Mundo
Menina de 9 anos é a primeira vítima mortal identificada após ataques russos na Ucrânia

Uma menina de 9 anos morreu, no passado sábado, na sequência de um ataque levado a cabo por soldados russos que dispararam contra um carro, na Ucrânia, onde seguia uma família.
Os seus pais também não sobreviveram aos mesmo ataque.
Polina, uma menina da 4ª classe de Kiev, estava com sua família e dois irmãos quando o seu carro foi atacado por um grupo russo de sabotagem e reconhecimento.
A menina, no seu último ano da escola primária, estava entre as pelo menos 14 crianças mortas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira.
O vice-prefeito da cidade, Volodymyr Bondarenko disse, num post no Facebook, que o irmão de Polina está a receber tratamento no hospital infantil Okhmatdyt e sua irmã está em terapia intensiva, numa unidade hospitalar diferente.
“O nome dela era Polina. Ela estudou na 4ª classe da escola em Kiev. Esta manhã, em Teligi, ela e seus pais foram baleados pela DRG russa”, disse ele.

Mundo
Sobe o número de vítimas mortais em Marrocos. Autoridades confirmam mais de 2 mil mortos

Em Marrocos, as autoridades locais, fizeram uma atualização do número de vítimas mortais. Já estão confirmadas 2.012 mortes e 2.059 feridos, incluindo 1.404 feridos graves, de acordo com um relatório atualizado do Ministério do Interior às 22h00 deste sábado.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo de 6,8 na escala de Richter ocorreu às 23h11 de sexta-feira. O epicentro foi a 71 km de Marraquexe, na região do Alto Atlas – uma subcordilheira que faz parte do Atlas marroquino. Pensa-se que muitas vítimas estarão em aldeias remotas desta região.
O terramoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilómetros, e foi sentido em Portugal com alguma intensidade, em localidades como Faro, Loulé, Portimão, Cascais, Lisboa e Torres Vedras.
Mundo
Atriz brasileira Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos
Na manhã desta segunda-feira, faleceu aos 83 anos a atriz Aracy Balabanian, considerada uma das grandes personalidades da dramaturgia brasileira. Em outubro do ano passado, foi diagnosticada com cancro no pulmão, resultando no seu internamento na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
Um dos seus últimos trabalhos televisivos foi no especial de fim de ano da Globo “Juntos a Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019, onde interpretou a personagem Dona Rosa.
Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy encantou-se pelo mundo das artes ainda na infância, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, estreou-se na televisão em 1965.
Ao longo da sua carreira, participou em várias novelas, incluindo O Primeiro Amor, Rainha da Sucata, Elas por Elas, Ti Ti Ti, Coração Alado, Locomotivas, Que Rei Sou Eu, A Próxima Vítima, Saramandaia, Da Cor do Pecado, Cheias de Charme, Passione, Geração Brasil, entre outras.
Além disso, também ganhou destaque no humorístico Sai de Baixo, onde interpretava a personagem Cassandra.
Entre os famosos que lamentaram a perda está o ator e diretor Miguel Falabella, grande parceiro de trabalho e amigo de longa data de Aracy. Numa publicação emocionada nas redes sociais, Falabella apontou o foco à atriz: “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu (…) Te amo para sempre. Até um dia!”, declarou.
Mundo
Faleceu ícone da música pop Sinead O’Connor aos 56 anos

A cantora irlandesa Sinead O’Connor, conhecida mundialmente pelo sucesso “Nothing Compares 2 U”, criado em em 1990, faleceu aos 56 anos, segundo o Irish Times e a emissora nacional RTE.
O’Connor surgiu na cena musical com sua versão da música mencionada, originalmente escrita por Prince, e pelo mítico videoclip gravado de forma intimista, diretamente para a câmara, que já foi visto quase 400 milhões de vezes no YouTube.
Conhecida não apenas por sua música, mas também pelas suas opiniões sobre religião, sexo, feminismo e guerra.
A notícia foi relatada por Padraic Halpin, Graham Fahy e Suban Abdulla, com edição de Kylie MacLellan e Rosalba O’Brien.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Praça-Mercado dedica noite ao fado esta quinta-feira
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicense Jorge Paulo Oliveira eleito vice presidente da bancada do parlamentar do PSD
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Riba de Ave realiza Mostra Comunitária este fim de semana
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Vermoim oferece material escolar, ajudas de transporte e mais neste regresso às aulas