Economia
Pedro Siza Vieira visitou instalações da Coindu em Joane

Esta sexta-feira, 10 de dezembro, ficou marcada pela visita do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, às instalações da fábrica de estofos para automóveis Coindu, localizada na vila de Joane.
Durante a visita, Pedro Siza Vieira teve oportunidade de observar toda a linha de produção destinada às principais marcas de automóveis comercializadas em Portugal e elogiou a liderança na inovação da empresa famalicense. “A aposta na inovação e na automação que tem feito esta empresa ganhar competitividade e esse tem de ser o caminho para a economia portuguesa no seu conjunto. Temos de apostar mais na qualificação dos recursos humanos, na digitalização, na automação de processos, na inovação e isso é que nos vai trazer competitividade e mais valor acrescentado para as nossas exportações”, afirmou em declarações ao Correio do Minho.
Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!
Pedro Siza Vieira, afirmou que a economia portuguesa está “mais competitiva e a exportar mais” do que antes da pandemia, vincando ainda a redução do défice comercial.
O responsável lembrou que, este ano, as exportações portuguesas cresceram quase 18% a 2020 e 4,3% relativamente a 2019, reiterando que não se deve olhar apenas para um mês mas para o conjunto do ano.
Siza Vieira reagia, assim, às estatísticas do comércio internacional, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo as quais as exportações e as importações portuguesas cresceram 3% e 17,5%, respetivamente, em outubro, face ao mesmo mês do ano passado.
No mês em análise, o défice da balança comercial de bens aumentou 971 milhões de euros, face ao mesmo mês de 2020, atingindo 1.985 milhões de euros.
Excluindo combustíveis e lubrificantes, o défice da balança comercial atingiu 1.242 milhões de euros (um aumento de 525 milhões de euros face a 2020 e de 45 milhões de euros em relação a 2019), apontou o INE.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Já abriram as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem
-
Regiãohá 1 semana
Homem e mulher responsáveis por onda de assaltos no Minho condenados a 9 e 7 anos de prisão
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Festas de Nossa Senhora do Fastio continuam em Arnoso Santa Eulália
-
Famalicãohá 3 dias
PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro