Mundo
Jovens que não dormem o suficiente consomem mais dois quilos de açúcar ao longo do ano letivo.

Um recente estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, vem revelar que os adolescentes que dormem horas insuficientes todas as noites apresentam uma maior probabilidade de fazer más escolhas alimentares ao longo do dia, podendo isso resultar num maior ganho de peso e doenças associadas ao excesso de peso.
De acordo com o estudo, publicado na revista Sleep, os adolescentes que não dormem horas suficientes comem mais alimentos que fazem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, como hidratos de carbono simples, alimentos processados e bebidas açucaradas. A vontade por consumir este tipo de alimentos acontece ao final do dia, pelas 21:00.
Para o estudo, os cientistas analisaram o impacto de horas de sono, tendo dividido 93 adolescentes em dois grupos: um em que apenas dormiram seis horas e meia por noite (tempo insuficiente tendo em conta a faixa etária) e outro em que dormiram nove horas e meia por noite (tempo adequado) ao longo de uma semana. O aporte calórico diário ingerido, o tipo de macronutrientes e o indíce glicémico dos alimentos consumidos foram também analisados.
Depois de cruzarem os dados obtidos e de fazerem estimativas para as consequências a longo prazo, os cientistas detetaram que dormir horas insuficientes leva a um consumo de mais 12 gramas de açúcar por dia. Ao longo do ano letivo, esta relação entre sono e alimentação pode resultar em mais de dois quilos de açúcar.
Os cientistas concluíram ainda que os jovens que não dormem o suficiente tendem a comer menos frutas e vegetais ao longo do dia, acabando por ter uma alimentação pouco equilibrada.

Mundo
Sobe o número de vítimas mortais em Marrocos. Autoridades confirmam mais de 2 mil mortos

Em Marrocos, as autoridades locais, fizeram uma atualização do número de vítimas mortais. Já estão confirmadas 2.012 mortes e 2.059 feridos, incluindo 1.404 feridos graves, de acordo com um relatório atualizado do Ministério do Interior às 22h00 deste sábado.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo de 6,8 na escala de Richter ocorreu às 23h11 de sexta-feira. O epicentro foi a 71 km de Marraquexe, na região do Alto Atlas – uma subcordilheira que faz parte do Atlas marroquino. Pensa-se que muitas vítimas estarão em aldeias remotas desta região.
O terramoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilómetros, e foi sentido em Portugal com alguma intensidade, em localidades como Faro, Loulé, Portimão, Cascais, Lisboa e Torres Vedras.
Mundo
Atriz brasileira Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos
Na manhã desta segunda-feira, faleceu aos 83 anos a atriz Aracy Balabanian, considerada uma das grandes personalidades da dramaturgia brasileira. Em outubro do ano passado, foi diagnosticada com cancro no pulmão, resultando no seu internamento na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
Um dos seus últimos trabalhos televisivos foi no especial de fim de ano da Globo “Juntos a Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019, onde interpretou a personagem Dona Rosa.
Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy encantou-se pelo mundo das artes ainda na infância, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, estreou-se na televisão em 1965.
Ao longo da sua carreira, participou em várias novelas, incluindo O Primeiro Amor, Rainha da Sucata, Elas por Elas, Ti Ti Ti, Coração Alado, Locomotivas, Que Rei Sou Eu, A Próxima Vítima, Saramandaia, Da Cor do Pecado, Cheias de Charme, Passione, Geração Brasil, entre outras.
Além disso, também ganhou destaque no humorístico Sai de Baixo, onde interpretava a personagem Cassandra.
Entre os famosos que lamentaram a perda está o ator e diretor Miguel Falabella, grande parceiro de trabalho e amigo de longa data de Aracy. Numa publicação emocionada nas redes sociais, Falabella apontou o foco à atriz: “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu (…) Te amo para sempre. Até um dia!”, declarou.
Mundo
Faleceu ícone da música pop Sinead O’Connor aos 56 anos

A cantora irlandesa Sinead O’Connor, conhecida mundialmente pelo sucesso “Nothing Compares 2 U”, criado em em 1990, faleceu aos 56 anos, segundo o Irish Times e a emissora nacional RTE.
O’Connor surgiu na cena musical com sua versão da música mencionada, originalmente escrita por Prince, e pelo mítico videoclip gravado de forma intimista, diretamente para a câmara, que já foi visto quase 400 milhões de vezes no YouTube.
Conhecida não apenas por sua música, mas também pelas suas opiniões sobre religião, sexo, feminismo e guerra.
A notícia foi relatada por Padraic Halpin, Graham Fahy e Suban Abdulla, com edição de Kylie MacLellan e Rosalba O’Brien.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Aviso amarelo devido chuva e vento forte até ás 18 horas
-
Famalicãohá 7 dias
Centros de saúde de Famalicão em greve esta quarta e quinta-feira
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão recebe exposição ferroviária itinerante dentro de contentor de mercadorias
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Casa da Memória realiza ‘workshop’ “Dicas e Estratégias Para o Dia a Dia do Cuidador da Pessoa com Demência”