Mundo
Coreia do Norte diz ter registado primeiro caso de covid-19 esta semana. Mas ninguém acredita

A Coreia do Norte confirmou os seus primeiros casos de Covid esta quinta-feira e declarou uma “emergência grave”, com o líder Kim Jong Un a ordenar bloqueios em todo o país.
O país com armas nucleares nunca tinha admitido um caso de Covid-19 e o governo tinha imposto um bloqueio rígido do coronavírus das suas fronteiras desde o início da pandemia em 2020.
Mas amostras recolhidas de doentes com febre em Pyongyang “coincidiram com a variante Omicron BA.2”, informou a Agência Central de Notícias oficial da Coreia.
Altos funcionários, incluindo o líder Kim Jong Un, realizaram uma reunião do politburo de crise esta quinta-feira para discutir o surto e anunciaram que iriam implementar o “sistema de prevenção máxima de emergência contra epidemias”.
Kim “apelou a todas as cidades e condados de todo o país para encerrarem completamente as suas áreas”, informou a KCNA, embora os pormenores das restrições não tenham sido imediatamente fornecidos.
Kim disse à reunião que o objectivo era “curar rapidamente as infecções a fim de erradicar a origem da propagação do vírus”, de acordo com a KCNA.
Kim acrescentou que a Coreia do Norte “ultrapassará a actual situação súbita e ganhará a vitória no trabalho de prevenção de emergência da epidemia”.
Não ficou claro a partir do relatório do KCNA quantas infecções Covid tinham sido detectadas.
As infra-estruturas de saúde da Coreia do Norte em colapso teriam dificuldade em lidar com um surto importante, com os seus 25 milhões de pessoas que se acredita não terem sido vacinadas, dizem os especialistas.
“Para que Pyongyang admita publicamente casos omicron, a situação da saúde pública deve ser grave”, disse Leif-Eric Easley, um professor da Universidade de Ewha em Seul.
“Pyongyang irá provavelmente duplicar os casos de lockdowns, embora o fracasso da estratégia da China de “zero-Covid” sugira que a abordagem não irá funcionar contra a variante Omicron”.
A Coreia do Norte recusou ofertas de vacinas da Organização Mundial de Saúde, e a China e a Rússia.

Mundo
Países Baixos quer desconto nas rendas para jovens que ajudem idosos


O Governo dos Países Baixos propõe um novo subsídio para jovens entre os 18 e 30 anos que atribui um desconto de 200 euros no arrendamento mensal caso estes se mudem para complexos residenciais para idosos.
Trata-se de um subsídio destinado a combater a solidão dos idosos e a ajudá-los a realizarem as tarefas domésticas, noticiou a agência EFE.
Destinado a promover a “vida intergeracional” e a incentivar um maior contacto entre os inquilinos mais jovens e os mais velhos, o subsídio vai ao encontro dos desafios que os Países Baixos enfrentam na prestação de cuidados e apoio à população idosa, enquanto responde às necessidades da geração mais jovem de encontrar habitação a preços acessíveis.
A ministra dos Cuidados de Longa Duração e do Desporto, Connie Helder, lançou a proposta e abriu uma consulta até dia 23 para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre este regime, antes de o viabilizar.
A proposta prevê uma redução de 200 euros por mês nas rendas dos quartos das habitações para idosos para os jovens inquilinos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos “que queiram contribuir ativamente para a qualidade de vida e para a interação” entre as gerações, o que promoveria o sentido de comunidade, o benefício mútuo e a compreensão.
“Estamos a assistir a um aumento relativo do número de pessoas idosas (no país), a um menor número de profissionais de saúde para cuidar delas, à falta de habitação e à solidão entre os jovens. Com este projeto, podemos proporcionar alojamento acessível aos jovens, que podem sempre conversar ou visitar alguém no complexo”, disse Connie Helder.
Para as pessoas mais velhas, ter jovens a viver perto “dá-lhes mais vitalidade” e “ajuda e apoio extra” se precisarem, pelo que jovens e idosos “podem significar muito uns para os outros e aprender uns com os outros, e viver juntos lado a lado também cria mais compreensão entre eles”, explicou.
Mundo
Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano. O Cardeal Pietro Parolin, o número dois do Vaticano, disse que Francisco estava cansado e atribuiu a febre ao fato de o pontífice ter cumprimentado, um a um, os membros de uma multidão especialmente grande da sua fundação escolar, na tarde desta quinta-feira.
“Ele queria cumprimentar toda a gente e provavelmente, num determinado momento, perdeu a sua resistência”, disse Parolin, citado pela agência de notícias LaPresse.
Da última vez que o Papa Francisco teve uma febre grave, em março, o pontífice de 86 anos foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado com bronquite aguda. Recebeu tratamento com antibióticos intravenosos e teve alta três dias depois.
Um oficial do Vaticano, que falou sob condição de anonimato, por não estar autorizado a falar sobre a saúde do papa, afirmou que Francisco não recebeu ninguém em audiência, esta sexta-feira “devido a um estado febril”.
Não estavam agendadas audiências formais para sexta-feira, mas Francisco mantém uma agenda separada, privada e não oficial de encontros com pessoas que recebe, na sua residência.
Mundo
Faleceu diva da pop Tina Turner

Tina Turner – uma das maiores vocalistas do pop e rock faleceu aos 83 anos, confirmou o seu porta-voz.
Num comunicado, afirmou que: “Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’, faleceu tranquilamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença, na sua residência em Kusnacht, perto de Zurique, Suíça.
“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo a seguir.”
A estrela nascida nos EUA foi uma das cantoras de rock femininas mais adoradas, conhecida pela sua presença em palco e uma série de sucessos como The Best, Proud Mary, Private Dancer and What’s Love Got to Do With It.
Alcançou a fama pela primeira vez na década de 60 ao lado do ex-marido Ike Turner, com a clássica canção River Deep, Mountain.
«
A história da sua vida também foi imortalizada num popular espetáculo do West End que ainda está em exibição.
(em atualização)
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Alunos da Júlio Brandão vencem campeonato Distrital de Ginástica Acrobática
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Jorge Palma atua na Casa Das Artes esta sexta-feira
-
Paíshá 6 dias
Governo anuncia nova série de Certificados de Aforro.
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: Equipa de hóquei Sub 17 do FAC venceu ED Viana por 10-0