Siga-nos nas redes

Famalicão

Luz da Paz de Belém chega esta terça-feira a Famalicão

Publicado

em

A Luz que viaja desde Belém está a chegar a Famalicão. Após Portugal receber esta pequena chama, a nível nacional, em Setúbal, a região de Braga terá a sua cerimónia de Partilha da Luz da Paz de Belém esta terça-feira, dia 14 de dezembro, pelas 21h30, na Igreja Paroquial de Vale S. Cosme, em Famalicão.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Publicado

em

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché de 20 centímetros, num total de seis metros e meio de altura.

O momento de inauguração desta árvore feita com um material diferente contou ainda com crianças da comunidade escolar a cantar, a chegada do pai Natal, entre outras dinâmicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Publicado

em

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da Curva do Conde, na Estrada Nacional 310, na freguesia de Delães em Famalicão.

As forças de socorro e segurança destacadas para o local totalizam 12 operacionais e quatro veículos de apoio.

O alerta foi registado às 18:03.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Publicado

em

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais, a grande vencedora da edição 2022/2023 do Programar em Rede, iniciativa promovida pelo Município de Famalicão que disponibiliza uma verba até ao máximo de 10 mil euros para financiar um projeto cultural que seja apresentado em rede por várias entidades do concelho.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

Publicado

em

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado com um conjunto de atividades a desenvolver na unidade hospitalar.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

Publicado

em

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de Natal, na Praça – Mercado Municipal.

Até 18 de dezembro, são vários os dias reservados a esta iniciativa, sendo que, as diferentes freguesias do concelho estão agrupadas por dias.

A primeira Mostra Comunitária de Natal ocorreu na passada quinta-feira, 1 de dezembro, e contemplou Famalicão, Calendário, Antas, Abade Vermoim, Brufe e Gavião.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Publicado

em

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional da ACIP dirigida a pessoas com deficiência.

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado ao dia 3 de dezembro, a Famatv foi assistir à primeira aula do curso de cozinheiro da ACIP, em Brufe. Entre formandos e formadores motivados, o objetivo é comum – promover a autonomia dos alunos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão ganha 91 novas camas para universitários totalizando mais de 2,9 milhões de investimento -PRR

Publicado

em

Famalicão vai passar a dispor de alojamento para mais 91 alunos universitários, resultado de um investimento de superior a 2,9 milhões de euros atribuído à autarquia, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência.

No total, a região Norte vai contar com mais 4.440 novas camas e 2.012 reabilitadas em residências universitárias, fruto de candidaturas em 17 municípios ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representam um financiamento superior a 164,4 milhões de euros.

De acordo com a lista de projetos financiados pelos PRR, disponível no ‘site’ do Programa Nacional para o Alojamento do Ensino Superior, foram aprovadas 41 candidaturas ao PRR em 17 municípios da região Norte que integram valências de Ensino Superior, entre politécnicos e universidades.

As candidaturas representam, em conjunto, um financiamento superior a 164,4 milhões de euros, que vai permitir criar mais 6.452 camas, 4.440 das quais serão camas novas e 2.012 reabilitadas.

O concelho do Porto reúne o maior número de candidaturas (sete da Universidade do Porto, duas do Instituto Politécnico do Porto e uma do município), bem como o maior financiamento, que se estima em 33,2 milhões de euros para a criação de mais 1.510 camas.

No distrito do Porto vão ser ainda criadas camas em residências universitárias nos municípios de Vila do Conde, Felgueiras, Penafiel e Póvoa do Varzim.

Em Vila do Conde, o PRR vai financiar com mais de 5,6 milhões de euros a criação de 174 novas camas pelo Instituto Politécnico do Porto, instituição que também viu aprovada uma candidatura para criar mais 40 novas camas em Felgueiras, fruto de um financiamento de 1,3 milhões de euros do PRR.

Já em Penafiel e na Póvoa do Varzim, duas candidaturas submetidas pelos respetivos municípios de um milhão de euros e 359 mil euros, respetivamente, vão criar 32 e 11 novas camas.

Ao Porto, segue-se o município de Aveiro, onde foram aprovadas seis candidaturas (cinco da Universidade de Aveiro e uma da MoviJovem), que representam um financiamento superior a 19,8 milhões de euros e vão permitir criar 1.016 camas, 424 das quais novas e 592 reabilitadas.

No distrito de Aveiro foram também aprovadas duas candidaturas, uma da Cruz Vermelha Portuguesa e outra da Universidade de Aveiro, para a criação de 92 novas camas no concelho de Oliveira de Azeméis, fruto de um financiamento superior a três milhões de euros.

No concelho de Braga, um projeto submetido pelo município vai permitir a construção de 786 novas camas, resultante de um financiamento superior a 25,6 milhões de euros.

Por sua vez, no distrito de Braga foram ainda aprovadas candidaturas para a criação de novas camas em Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Guimarães.

Guimarães vai contar com mais 327 camas, resultado da aprovação de um projeto do município e outro da Universidade do Minho, que totalizam mais de 10,6 milhões de euros.

Em Famalicão, o PRR vai permitir a criação de mais 91 novas camas com a atribuição de um financiamento superior a 2,9 milhões de euros à autarquia, e em Barcelos, a criação de 238 novas camas com a atribuição de um financiamento superior a 7,7 milhões de euros a dois projetos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e a um da Santa Casa da Misericórdia.

No concelho de Viana do Castelo, as duas candidaturas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão permitir criar mais 530 camas (400 das quais novas e 130 reabilitadas) fruto de um financiamento superior a 14,3 milhões de euros.

No distrito de Viana do Castelo vão ser ainda criadas 21 novas camas pelo município de Melgaço, resultado de um financiamento de 685 mil euros, e 56 novas camas pelo município de Valença, que viu aprovado um projeto que ascende a 1,8 milhões de euros.

Já em Vila Real foram aprovadas cinco candidaturas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que, em conjunto, equivalem a mais de 24,3 milhões de euros e 1.146 camas, 567 das quais novas e 579 reabilitadas.

Por sua vez, o concelho de Bragança contará com mais 200 camas no decorrer da aprovação e financiamento em 6,5 milhões de euros do projeto submetido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

O distrito de Bragança contará também com 182 novas camas, em resultado de um projeto submetido pelo Instituto Politécnico de Bragança e cujo financiamento ascende a mais de 5,9 milhões de euros.

De acordo com a lista de projetos financiados pelos PRR, disponível no ‘site’ do Programa Nacional para o Alojamento do Ensino Superior e analisada hoje pela Lusa, foram aprovadas 41 candidaturas ao PRR em 17 municípios da região Norte que integram valências de Ensino Superior, entre politécnicos e universidades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão Lés a Lés: Especial “Natal n’Aldeia” em Pedome

Publicado

em

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, (Gracafe), vai promover na freguesia de Pedome mais uma edição do “Natal n’Aldeia”, entre 7 de dezembro e 8 de janeiro, com dias repletos de atividade. Este é o mote para a converso com o presidente da Gracafe, Filipe Abreu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Alunos do Mundos de Vida garantem entrega de geradores em escola e hospital da Ucrânia (VÍDEO)

Publicado

em

As crianças do Colégio Mundos de Vida da freguesia de Lousado, em Famalicão são as embaixadoras do projeto “ACENDE UMA LUZ – Geradores da Esperança para a Ucrânia”, que consiste na angariação de fundos para o envio de geradores de eletricidade para este país, que está aser destruído por uma guerra.

Com os sistemas de eletricidade públicos inoperacionais devido às bombas, estas são pessoas que “não vão ter Natal, nem Ano Novo, mas vão sobreviver porque a sua esperança não foi destruída”, dizem os responsáveis da escola.

Os alunos das turmas do 5º e do 6º anos, em nome de toda a comunidade escolar, participaram numa videoconferência com a Diretora da Escola de Brovary, em Kiev, que conta com 480 alunos.

Aqui, ficaram a par das dificuldades vividas por estes alunos estrangeiros, que sofrem com o frio e falhas de luz, que impactam de forma negativa o seu estudo.

Chegam mesmo a ter de ficar abrigados numa cave, sempre que é emitido um alerta de bombardeamento.

Mais concretamente, os alunos da creche, jardim de infância, escola e ATL irão garantir a entrega de dois geradores trifásicos a gasóleo de 7,5 Kw, um na Escola de Brovary e o outro para o Hospital do Instituto de Neurocirurgia, ambos de Kiev.

“Os dois geradores vão ser levados na sexta-feira (dia 09 de dezembro), através de uma empresa portuguesa de transportes internacionais, diretamente do nosso Colégio até à porta da Escola e do Hospital em Kiev, onde chegarão dentro de duas semanas, ainda antes do começo do inverno”, dizem os responsáveis.

Os responsáveis da escola ucraniana “agradecem muito” este ato de altruísmo e garantem que “no fim da guerra, gostaria de receber os alunos do Colégio Mundos de Vida, em Kiev, que são os primeiros amigos dos alunos da escola de Brovary no estrangeiro”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Margarida Malvar dedica homenagem a todas as mulheres que não puderam ter voz

Publicado

em

Margarida Malvar dedicou a homenagem que Famalicão lhe prestou esta quinta-feira, 1 de dezembro, a todas as mulheres que não puderam ter voz.

A decana das advogadas famalicenses, de 78 anos, foi homenageada numa iniciativa da Associação Casa da Memória Viva, que reuniu na Casa das Artes famalicenses de todos os quadrantes políticos, socias e cívicos.

Um gesto que a homenageada estendeu a todas as mulheres.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 14 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 15 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 15 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão ganha 91 novas camas para universitários totalizando mais de 2,9 milhões de investimento -PRR

Famalicão vai passar a dispor de alojamento para mais 91 alunos universitários, resultado de um investimento de superior a 2,9...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão Lés a Lés: Especial “Natal n’Aldeia” em Pedome

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, (Gracafe), vai promover na freguesia de Pedome mais uma edição do “Natal n’Aldeia”,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES