Siga-nos nas redes

Mundo

Presidente Ucraniano alerta sobre as ameaças nucleares da Rússia

Publicado

em

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou hoje que o aumento da ameaça nuclear russa no quadro da guerra na Ucrânia põe em perigo a segurança global, dirigindo-se aos deputados do Parlamento da Austrália. 

“Durante dezenas de anos não houve ameaça de um ataque nuclear como a que temos agora, porque os propagandistas russos discutem abertamente a possibilidade do uso de armas nucleares contra aqueles que não querem submeter-se às ordens (da Rússia)”, disse Zelensky num discurso transmitido em direto e com tradução simultânea perante os parlamentares australianos.

“O país que usa a chantagem nuclear deveria ser alvo de sanções, o que poderia demonstrar que essa chantagem é destrutiva para o próprio chantagista”, assinalou Zelensky.

Na transmissão por videoconferência, o chefe de Estado da Ucrânia pediu ajuda à Austrália no sentido de intensificar as sanções contra Moscovo, e pediu igualmente equipamento militar, nomeadamente veículos.

“Vocês têm bons veículos blindados, Bushmasters (de fabrico australiano) que podiam ajudar a Ucrânia de forma substancial, e outro equipamento”, pediu o chefe de Estado da Ucrânia.

Anteriormente, o primeiro-ministro do governo de Camberra, Scott Morrison, anunciou que a Austrália vai doar mais 25 milhões de dólares australianos (16,7 milhões de euros) para ajuda militar à Ucrânia. 

O montante anunciado hoje junta-se aos 156 milhões de dólares australianos (111 milhões de euros) que Camberra já enviou para Kiev, além do material militar (letal e defensivo). 

A Austrália impôs uma série de sanções contra a Rússia e a Bielorrússia, país aliado de Moscovo, em condenação contra a invasão da Ucrânia.  

Zelensky, no mesmo discurso, recordou ainda o derrube do avião comercial MH17 pelas forças pró-russas em território ucraniano, em julho de 2014, em que morreram 298 pessoas, na maioria de nacionalidade holandesa e australiana.

“Se tivéssemos castigado a Rússia pelo que fez… não teria havido invasão”, disse o chefe de Estado ao Parlamento da Austrália.

Zelensky mantém os contactos que está a estabelecer com os parlamentos dos Estados Unidos, Reino Unido, países da União Europeia, entre outros. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Nadadora artística salva pela treinadora depois de desmaiar na piscina durante campeonato mundial

Publicado

em

Por

Anita Alvarez esteve no centro de um episódio dramático no campeonato mundial de natação em Budapeste, na quarta-feira, quando a nadadora artística teve de ser resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora depois de perder a consciência na água.

A americana Alvarez tinha completado a sua final livre a solo no Campeonato Mundial de Aquática quando desmaiou e afundou no fundo da piscina. Andrea Fuentes, a sua treinadora, rapidamente percebeu que algo estava mal e mergulhou completamente vestida para puxar Alvarez para a superfície.

Alvarez, competindo no seu terceiro campeonato mundial, não estava a respirar quando a treinadora a arrastou para o lado da piscina. A nadadora foi levada de lá para o centro médico da piscina, e a Team USA emitiu mais tarde uma declaração dizendo que ela estava a ir bem. Fuentes disse que, apesar do incidente, Alvarez ainda esperava competir no evento da equipa de sexta-feira.

“Foi um grande susto”, disse a treinadora. “Fiquei assustada porque vi que ela não estava a respirar, mas agora ela está muito bem. Ela só tinha água nos pulmões, uma vez que começou a respirar de novom tudo ficou bem”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Milhares iniciaram hoje a primeira semana de 4 dias de trabalho no Reino Unido. Espanha e Escócia são as seguintes

Publicado

em

Por

Mais de 3.300 trabalhadores em 70 empresas do Reino Unido, desde pequenas empresas locais, a grandes empresas financeiras, começaram hoje a trabalhar numa semana de quatro dias, sem perda de salário, no maior teste mundial deste novo padrão de trabalho.

O teste piloto está irá decorrer durante seis meses e está a ser organizado pela 4 Day Week Global em parceria com o “thinktank” Autonomy, a “4 Day Week Campaign”, e investigadores da Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford e Boston College.

O ensaio baseia-se no modelo “100:80:100”, onde 100% do salário é recebido durante 80% do tempo, em troca de um compromisso de manter 100% de produtividade.

A empresa Platten’s Fish and Chips na costa norte de Norfolk está a participar, juntamente com a empresa de software Sheffield Rivelin Robotics, os especialistas em impostos sobre a herança Stellar Asset Management, com sede em Londres, e o Charity Bank em Tonbridge, em Kent.

Joe O’Connor, chefe executivo do grupo sem fins lucrativos “4 Day Week Global”, disse que o Reino Unido estava no auge da onda de quatro dias semanais: “À medida que emergimos da pandemia, cada vez mais empresas reconhecem que a nova fronteira para a concorrência é a qualidade de vida, e que o trabalho com horário reduzido e focalizado na produção é o veículo para lhes dar uma vantagem competitiva”.

Algumas das outras empresas envolvidas fornecem educação, consultoria no local de trabalho, habitação, cuidados com a pele, serviços de recrutamento na construção civil, alimentação e bebidas, e marketing digital.

Os investigadores trabalharão com cada organização participante para medir o impacto na produtividade da empresa e no bem-estar dos seus trabalhadores, bem como o impacto no ambiente e na igualdade de género.

Os ensaios de quatro dias semanais, apoiados pelo governo, também deverão começar no final deste ano em Espanha e na Escócia.

Juliet Schor, professora de sociologia no Boston College e investigadora principal do projecto-piloto, descreveu-o como um “ensaio histórico”. “Vamos analisar a forma como os funcionários respondem a ter um dia extra de folga, em termos de stress e esgotamento, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia, viagens e muitos outros aspectos da vida”, disse ela.

“A semana de quatro dias é geralmente considerada como uma política de dividendos triplos – ajudando os empregados, as empresas, e o clima”. Os nossos esforços de investigação irão descobrir tudo isto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Papa Francisco continua à espera do “momento certo” para visitar Ucrânia

Publicado

em

Por

“Gostava de ir à Ucrânia, mas tenho de esperar pelo momento certo”, disse o Papa a um menino refugiado que o questionou durante uma reunião no pátio de San Damaso, mencionado pela imprensa local.

Para o sumo pontífice, neste momento, a situação na Ucrânia não é segura, mas será avaliada na próxima semana, visto que irá reunir-se com os representantes do Governo ucraniano para discutir, entre outras coisas, a possibilidade de viajar para o país em guerra.

Tanto o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como o presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, convidaram o papa a visitar a Ucrânia. O Papa já disse, em várias ocasiões, que está disposto a fazer a viagem como forma de ajudar a trazer a paz e terminar com a guerra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Guerra: Zelensky diz que 200 mil crianças foram levadas à força para a Rússia

Publicado

em

Por

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse quarta-feira que 200 mil crianças estão entre os ucranianos que foram levados à força para a Rússia e dispersos pelo país.

Estas são crianças de orfanatos, crianças levadas com os seus pais e as separadas das suas famílias.

“O objectivo desta política criminosa não é apenas roubar pessoas, mas fazer com que aqueles que são deportados esqueçam a Ucrânia e não possam regressar”, disse Zelenskyy no seu discurso em vídeo à nação na quarta-feira, que foi o Dia Internacional da Criança.

Zelenskyy disse que a Ucrânia puniria os responsáveis mas primeiro mostraria à Rússia no campo de batalha que a Ucrânia não pode ser conquistada, que este povo não se renderá e que os nossos filhos não se tornarão propriedade dos ocupantes.

Zelenskyy disse que 243 crianças foram mortas até agora na guerra, 446 foram feridas e 139 estão desaparecidas, acrescentando que poderia ser mais uma vez que o seu governo não tem uma imagem completa da situação nas áreas ocupadas pelas tropas russas.

Descreveu então as mortes de 11 crianças, chamando-as pelos seus primeiros nomes e dizendo como foram mortas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Troféu ganho pela Ucrânia leiloado por 838 mil euros. Dinheiro irá comprar 3 drones de guerra

Publicado

em

Por

A Kalush Orchestra, a banda ucraniana que ganhou o Concurso Eurovisão da Canção deste ano, vendeu o seu troféu por 838 mil euros, verba que reverteu para apoiar a guerra na Ucrânia.

O microfone de cristal foi leiloado no Facebook, com o objectivo de comprar drones para os militares ucranianos.

A venda coincidiu com a aparição da banda num concerto de caridade nas Portas de Brandenburgo, em Berlim.

O seu objectivo era angariar dinheiro para cuidados médicos e suprimentos.

Falando no concerto, o membro da banda Oleh Psiuk apelou para que as pessoas não se habituassem à guerra, que deixou pelo menos 4.031 civis mortos e 4.735 feridos, segundo a ONU, juntamente com um número desconhecido de combatentes.

Forçou também mais de 14 milhões de pessoas a fugir das suas casas desde que a Rússia invadiu a 24 de Fevereiro, com cidades e vilas reduzidas a escombros.

“Penso que deveria estar sempre nas primeiras páginas, até que a paz venha”, disse Psiuk, cuja vitória na Eurovisão tinha sido fortemente anunciada na corrida para o concurso. A sua canção, Stefania, foi originalmente escrita em homenagem à mãe de Psiuk, mas letras emotivas como “Sempre caminharei até vós por estradas quebradas” .
O apresentador de televisão ucraniano Serhiy Prytula anunciou que o dinheiro angariado com a venda do troféu seria utilizado para comprar três drones PD-2 de fabrico ucraniano, relata a agência noticiosa Reuters.

Os drones são fortemente utilizados pelas forças ucranianas e russas, tanto como armas como aviões de reconhecimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Morreu a lenda da TV brasileira Milton Gonçalves

Publicado

em

Por

O ator brasileiro Milton Gonçalves, figura incontornável da televisão brasileira, morreu esta segunda-feira aos 88 anos, avançou a família.

O ator morreu, na cidade do Rio de Janeiro, devido a complicações derivadas de um acidente vascular cerebral, que sofreu há dois anos.

Milton Gonçalves estreou-se na TV Globo em 1965.

O ator participou em mais de 40 novelas brasileiras, sendo a mais conhecida do público português a Escrava Isaura (1976).

O Tempo Não Para (2018) foi a última telenovela que contou com a sua participação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Mãe do jovem atirador do Texas pede para não julgarem o filho

Publicado

em

Por

Adriana Reyes, mãe do jovem que realizou o massacre numa escola primária em Uvalde, no Texas, Estados Unidos, pediu para não julgarem o filho.

Segundo avança o jornal Correio da Manhã, Adriana pediu desculpa pela ação do filho, Salvador Ramos, que acabou por matar duas professoras e 19 crianças na passada terça-feira. Segundo a mulher, o jovem não era violento e não tinha muitos amigos.

“Só quero que as crianças inocentes que morreram me perdoem. Perdoem-me, perdoem o meu filho. Eu sei que ele teve os seus motivos”, afirmou Adriana Reyes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Menina de 11 anos sujou-se com sangue dos amigos para se fingir de morta e escapar a ataque em escola do Texas

Publicado

em

Por

A família de uma rapariga de 11 anos que sobreviveu ao massacre na Escola Primária Robb em Uvalde, Texas, na terça-feira, diz que a aluna da 4ª classe se fez de morta depois do atirador ter entrado na sua sala de aula.

A tia e a madrinha de Miah Cerrillo disseram que a aluna da 4ª classe está a lutar para lidar com a situação e contar-lhes o que testemunhou durante o tiroteio.

“Por volta da meia-noite a minha cunhada telefonou-me e ela estava apenas a chorar, eu acho que acabou de tomar consciência da situação. Penso que ela chegou à realidade agora”, disse Blanca Rivera.

Rivera disse que a professora de Miah, Irma Garcia, foi uma das duas professoras mortas. Os seus amigos e colegas de turma também foram alvo.

Rivera disse que foi aí que Miah entrou em modo de sobrevivência.

“Miah pegou em algum sangue e colocou-o sobre si própria para poder fingir que estava morta”, disse Rivera. “É demasiado para mim pensar nessa cena vezes sem conta, mas foi isso que a minha cunhada disse é que ela viu a menina cheia de sangue e que ela apanhou o sangue e colocou-o sobre si própria”.

Miah ficou ferida mas foi levada para o hospital e teve alta.

“O meu irmão disse que ela tinha fragmentos de bala nas suas costas”, disse Rivera.

Rivera, uma mãe de três filhos, disse que a família está a reunir-se em torno de Amias para a ajudar a recuperar física, emocional e espiritualmente.

“Neste momento, só temos de rezar e pedir a Deus que nos ajude a avançar nesta situação, sei que é traumatizante como é”, disse Rivera.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Farmacêutica Roche já desenvolveu teste para detetar varíola dos macacos

Publicado

em

Por

A Roche disse, esta quarta-feira, que a empresa desenvolveu três kits de teste para detectar o vírus da varíola macaco, uma vez que a doença se propaga em regiões fora de África, onde o vírus não é normalmente encontrado.

Houve mais de 200 casos suspeitos ou confirmados na Europa e América do Norte de varíola macaco, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

A empresa suíça disse que um dos três kits de “Vírus Modular LightMix” detecta ortopoxvírus, o agrupamento biológico que inclui vírus associados à varíola macaco, bem como varíola e varíola bovina.

O segundo teste detecta apenas vírus da varíola de macaco, especificamente as estirpes da África Ocidental e da África Central. O terceiro é para investigadores e detecta tanto o ortopoxvírus como o vírus da varíola do macaco.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Homem volta abraçar as filhas após 24 anos depois de transplante duplo de braços e ombros

Publicado

em

Por

“Não foi um bom momento”, diz Felix Gretarsson ao recordar o dia em que perdeu ambos os braços e partiu as costas e o pescoço num acidente horrível durante uma verificação de rotina de uma linha eléctrica remota, há 24 anos atrás.

Os acontecimentos daquele dia fatídico, em que viu os seus dois braços incendiarem-se à medida que 11.000 volts e 100 amperes atravessavam o seu corpo, antes de cair ao chão – foram apenas o início dos problemas que se seguiram, para o então jovem de 26 anos de idade.

Félix entrou numa espiral de consumo de drogas e álcool para entorpecer a dor; a agonia da realização de que nunca mais seria capaz de abraçar as duas jovens filhas que amava muito.

O castigo que infligiu ao seu corpo através do abuso de drogas levou à quase destruição do seu fígado e no ano seguinte foi forçado a fazer um transplante.

Mal o sabia ele na altura, mas esse transplante seria decisivo em acontecimentos posteriores na sua vida.

O homem islandês acredita que é um dos homens mais sortudos do mundo, com “uma bênção atrás de outra”. E a história da sua vida nas décadas seguintes é uma prova dessa crença.

Félix, através de um milagre médico, foi finalmente capaz de envolver as suas filhas nos seus braços, agora com 28 e 24 anos.

Após uma longa busca, Felix encontrou o cirurgião Jean-Michel Dubernard e convenceu-o a realizar um primeiro transplante duplo de braço e ombro em Janeiro de 2021.

O pai de dois filhos chocou os cirurgiões com o seu incrível progresso, e agora é capaz de conduzir com as mãos, escovar os dentes, andar e atirar bolas para o seu cão.

Um vídeo mostra até o momento em que Félix conseguiu abraçar a sua filha Dilja, 24 anos, pela primeira vez desde os três meses de idade, e os seus netos também.

“Depois de os ver como pequenos bebés a chorar e de não conseguir segurá-los, foi indescritível.

“Os braços até aos pulsos sentem-se bem unidos e eu posso senti-los, cada parte da mão, mas ainda não é perfeito”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 3 horas

Rafaela Fonseca e Nuno Fernandes vencem Milha Urbana de Famalicão

Rafaela Fonseca, do Sport Clube Salgueiros, e Nuno Fernandes, do Clube Atlético de Seia, foram os grandes vencedores da 22º...

Famalicãohá 3 horas

Mostras Comunitárias dão a conhecer a força das gentes de Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chegou este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Famalicãohá 6 horas

Gavião celebra 950 anos de história com Mostra Comunitária

Associações e vários artesãos estão presentes este sábado na Mostra Comunitário de Gavião, incluída na celebração do Dia da Freguesia....

Bragahá 6 horas

Urgência de Ginecologia e Obstetrícia de Braga volta encerrar entre domingo e segunda

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e...

Paíshá 7 horas

Calendário escolar vai regressar ao formato pré-pandemia

O Governo já está a trabalhar num calendário de aulas do pré-escolar ao secundário para os próximos dois anos, avança...

Famalicãohá 8 horas

Mostras Comunitárias animam freguesias Landim e Vermoim

O largo Dr. Fonseca Monteiros é palco este sábado da Mostra Comunitária da Freguesia de Landim. Ao longo de todo...

Famalicãohá 10 horas

BV Famalicenses celebram 95º aniversário e realizam desfile pela cidade este domingo

Este domingo, 26 de junho, os Bombeiros Voluntários Famalicenses vão realizar um Desfile Operacional pelas ruas da cidade de Famalicão....

Famalicãohá 11 horas

EB’s de Fradelos e Lagoa e Centro social de Riba d’Ave vencem concurso “Escolas Floridas”

A Escola Básica (EB) Valdossos de Fradelos, a EB da Lagoa e o Centro Social de Riba d’Ave conquistaram os...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Mostras Comunitárias animam Esmeriz e Cabeçudos

A Mostra Comunitária chega este fim de semana às freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, para expor o que de melhor...

Desportohá 13 horas

Milha Urbana de Famalicão sai para a estrada este sábado

Realiza-se na tarde deste sábado a 22.ª edição da Milha Urbana de Famalicão, que via decorrer, na Avenida de França,...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES