, carne picada, hambúrgueres, almôndegas, douradinhos e salsichas e, na comparação que fez, concluiu que a diferença de preço “é substancial e afasta o conceito de substituição na hora de os consumidores fazerem contas aos gastos em alimentação”.
Segundo o estudo, que usou produtos de 20 marcas diferentes, à exceção da Iglo Green Cuisine, que nalguns produtos (nuggets e fingers de proteína vegetal) “consegue aproximar-se do custo dos produtos tradicionais ou apresentar até valores mais baixos”, a média dos restantes produtos vegetarianos apresenta um aumento de custo entre 11 a 104%.
A Deco Proteste dá o exemplo do queijo flamengo e do seu substituto vegetariano, com base de gordura de coco, que, por quilo, custa 21,90 euros – mais 16 euros do que o tradicional.
“Os hambúrgueres e os panados vegetarianos exigem um esforço orçamental igualmente considerável – mais 10 euros do que o formato conservador. Na carne picada e nas almôndegas a diferença ronda os nove euros, enquanto as salsichas enlatadas de soja e de carne distam seis”, sublinha a organização.
Os fabricantes justificam a diferença de preço com “elevados custos de produção” e com o “mercado pequeno, que não permite ganhos em escala”, refere a Deco Proteste, acrescentando que o investimento em investigação e desenvolvimento é outro dos argumentos mencionados pelas marcas.
Segundo os dados disponíveis, “o número de vegetarianos quadruplicou nos últimos 10 anos” e “cerca de duas em três pessoas estão a transitar para uma alimentação sem carne”, refere a organização, sublinhando que esta é “uma tendência em franca expansão nos Estados Unidos da América e no Reino Unido” e que 10% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos se assumem como flexiterianos ou semivegetarianos.

Famalicão
Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das 15:00.
Esta irá percorrer algumas ruas desde o centro da vila até à Capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico, onde será celebrado o sermão alusivo à época da Quaresma.
Famalicão
Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca e salvamento de pessoas e animais, perante os alunos das turmas do ensino pré-escolar e 1.º ano do Agrupamento de Escolas D. Maria II, que assinalam assim o mês da Proteção Civil.
Assim, a equipa cinotécnica desta corporação chegou acompanhada pelos seus amigos de quatro patas Luna, a Moli e a Nani, que fizeram as delícias das crianças presentes, sensibilizando as mesmas para a ajuda preciosa dispendida por estes animais em situações de resgate e salvamento.
Estes proporcionam uma intervenção rápida e eficaz em situações de resgate e salvamento de pessoas desaparecidas, tanto em ambientes de catástrofe como simples emergências.
Famalicão
Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”
O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das Tascas”, um evento que promete convívio, animação e desporto em duas rodas, pelas ruas da freguesia.
A concentração está marcada para as 14:00, na sede da associação e as inscrições são limitadas, com o custo de “10 rodas”.
As inscrições poderão ser efetuadas através do seguinte link: https://forms.gle/g4ZcXt5HeAEEgPhw7

-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Ribeirão disputa 1.º jogo da fase de subida frente ao Sandinenses
-
Famalicãohá 7 dias
Deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira questiona Governo sobre requalificação da EN 206
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Temperaturas chegam aos 22.º graus esta segunda-feira
-
Mundohá 3 dias
Espanha sofre com “mega incêndio” há 5 dias meros dias após a chegada da primavera (vídeo)