Siga-nos nas redes

Mundo

Jovens que não dormem o suficiente consomem mais dois quilos de açúcar ao longo do ano letivo.

Publicado

em

Um recente estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, vem revelar que os adolescentes que dormem horas insuficientes todas as noites apresentam uma maior probabilidade de fazer más escolhas alimentares ao longo do dia, podendo isso resultar num maior ganho de peso e doenças associadas ao excesso de peso.

De acordo com o estudo, publicado na revista Sleep, os adolescentes que não dormem horas suficientes comem mais alimentos que fazem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, como hidratos de carbono simples, alimentos processados e bebidas açucaradas. A vontade por consumir este tipo de alimentos acontece ao final do dia, pelas 21:00.

Para o estudo, os cientistas analisaram o impacto de horas de sono, tendo dividido 93 adolescentes em dois grupos: um em que apenas dormiram seis horas e meia por noite (tempo insuficiente tendo em conta a faixa etária) e outro em que dormiram nove horas e meia por noite (tempo adequado) ao longo de uma semana. O aporte calórico diário ingerido, o tipo de macronutrientes e o indíce glicémico dos alimentos consumidos foram também analisados.

Depois de cruzarem os dados obtidos e de fazerem estimativas para as consequências a longo prazo, os cientistas detetaram que dormir horas insuficientes leva a um consumo de mais 12 gramas de açúcar por dia. Ao longo do ano letivo, esta relação entre sono e alimentação pode resultar em mais de dois quilos de açúcar.

Os cientistas concluíram ainda que os jovens que não dormem o suficiente tendem a comer menos frutas e vegetais ao longo do dia, acabando por ter uma alimentação pouco equilibrada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Mundo

Investigadores italianos descobrem vacina contra o cancro. Testes provam eficácia

Publicado

em

Um grupo de investigação italiano encontrou uma vacina anticancerígena capaz de desencadear respostas imunitárias em tumores e que pode aumentar a eficácia dos medicamentos de imunoterapia.

A descoberta foi feita por investigadores de regulamentação imunitária Armenise-Harvard no Instituto Italiano de Medicina Genómica (IIGM).

A vacina utiliza um vírus, infiltrando-se como um “cavalo de Tróia”, disseram.
Esta obriga o sistema imunitário a reconhecer as células cancerígenas.

A equipa de investigação está baseada na IRCCS Oncology Foundation of Piedmont em Candiolo, nos arredores de Turim.

A descoberta foi ilustrada num artigo publicado na revista Science Translational Medicine.
Foi realizada em colaboração com a empresa sueca/italiana de biotecnologia Nouscom.

A vacina provou ser eficaz, em associação com um medicamento de imunoterapia, em 12 pacientes com um subtipo de cancro do cólon na fase metastásica.

“Considero que a eficácia destas vacinas foi decididamente provada e que os dados obtidos nos primeiros ensaios clínicos são muito promissores”, disse Luigia Pace, chefe do laboratório de Armenise-Harvard.
“Existe agora uma possibilidade concreta de criar novas vacinas que serão eficazes contra muitos outros tipos de cancro”, explicou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Crise: Presidente da Ryanair diz que acabou o tempo do voos a 10 euros

Publicado

em

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, avisou hoje que o tempo dos voos a 10 euros acabou, devido à subida dos preços da energia, que se acelerou com a guerra na Ucrânia.

“Acho que não haverá voos a 10 euros, porque os preços do petróleo estão muito mais altos, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. […] Acho que não vamos ver esses preços nos próximos anos”, disse o responsável da companhia aérea irlandesa, em entrevista à BBC Radio 4.

As transportadoras aéreas de baixo custo, como a Ryanair ou a sua concorrente britânica Easyjet, revolucionaram a aviação nos últimos vinte anos, reduzindo os preços e levando a um crescimento das viagens curtas.

Segundo Michael O’Leary, as tarifas médias dos bilhetes na Ryanair deverão aumentar cerca de 10 euros, para 50 euros por trajeto, nos próximos cinco anos.

O responsável disse, no entanto, acreditar que a procura por viagens aéreas vai continuar e que, mesmo com as restrições orçamentais dos consumidores, as transportadoras de baixo custo vão “sair-se bem”.

Na mesma entrevista, O’Leary protestou ainda contra o ‘Brexit’, que reduziu o acesso de trabalhadores europeus ao Reino Unido, onde anteriormente mantinham centenas de milhares de empregos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Faleceu estrela da televisão brasileira Jô Soares aos 84 anos

Publicado

em

O humorista, escritor e apresentador brasileiro, Jô Soares, faleceu aos 84 anos, em São Paulo,na madrugada desta sexta-feira.

De acordo com a sua ex-mulher “Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor”.

Jô Soares estava em internamento hospitalar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Espanhol foi “engolido” pelo fogo e conseguiu escapar com as roupas a arder (VÍDEO)

Publicado

em

Um homem espanhol que tentava proteger a sua localidade de um incêndio teve um “encontro” com a morte esta segunda-feira, quando o fogo “engoliu” a sua escavadora, forçando-o a correr para salvar a sua vida enquanto apagava as chamas nas suas roupas.

Angel Martin Arjona tinha estado a cavar uma trincheira num campo para impedir a aproximação do incêndio à cidade de Tabara, no noroeste de Espanha, quando um mar de chamas o “engoliu”.

As imagens da Reuters mostraram-no a conduzir rapidamente antes de dar uma curva perto de uma vedação. Segundos depois a sua máquina desapareceu de vista, rodeada de chamas altas e fumo.

Arjona saiu a correr das chamas, tropeçou e caiu, depois continuou a correr, com as suas calças ainda a arder.

Arjona, o proprietário de um armazém de construção, foi levado para o hospital de helicóptero com queimaduras graves após a sua dramática fuga, disse o seu amigo, o mecânico Juan Lozano, à Reuters.

“Podia ter queimado tudo, absolutamente tudo”. Não o fez porque há bons profissionais e pessoas que têm “tomates” para nos proteger”, disse Lozano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos

Publicado

em

O Presidente de Angola, João Lourenço, decretou esta sexta-feira cinco dias de luto nacional, a começar no sábado, pela morte do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, que morreu hoje em Barcelona aos 79 anos.

“É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares”, pode ler-se num decreto presidencial hoje assinado pelo chefe de Estado.

Segundo o decreto, o luto nacional começa às 00h00 de sábado, 9 de julho, e tem a duração de cinco dias, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Migrante de 17 anos nadou com bebé de 4 meses às costas para o salvar após naufrágio (VÍDEO)

Publicado

em

Um migrante de 17 anos de idade conseguiu salvar a vida de um bebé de quatro meses durante um naufrágio ao largo da costa da Líbia. O momento dramático foi registado pelo fotojornalista Michael Bunel, que acompanhou a equipa dos Médicos Sem Fronteiras a bordo do navio Geo Barents.

Foi um salvamento agonizante, que ocorreu a 27 de Junho. Pelo menos 22 pessoas desapareceram no mar e uma mulher morreu depois de ter sido salva. A equipa dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) conseguiu resgatar 71 sobreviventes.

O barco para onde iam estes migrantes naufragou a cerca de 100 quilómetros da costa da Líbia. “Foi um naufrágio catastrófico porque o navio se partiu no meio. Havia pessoas por toda a parte na água”, disse Bunel aos meios de comunicação social franceses Brut.

A certa altura, viram dois homens e uma mulher agarrados a uma tábua de madeira na água. “Não reparámos logo no bebé. Mas ouvimos um dos homens gritar: ‘Está ali um rapaz! Há uma criança!””.

Assim, o jovem togolês conseguiu salvar a vida do bebé de quatro meses, colocando-o de costas antes de nadar até ao barco dos socorristas.

Eles trouxeram imediatamente o recém-nascido a bordo. “O bebé não estava a respirar. Foi-lhe imediatamente dada uma massagem cardíaca para o reanimar. Foi uma grande tensão. Depois de algum um tempo o bebé voltou à vida e começou a chorar”, disse Bunel, ainda comovido com a cena.

Tal como o fotojornalista disse ao site InfoMigrants, eles também conseguiram salvar a mãe do bebé. Ambos estão a ir bem e foram evacuados para um hospital em Malta.

Sobre o jovem togolês, Bunel disse que ele foi um verdadeiro “herói”. “Ele foi um dos poucos que soube nadar. salvou dezenas de pessoas ajudando-as a agarrarem-se aos restos da canoa”, comentou.

Este rapaz, cuja identidade foi retida, disse que perdeu seis amigos com os quais viajou e ajudou a resgatar várias pessoas da água. “Embora não tenha conseguido salvar nenhum dos meus seis amigos, salvei muitas crianças, mas infelizmente, uma já tinha morrido”, disse.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Nadadora artística salva pela treinadora depois de desmaiar na piscina durante campeonato mundial

Publicado

em

Anita Alvarez esteve no centro de um episódio dramático no campeonato mundial de natação em Budapeste, na quarta-feira, quando a nadadora artística teve de ser resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora depois de perder a consciência na água.

A americana Alvarez tinha completado a sua final livre a solo no Campeonato Mundial de Aquática quando desmaiou e afundou no fundo da piscina. Andrea Fuentes, a sua treinadora, rapidamente percebeu que algo estava mal e mergulhou completamente vestida para puxar Alvarez para a superfície.

Alvarez, competindo no seu terceiro campeonato mundial, não estava a respirar quando a treinadora a arrastou para o lado da piscina. A nadadora foi levada de lá para o centro médico da piscina, e a Team USA emitiu mais tarde uma declaração dizendo que ela estava a ir bem. Fuentes disse que, apesar do incidente, Alvarez ainda esperava competir no evento da equipa de sexta-feira.

“Foi um grande susto”, disse a treinadora. “Fiquei assustada porque vi que ela não estava a respirar, mas agora ela está muito bem. Ela só tinha água nos pulmões, uma vez que começou a respirar de novom tudo ficou bem”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Milhares iniciaram hoje a primeira semana de 4 dias de trabalho no Reino Unido. Espanha e Escócia são as seguintes

Publicado

em

Mais de 3.300 trabalhadores em 70 empresas do Reino Unido, desde pequenas empresas locais, a grandes empresas financeiras, começaram hoje a trabalhar numa semana de quatro dias, sem perda de salário, no maior teste mundial deste novo padrão de trabalho.

O teste piloto está irá decorrer durante seis meses e está a ser organizado pela 4 Day Week Global em parceria com o “thinktank” Autonomy, a “4 Day Week Campaign”, e investigadores da Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford e Boston College.

O ensaio baseia-se no modelo “100:80:100”, onde 100% do salário é recebido durante 80% do tempo, em troca de um compromisso de manter 100% de produtividade.

A empresa Platten’s Fish and Chips na costa norte de Norfolk está a participar, juntamente com a empresa de software Sheffield Rivelin Robotics, os especialistas em impostos sobre a herança Stellar Asset Management, com sede em Londres, e o Charity Bank em Tonbridge, em Kent.

Joe O’Connor, chefe executivo do grupo sem fins lucrativos “4 Day Week Global”, disse que o Reino Unido estava no auge da onda de quatro dias semanais: “À medida que emergimos da pandemia, cada vez mais empresas reconhecem que a nova fronteira para a concorrência é a qualidade de vida, e que o trabalho com horário reduzido e focalizado na produção é o veículo para lhes dar uma vantagem competitiva”.

Algumas das outras empresas envolvidas fornecem educação, consultoria no local de trabalho, habitação, cuidados com a pele, serviços de recrutamento na construção civil, alimentação e bebidas, e marketing digital.

Os investigadores trabalharão com cada organização participante para medir o impacto na produtividade da empresa e no bem-estar dos seus trabalhadores, bem como o impacto no ambiente e na igualdade de género.

Os ensaios de quatro dias semanais, apoiados pelo governo, também deverão começar no final deste ano em Espanha e na Escócia.

Juliet Schor, professora de sociologia no Boston College e investigadora principal do projecto-piloto, descreveu-o como um “ensaio histórico”. “Vamos analisar a forma como os funcionários respondem a ter um dia extra de folga, em termos de stress e esgotamento, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia, viagens e muitos outros aspectos da vida”, disse ela.

“A semana de quatro dias é geralmente considerada como uma política de dividendos triplos – ajudando os empregados, as empresas, e o clima”. Os nossos esforços de investigação irão descobrir tudo isto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Papa Francisco continua à espera do “momento certo” para visitar Ucrânia

Publicado

em

“Gostava de ir à Ucrânia, mas tenho de esperar pelo momento certo”, disse o Papa a um menino refugiado que o questionou durante uma reunião no pátio de San Damaso, mencionado pela imprensa local.

Para o sumo pontífice, neste momento, a situação na Ucrânia não é segura, mas será avaliada na próxima semana, visto que irá reunir-se com os representantes do Governo ucraniano para discutir, entre outras coisas, a possibilidade de viajar para o país em guerra.

Tanto o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como o presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, convidaram o papa a visitar a Ucrânia. O Papa já disse, em várias ocasiões, que está disposto a fazer a viagem como forma de ajudar a trazer a paz e terminar com a guerra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Guerra: Zelensky diz que 200 mil crianças foram levadas à força para a Rússia

Publicado

em

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse quarta-feira que 200 mil crianças estão entre os ucranianos que foram levados à força para a Rússia e dispersos pelo país.

Estas são crianças de orfanatos, crianças levadas com os seus pais e as separadas das suas famílias.

“O objectivo desta política criminosa não é apenas roubar pessoas, mas fazer com que aqueles que são deportados esqueçam a Ucrânia e não possam regressar”, disse Zelenskyy no seu discurso em vídeo à nação na quarta-feira, que foi o Dia Internacional da Criança.

Zelenskyy disse que a Ucrânia puniria os responsáveis mas primeiro mostraria à Rússia no campo de batalha que a Ucrânia não pode ser conquistada, que este povo não se renderá e que os nossos filhos não se tornarão propriedade dos ocupantes.

Zelenskyy disse que 243 crianças foram mortas até agora na guerra, 446 foram feridas e 139 estão desaparecidas, acrescentando que poderia ser mais uma vez que o seu governo não tem uma imagem completa da situação nas áreas ocupadas pelas tropas russas.

Descreveu então as mortes de 11 crianças, chamando-as pelos seus primeiros nomes e dizendo como foram mortas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Encontro de Concertinas realiza-se este domingo em Sezures

Realiza-se este domingo, 14 de agosto, pelas 15 horas, no Recinto de S. Vicente em Sezures, o I Encontro de...

Póvoa de Varzimhá 13 horas

Festa da Sardinha começa esta sexta-feira junto ao Casino da Póvoa de Varzim

Regressa, esta sexta-feira, após dois anos de pandemia, a Festa da Sardinha da Póvoa de Varzim, um evento onde são...

Paíshá 14 horas

Vários bombeiros feridos após capotamento na Serra da Estrela. Um continua em estado grave

Dois dos cinco bombeiros feridos no capotamento de um veículo que combatia o incêndio que começou sábado no município da...

Paíshá 15 horas

Paróquia acusa José Malhoa de usar indevidamente igreja para filmar videoclipe da música “Ela queria 3” (VÍDEO)

O cantor português José Malhoa está a ser acusado da profanação de um espaço religioso, nomeadamente pela Paróquia de Cortegaça,...

Regiãohá 15 horas

Golfinho encontrado morto na praia em Vila do Conde. Estava coberto de sangue

Um golfinho foi encontrado, já sem vida, esta sexta-feira na praia, em Vila do Conde. O corpo do animal terá...

Paíshá 17 horas

Empresa que transportou adeptos do Hajduk Split diz que nunca teve conhecimento das intenções destes

A empresa responsável pelo transporte dos adeptos que na noite de terça-feira provocaram desacatos em Guimarães garantiu hoje, em comunicado,...

Paíshá 17 horas

Precisa mesmo de esperar 3 horas antes de entrar no mar após uma refeição? Conheça os concelhos da DGS

No Twitter, a conta oficial do Serviço Nacional de Saúde divulgou uma recomendação da Direcção-Geral da Saúde para prevenir o...

Paíshá 17 horas

Portugal entre os países que menos gastaram na proteção contra incêndios

Os dados do Eurostat revelam que em 2020, Portugal gastou cerca de 0,3% da despesa pública na protecção contra incêndios....

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: PCP questiona Governo sobre despedimento de subcontratados da Continental de Lousado

O núcleo do PCP de Famalicão questiona o Governo sobre o despedimento de 12 trabalhadores da Schnellecke Logistics, subcontratados pela...

Economiahá 18 horas

Salários em Portugal desceram 4,6% devido à inflação

A remuneração média mensal bruta por trabalhador, que exclui outras componentes salariais e subsídios de férias e de Natal, aumentou...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES