Mundo
Papa Francisco pede trégua pascal para alcançar a paz definitiva na Ucrânia

É um pedido de trégua. Durante a oração do Angelus deste domingo, na praça de São Pedro em Roma, o Papa Francisco apelou a “que se deponham as armas e se dê início a uma trégua pascal”.
Mas esta paragem na ofensiva sobre a Ucrânia não é “para recarregar as armas e retomar os combates” – é antes “uma trégua para alcançar a paz, através de uma verdadeira negociação”, sublinhou.
Segundo o Papa, nessas negociações, os envolvidos devem estar “dispostos a algum sacrifício para o bem da gente”. Francisco deixou uma questão para reflexão para os autores da ofensiva: “Que vitória será aquela que plantará uma bandeira sobre um amontoado de destroços?”
Francisco deixou um pedido de oração para o fim da guerra, começando por lembrar: “A Deus nada é impossível, nem sequer fazer cessar uma guerra de que não de vê o fim. Uma guerra que todos os dias nos põe diante dos olhos tragédias hediondas e crueldades atrozes, realizadas contra civis indefesos. Rezemos por isto”. Já antes na missa de Ramos, o Papa se tinha referido à guerra.

Mundo
Espanha sofre com “mega incêndio” há 5 dias meros dias após a chegada da primavera (vídeo)

Meros dias após a chegada da primavera, a Espanha já se encontra a braços com o primeiro grande incêndio florestal de 2023, que foi declarado na quinta-feira, no interior da província de Castellón, tendo já arrasado mais de 4.000 hectares com um perímetro de 40 quilómetros. Desde sábado, o fogo alastrou-se para Teruel, onde destruiu uma pequena aldeia, embora os evacuados nesta província regressem às suas casas este domingo. Para os evacuados das localidades castelhanas, será necessário esperar. O presidente do Governo, Pedro Sánchez, já visitou a área afetada esta segunda-feira.
De acordo com as primeiras investigações da Guarda Civil, as faíscas de uma máquina de corte que trabalhava em tarefas de limpeza em Villanueva de Viver terão sido as responsáveis pelo incêndio.
De acordo com a página dedicada à meteorologia, Meteo Trás os Montes – Portugal, esta situação é auxiliada pela subida das temperaturas, diminuição da humidade relativa do ar e os ventos fortes.
Desporto
Apesar de lesionada, Mamona conquista o bronze

A portuguesa Patrícia Mamona conquistou a medalha de bronze na final do triplo salto do Europeu de pista coberta, que decorre em Istambul, Turquia.
O melhor salto da atleta do Sporting foi o primeiro, com 14.16 metros.
A portuguesa Patrícia Mamona diz que fez a final lesionada e, por isso, está feliz com a medalha de bronze. “Tenho de estar feliz porque lesionei-me ontem na qualificação no adutor. Agradeço à equipa médica e agora espero que não seja nada de grave e não se tenha agravado”, disse, em declarações à RTP.
A internacional lusa lembra que estes já são os seus sextos europeus e que já tinha sido primeira e segunda, faltando-lhe o bronze conseguido este sábado. O próximo objetivo serão os Mundiais de Budapeste em agosto.
Esta é a terceira medalha para Portugal, na Turquia, depois das medalhas de ouro de Pedro Pablo Pichardo e Auriol Dongmo.
Mundo
Semana de quatro dias de trabalho reduz o stresse e mantém a produtividade, diz estudo

Segundo um relatório publicado esta terça-feira por investigadores da Universidade de Cambridge, trabalhar quatro dias por semana reduz o stresse e mantém os níveis de produtividade.
O relatório sustenta que durante os seis meses em que estas organizações reduziram o horário de trabalho dos seus colaboradores em 20%, sem redução salarial, as baixas por doença diminuirão 65% e as saídas de trabalhadores para outras empresas em 57%.
A investigação aponta também que 79% dos funcionários indicaram que o seu “burnout” (exaustão) foi reduzido e 39% disseram que os seus níveis de stresse diminuíram.
As empresas que participaram no programa, promovido pelo grupo de pressão “4 Day”s a Week Campaign” (“Campanha pelos quatro dias da semana”, em português), registaram nesse período um aumento médio de 1,4% do seu faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, aponta também o relatório, liderado pelo sociólogo de Cambridge, Brendan Burchell.
Em Portugal, das 90 empresas que manifestaram interesse em aderir à semana de quatro dias de trabalho, cerca de 30 formalizaram a decisão de integrar o projeto-piloto, revelou em 15 de fevereiro o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
“O nosso objetivo era ter um número não inferior a 30 e esse número já o temos, muito provavelmente iremos até ultrapassar essa fasquia”, acrescentou Miguel Fontes, sublinhando que “ainda estão muitas empresas a ponderar” a decisão.
-
Paíshá 1 semana
Funeral de Rui Nabeiro conta com a presença do presidente da República e do primeiro-ministro
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Transporte público “Voltas” está de regresso para mais viagens gratuitas no centro da cidade
-
Famalicãohá 6 dias
Primeira Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão abre programação da Semana Santa
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: PSD prepara Autárquicas de 2025