Mundo
Cientistas conseguiram que olhos de um morto voltassem a responder à luz cinco horas depois do óbito confirmado

Cientistas conseguiram trazer os olhos das pessoas mortas de volta à vida numa potencial descoberta que poderia significar que a própria morte poderia um dia ser reversível, avança o New York Post.
As células fotossensíveis na retina foram capazes de responder à luz até cinco horas após a morte.
Os testes laboratoriais mostraram que enviavam sinais “semelhantes aos registados a partir de sujeitos vivos”.
Estes neurónios na retina fazem parte do sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinal.
A descoberta, feita por investigadores norte-americanos e publicada na revista Nature, levanta a possibilidade de outras células do SNC também poderem ser restauradas no futuro.
Os peritos disseram que o seu estudo “levanta a questão de saber se a morte cerebral, tal como é actualmente definida, é verdadeiramente irreversível”.
Para alcançar os seus resultados, os cientistas conceberam uma unidade especial de transporte que poderia restaurar o oxigénio e outros nutrientes aos olhos 20 minutos após ter sido removida de um doador falecido.
A autora principal do estudo, Dra. Fatima Abbas, da Universidade de Utah, afirmou: “Conseguimos acordar células fotorreceptoras na mácula humana, que é a parte da retina responsável pela nossa visão central e pela nossa capacidade de ver os detalhes e a cor.
Em olhos obtidos até cinco horas após a morte de um doador de órgãos, estas células responderam a luz brilhante, luzes coloridas e mesmo flashes de luz muito fracos”.
A nova investigação vai um passo além de um estudo da Universidade de Yale de 2019 que reiniciou os cérebros de 32 porcos decapitados abatidos quatro horas antes.
O estudo de Yale não conseguiu reavivar a actividade nos neurónios.
Conseguimos fazer com que as células da retina “falassem” umas com as outras, da forma como o fazem no olho vivo’, disse o Dr. Frans Vinberg, também de Utah.
Isto nunca foi conseguido na medida em que agora demonstrámos”, acrescentou.
Os investigadores também esperam que o avanço possa acelerar novas terapias para a perda da visão e melhorar a sua compreensão das doenças cerebrais.
O Dr. Vinberg acrescentou que os investigadores esperavam que o processo que a equipa desenvolveu para apoiar os olhos após a doação pudesse ser utilizado noutras investigações e que mais pessoas fossem inspiradas a doar os seus olhos à ciência.
“A comunidade científica pode agora estudar a visão humana de formas que simplesmente não são possíveis com animais de laboratório”, disse ele.
‘Esperamos que isto motive sociedades doadoras de órgãos, doadores de órgãos, e bancos de olhos, ajudando-os a compreender as novas e excitantes possibilidades que este tipo de investigação oferece’.
A morte cerebral é uma condição em que o cérebro de uma pessoa deixa de funcionar em resultado do corte do oxigénio ou do fornecimento de sangue.
Segundo a lei britânica, isto significa que a pessoa morreu, pois nunca recuperará a consciência, apesar de o seu coração e pulmões continuarem a trabalhar com ajuda de tecnologia médica como um ventilador.

Mundo
Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano. O Cardeal Pietro Parolin, o número dois do Vaticano, disse que Francisco estava cansado e atribuiu a febre ao fato de o pontífice ter cumprimentado, um a um, os membros de uma multidão especialmente grande da sua fundação escolar, na tarde desta quinta-feira.
“Ele queria cumprimentar toda a gente e provavelmente, num determinado momento, perdeu a sua resistência”, disse Parolin, citado pela agência de notícias LaPresse.
Da última vez que o Papa Francisco teve uma febre grave, em março, o pontífice de 86 anos foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado com bronquite aguda. Recebeu tratamento com antibióticos intravenosos e teve alta três dias depois.
Um oficial do Vaticano, que falou sob condição de anonimato, por não estar autorizado a falar sobre a saúde do papa, afirmou que Francisco não recebeu ninguém em audiência, esta sexta-feira “devido a um estado febril”.
Não estavam agendadas audiências formais para sexta-feira, mas Francisco mantém uma agenda separada, privada e não oficial de encontros com pessoas que recebe, na sua residência.
Mundo
Faleceu diva da pop Tina Turner

Tina Turner – uma das maiores vocalistas do pop e rock faleceu aos 83 anos, confirmou o seu porta-voz.
Num comunicado, afirmou que: “Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’, faleceu tranquilamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença, na sua residência em Kusnacht, perto de Zurique, Suíça.
“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo a seguir.”
A estrela nascida nos EUA foi uma das cantoras de rock femininas mais adoradas, conhecida pela sua presença em palco e uma série de sucessos como The Best, Proud Mary, Private Dancer and What’s Love Got to Do With It.
Alcançou a fama pela primeira vez na década de 60 ao lado do ex-marido Ike Turner, com a clássica canção River Deep, Mountain.
«
A história da sua vida também foi imortalizada num popular espetáculo do West End que ainda está em exibição.
(em atualização)
Mundo
Suécia vence Eurovisão, Portugal fica em 23.º lugar

A final do 67.º Festival Eurovisão da Canção foi ganha pela Suécia, representada pela artista Loreen e a música “Tattoo”, com 583 pontos, entre 26 países a concurso.
Em segundo lugar ficou a Finlândia, representada pelo artista Käärijä e a música “Cha, Cha, Cha”, com 526 pontos.
Já Portugal, representado pela cantora Mimicat e a música “Ai coração”, ficou em 23.º lugar, com 59 pontos.
Loreen já tinha ganho o festival da Eurovisão na edição de 2012.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: BV Famalicenses promovem maratona de cycling solidária
-
Paíshá 1 semana
Papa Francisco chega a Portugal dia 02 de agosto e visita Santuário de Fátima dia 05 de agosto
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Muro construído junto ao Ribeiro de Cortinhas está ilegal confirma a autarquia
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Alunos de Ribeirão vencem “Olimpíadas da Cidadania e do Património”