Siga-nos nas redes

Mundo

Papa Francisco evoca morte de Rayan e agradece exemplo de solidariedade do povo marroquino

Publicado

em

O Papa evocou este domingo, no Vaticano, a morte de Rayan, criança marroquina retirada sem vida de um poço, no sábado, após vários dias de operações de resgate.

“Em Marrocos, todo um povo se uniu para salvar Rayan. Todo o povo esteve ali, a trabalhar, para salvar uma criança. Deram tudo. Infelizmente, não conseguiram”, disse, após a recitação da oração do ângelus.

Francisco mostrou-se impressionado com as imagens da população, à espera da criança, durante as tentativas de salvamento. Milhares de pessoas viajaram até ao local, em sinal de solidariedade.

“Obrigado a este povo, por esse testemunho”, referiu, desde a janela do apartamento pontifício.

Uma ambulância e um helicóptero estavam no local para transportar o menino, mas segundo informações recolhidas pela Casa Real, Rayan terá saído do poço já sem vida.

O menino caiu acidentalmente, na última terça-feira, num poço seco, de 32 metros de profundidade, com um diâmetro inferior a 45 centímetros.

Francisco destacou este exemplo de mobilização coletiva, em contraponto às “notícias feias, incidentes” que dominam a imprensa.

O Papa, visivelmente emocionado, contou outra história, “que não vai sair nos jornais”, sobre John, migrante ganês, de 25 anos, que trabalhava na localidade italiana de Monferrato.

Após ter sido diagnosticado com um cancro terminal, o jovem “quis voltar a casa” para abraçar o pai, antes de morrer.

Sabendo desse desejo, a comunidade local mobilizou-se para uma recolha de donativos, que permitiu concretizar a viagem e permitir que John morresse na sua terra natal, como era sua vontade.

“Hoje, no meio de tantas notícias feias, há muitas coisas bonitas, há santos na porta ao lado. Obrigado por estes dois testemunhos, que nos fazem bem”, afirmou Francisco.

Esta passagem da intervenção papal foi saudada pela multidão presente na Praça de São Pedro com uma salva de palmas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Mundo

Espanha sofre com “mega incêndio” há 5 dias meros dias após a chegada da primavera (vídeo)

Publicado

em

Meros dias após a chegada da primavera, a Espanha já se encontra a braços com o primeiro grande incêndio florestal de 2023, que foi declarado na quinta-feira, no interior da província de Castellón, tendo já arrasado mais de 4.000 hectares com um perímetro de 40 quilómetros. Desde sábado, o fogo alastrou-se para Teruel, onde destruiu uma pequena aldeia, embora os evacuados nesta província regressem às suas casas este domingo. Para os evacuados das localidades castelhanas, será necessário esperar. O presidente do Governo, Pedro Sánchez, já visitou a área afetada esta segunda-feira.

De acordo com as primeiras investigações da Guarda Civil, as faíscas de uma máquina de corte que trabalhava em tarefas de limpeza em Villanueva de Viver terão sido as responsáveis pelo incêndio.

De acordo com a página dedicada à meteorologia, Meteo Trás os Montes – Portugal, esta situação é auxiliada pela subida das temperaturas, diminuição da humidade relativa do ar e os ventos fortes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Apesar de lesionada, Mamona conquista o bronze

Publicado

em

Foto: Tolga Bozoglu/EPA

A portuguesa Patrícia Mamona conquistou a medalha de bronze na final do triplo salto do Europeu de pista coberta, que decorre em Istambul, Turquia.

O melhor salto da atleta do Sporting foi o primeiro, com 14.16 metros.

A portuguesa Patrícia Mamona diz que fez a final lesionada e, por isso, está feliz com a medalha de bronze. “Tenho de estar feliz porque lesionei-me ontem na qualificação no adutor. Agradeço à equipa médica e agora espero que não seja nada de grave e não se tenha agravado”, disse, em declarações à RTP.

A internacional lusa lembra que estes já são os seus sextos europeus e que já tinha sido primeira e segunda, faltando-lhe o bronze conseguido este sábado. O próximo objetivo serão os Mundiais de Budapeste em agosto.

Esta é a terceira medalha para Portugal, na Turquia, depois das medalhas de ouro de Pedro Pablo Pichardo e Auriol Dongmo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Semana de quatro dias de trabalho reduz o stresse e mantém a produtividade, diz estudo

Publicado

em

Segundo um relatório publicado esta terça-feira por investigadores da Universidade de Cambridge, trabalhar quatro dias por semana reduz o stresse e mantém os níveis de produtividade.

O relatório sustenta que durante os seis meses em que estas organizações reduziram o horário de trabalho dos seus colaboradores em 20%, sem redução salarial, as baixas por doença diminuirão 65% e as saídas de trabalhadores para outras empresas em 57%.

A investigação aponta também que 79% dos funcionários indicaram que o seu “burnout” (exaustão) foi reduzido e 39% disseram que os seus níveis de stresse diminuíram.

As empresas que participaram no programa, promovido pelo grupo de pressão “4 Day”s a Week Campaign” (“Campanha pelos quatro dias da semana”, em português), registaram nesse período um aumento médio de 1,4% do seu faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, aponta também o relatório, liderado pelo sociólogo de Cambridge, Brendan Burchell.

Em Portugal, das 90 empresas que manifestaram interesse em aderir à semana de quatro dias de trabalho, cerca de 30 formalizaram a decisão de integrar o projeto-piloto, revelou em 15 de fevereiro o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

“O nosso objetivo era ter um número não inferior a 30 e esse número já o temos, muito provavelmente iremos até ultrapassar essa fasquia”, acrescentou Miguel Fontes, sublinhando que “ainda estão muitas empresas a ponderar” a decisão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 33 minutos

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Regiãohá 3 horas

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma...

Famalicãohá 3 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”

O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Universidade Lusíada debateu papel da engenharia na inovação industrial

“Os Desafios da Engenharia no Desenvolvimento Regional” foi o tema da 21ª edição das Jornadas de Engenharia da Universidade Lusíada...

Desportohá 4 horas

Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Freguesia de Pedome promove limpeza das margens do rio Ave a 15 de abril

A Junta de Freguesia de Pedome promove, no dia 15 de abril (sábado), uma campanha de sensibilização para a limpeza...

Desportohá 7 horas

Famalicense Pedro Almeida participa no Rallye Casinos do Algarve este fim de semana

O Campeonato de Ralis de Portugal tem, esta sexta-feira e sábado, a segunda etapa do calendário com o regresso do...

Famalicãohá 7 horas

Roteiro Associativo com For3ver Special

O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por...

Arquivo

Mais Vistos