Mundo
Milhares visitaram o Palácio de Buckingham para a sua última homenagem à Rainha Isabel II
Milhares de pessoas visitaram hoje o Palácio de Buckingham em Londres para prestar homenagem à Rainha Isabel II, que morreu hoje aos 96 anos, mostrando emoção e respeito por uma personalidade histórica.
A multidão convergiu para o local apesar de nada se passar na residência oficial da Rainha em Londres, uma vez que a monarca morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia.
No Palácio de Buckingham, apenas está afixado o edital a anunciar a morte da soberana.
A multidão começou a formar-se esta tarde após as notícias da deterioração do estado de saúde da Rainha e alguns ramos de flores foram colocados junto aos portões do palácio.
Muitas pessoas deslocaram-se por curiosidade, tirando fotografias e ‘selfies’, alguns empurrando carrinhos de bebé apesar de já estar escuro e chover, enquanto outras mostravam-se claramente perturbadas.
“É o fim de uma era, é simplesmente muito triste”, afirmou, de voz embargada, a londrina Susan Deliss em declarações à agência Lusa, elogiando os valores de “tradição, lealdade, dignidade” de uma pessoa “incrível”.
Esta londrina decidiu visitar o palácio esta noite para “prestar homenagem” e partilhar com mais pessoas o “momento nervoso” e de “mudança” que a morte da monarca representa.
“Esperemos que ela não represente o fim desses valores, que fazem do Reino Unido um bom sítio para se viver”, afirmou.
Ao lado de Susan, o seu marido, Max, disse que admirava a “auto disciplina” e a “extrema energia” da Rainha Isabel II, que “trabalhava incansavelmente”.
Apesar de ter vindo a delegar vários compromissos nos últimos tempos, Isabel II cumpriu deveres constitucionais até terça-feira, quando aceitou a demissão de Boris Johnson e indigitou a sucessora Liz Truss como primeira-ministra.

Mundo
Países Baixos quer desconto nas rendas para jovens que ajudem idosos


O Governo dos Países Baixos propõe um novo subsídio para jovens entre os 18 e 30 anos que atribui um desconto de 200 euros no arrendamento mensal caso estes se mudem para complexos residenciais para idosos.
Trata-se de um subsídio destinado a combater a solidão dos idosos e a ajudá-los a realizarem as tarefas domésticas, noticiou a agência EFE.
Destinado a promover a “vida intergeracional” e a incentivar um maior contacto entre os inquilinos mais jovens e os mais velhos, o subsídio vai ao encontro dos desafios que os Países Baixos enfrentam na prestação de cuidados e apoio à população idosa, enquanto responde às necessidades da geração mais jovem de encontrar habitação a preços acessíveis.
A ministra dos Cuidados de Longa Duração e do Desporto, Connie Helder, lançou a proposta e abriu uma consulta até dia 23 para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre este regime, antes de o viabilizar.
A proposta prevê uma redução de 200 euros por mês nas rendas dos quartos das habitações para idosos para os jovens inquilinos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos “que queiram contribuir ativamente para a qualidade de vida e para a interação” entre as gerações, o que promoveria o sentido de comunidade, o benefício mútuo e a compreensão.
“Estamos a assistir a um aumento relativo do número de pessoas idosas (no país), a um menor número de profissionais de saúde para cuidar delas, à falta de habitação e à solidão entre os jovens. Com este projeto, podemos proporcionar alojamento acessível aos jovens, que podem sempre conversar ou visitar alguém no complexo”, disse Connie Helder.
Para as pessoas mais velhas, ter jovens a viver perto “dá-lhes mais vitalidade” e “ajuda e apoio extra” se precisarem, pelo que jovens e idosos “podem significar muito uns para os outros e aprender uns com os outros, e viver juntos lado a lado também cria mais compreensão entre eles”, explicou.
Mundo
Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano. O Cardeal Pietro Parolin, o número dois do Vaticano, disse que Francisco estava cansado e atribuiu a febre ao fato de o pontífice ter cumprimentado, um a um, os membros de uma multidão especialmente grande da sua fundação escolar, na tarde desta quinta-feira.
“Ele queria cumprimentar toda a gente e provavelmente, num determinado momento, perdeu a sua resistência”, disse Parolin, citado pela agência de notícias LaPresse.
Da última vez que o Papa Francisco teve uma febre grave, em março, o pontífice de 86 anos foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado com bronquite aguda. Recebeu tratamento com antibióticos intravenosos e teve alta três dias depois.
Um oficial do Vaticano, que falou sob condição de anonimato, por não estar autorizado a falar sobre a saúde do papa, afirmou que Francisco não recebeu ninguém em audiência, esta sexta-feira “devido a um estado febril”.
Não estavam agendadas audiências formais para sexta-feira, mas Francisco mantém uma agenda separada, privada e não oficial de encontros com pessoas que recebe, na sua residência.
Mundo
Faleceu diva da pop Tina Turner

Tina Turner – uma das maiores vocalistas do pop e rock faleceu aos 83 anos, confirmou o seu porta-voz.
Num comunicado, afirmou que: “Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’, faleceu tranquilamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença, na sua residência em Kusnacht, perto de Zurique, Suíça.
“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo a seguir.”
A estrela nascida nos EUA foi uma das cantoras de rock femininas mais adoradas, conhecida pela sua presença em palco e uma série de sucessos como The Best, Proud Mary, Private Dancer and What’s Love Got to Do With It.
Alcançou a fama pela primeira vez na década de 60 ao lado do ex-marido Ike Turner, com a clássica canção River Deep, Mountain.
«
A história da sua vida também foi imortalizada num popular espetáculo do West End que ainda está em exibição.
(em atualização)
-
Regiãohá 1 semana
Emanuel, Miguel Araújo, Quim Barreiros e Diapasão animam São João do Porto
-
Famalicãohá 1 semana
Autocarro com 64 alunos de Famalicão ardeu na autoestrada em Vila Real (vídeo)
-
Famalicãohá 5 dias
Bombeiros Voluntários Famalicenses receberam “Maratona de Cycling” com objetivos solidários
-
Desportohá 4 dias
Benfica, Porto e Sporting falam demasiado em arbitragens “mas eu não pago esse cartório” -Miguel Ribeiro