Siga-nos nas redes
Publicidade

Famalicão

Come passas à meia noite? As tradições que se repetem

Publicado

em

Faltam poucas horas para a mudança de ano, que fica marcada pelas tradições que, em Portugal, são levadas muito a sério. Embora estas variem consoante as zonas do país, recolhemos as doze principais tradições que não são deixadas de parte quando o relógio bate as doze badaladas.

– Comer 12 passas e pedir desejos. É a tradição de ano novo mais popular, apesar do sabor das passas estar longe de colher consensos. Quem as come durante as 12 badaladas vai pedindo desejos para os 365 dias seguintes, nos quais se costuma incluir os habituais paz, saúde, amor, trabalho, família e felicidade.

– Vestir roupa interior azul. Todos os anos depois do Natal há uma corrida às lojas de roupa interior para comprar cuecas azuis. Esta cor, que se crê dar sorte a todo o ano que entra, associa-se também à harmonia e é a preferida da maioria dos ocidentais.

– Estrear uma peça de roupa. É fácil cumprir esta tradição de ano novo. Se o requisito é vestir roupa nova, cumpre-se com as cuecas coloridas, mas há quem leve tudo mais a sério, estreando duas ou mais peças. Para começar o ano com segurança monetária não se deve vestir roupas descosidas, rasgadas, apertadas ou sem botões.

– Brindar com espumante ou champanhe. Doze passas na mão, copo de espumante ou champanhe na outra. Acredita-se que brindar com champanhe traz vitalidade e saúde, e que para reforçar as boas energias se deve guardar a rolha da garrafa e só deitá-la fora no ano seguinte.

– Subir a uma cadeira com o pé direito. Subir para uma cadeira ou um ponto alto também dá sorte. Segundo a tradição, deve subir-se com o pé direito, que é habitualmente associado à sorte, e com uma nota na mão, para garantir prosperidade durante o novo ano.

– Passar o ano com dinheiro na mão, no bolso ou nos pés. Seguindo a crença oriental de que a energia entra pelo corpo através dos pés, muitos são os que não dispensam passar a meia-noite com uma nota no sapato, no bolso ou na mão. Aliás, há quem faça a primeira compra do ano com essa nota.

– Fazer barulho com loiça ou panelas. Ao toque das doze badaladas, basta estar em casa ou na rua para ouvir panelas a bater, tambores, apitos e buzinas. Quem faz barulho no ano novo, uma tradição que se revela mais forte no sul do país e que remonta a antigos rituais pagãos, acredita estar a afugentar os maus espíritos do ano anterior.

– Abrir todas as portas e acender todas as luzes. Fazer a passagem de ano em casa, além de ser menos dispendioso, permite ainda cumprir outras superstições sem as quais, crê-se, a sorte do novo ano pode ficar comprometida. É o caso de atirar dinheiro para dentro de casa, contar as doze badaladas com o pé direito no chão, acender todas as luzes e abrir todas as portas, sair do local e voltar a entrar.

– Tomar o primeiro banho de mar do ano. O que é que leva dezenas de pessoas a ir à praia e entrar na água gelada na manhã de 1 de janeiro, em vez de ficarem na cama? Só a crença de que a experiência enrijece os ossos, dá saúde e purifica o espírito. (Este ano não cumpra esta tradição por causa do mau tempo).

– Cantar as Janeiras. A tradição das Janeiras, que representam peditórios cantados na noite de Natal, de Ano Novo e de Reis, foi herdada de cultos pagãos. Eram símbolo de bom augúrio quer para quem as pedia, quer para quem as doava. A tradição, espalhada por muitos países europeus, vê-se em Portugal com grupos de homens e mulheres a cantar na rua ou às portas das casas, desejando às pessoas um feliz ano novo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão

Publicado

em

O atual presidente do Futebol Clube Famalicão, Jorge Silva, não se voltará a candidatar, nas próximas eleições do clube, a 16 de junho, informou, esta segunda-feira, o próprio durante uma entrevista ao canal do clube.

Para esta decisão, o presidente alega motivos pessoais, nomeadamente o desgaste familiar.

Depois de oito anos na liderança deste projeto, Jorge Silva diz abandonar o cargo deixando para trás uma herança diferente da que encontrou, salientando os frutos da criação da Academia FC Famalicão, que considera ser “o segredo, a essência e a base de tudo o que está a
acontecer hoje, no clube“, chgando mesmo a afirmar que a formação do clube se encontra, neste momento, num “patamar de excelência”, que possibilita a disputa de competições, “de igual para igual”, frente aos melhores clubes, situação que não se verificava anteriormente, de acordo com o mesmo.

Nesta fase de despedida, Jorge Silva lembra o sucesso recente da equipa de futebol feminino, que apenas 4 anos após a sua fundação, já conquistou uma Taça de Portugal.

Jorge Silva, em mensagem aos famalicenses, pede que “observem o FC Famalicão com orgulho
e que percebam que todos são necessários neste projeto.” O presidente finaliza a mensagem a
pedir que “amem e valorizem com orgulho a instituição – FC Famalicão”.

Em março deste ano, Jorge Silva já havia indicado a possibilidade de não se recandidatar, possibilidade que deixou “no ar”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Falha no abastecimento de água em Ribeirão devido a rutura em conduta

Publicado

em

Devido à rotura de uma conduta do abastecimento de água, na Avenida Rio Veirão, na freguesia de Ribeirão, é esperado o corte do abastecimento, nas próximas desta segunda-feira, anunciou a Câmara Municipal.

De acordo com os mesmos, os serviços operacionais municipais terão que proceder a uma reparação urgente.

Esta falha é temporária e deverá afetar, principalmente, as zonas envolventes, tais como as piscinas e a zona escolar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Termómetros atingem 30.º graus esta terça-feira

Publicado

em

As previsões meteorológicas apontam para uma terça-feira com 56% de probabilidade de chuva e termómetros a chegar aos 30.º graus, para o concelho de Famalicão.

De acordo com as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas mínimas poderão descer até aos 15.º graus.

Este cenário deverá manter-se ao longo da semana, apesar de uma diminuição gradual das temperaturas máximas, até ao final da semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 24 minutos

Jorge Silva não vai voltar a candidatar-se à presidência do FC Famalicão

O atual presidente do Futebol Clube Famalicão, Jorge Silva, não se voltará a candidatar, nas próximas eleições do clube, a...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Falha no abastecimento de água em Ribeirão devido a rutura em conduta

Devido à rotura de uma conduta do abastecimento de água, na Avenida Rio Veirão, na freguesia de Ribeirão, é esperado...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Termómetros atingem 30.º graus esta terça-feira

As previsões meteorológicas apontam para uma terça-feira com 56% de probabilidade de chuva e termómetros a chegar aos 30.º graus,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Veículo pesado tombou na via pública em Pousada de Saramagos

Um veículo pesado acabou tombado, na via pública, na sequência de um despiste, nas imediações das instalações da Associação Recreativa...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Casa do Artista Amador convida Engenheiro António Abreu para abordar “A banca e a sustentabilidade esta quarta-feira

A Casa do Artista Amador de Famalicão convida para mais um “Café Filosófico”, esta quarta-feira, com a presença do Presidente...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mário Passos acompanha preparação da Proteção Civil para o verão e lembra que a prevenção está “nas mãos de todos”

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, “a nossa Proteção Civil tem...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do CHMA realizou 1.ª Reunião Científica

Sob o tema: “Perspetivar o Futuro da Enfermagem de Reabilitação”, teve lugar a Primeira Reunião Científica organizada pelo Núcleo de...

Desportohá 6 horas

Defesa do FC Famalicão Enea Mihaj convocado para a Seleção Nacional da Albânia

O defesa central do Futebol Clube de Famalicão Enea Mihaj, prepara-se para disputar dois jogos, pela seleção principal da Albânia,...

Famalicãohá 7 horas

Leonel Rocha e ex-presidente da Junta de Ribeirão em campanha por uma maioria absoluta em Ribeirão

O ex-presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, Adelino Oliveira, acredita numa vitória “robusta”, do atual candidato do PSD Leonel...

Desportohá 7 horas

Famalicão: Equipa de hóquei Sub 17 do FAC venceu ED Viana por 10-0

Os sub-17 de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube, enfrentaram este sábado, o OC Barcelos numa partida disputada fora...

Arquivo

Mais Vistos