Siga-nos nas redes

Mundo

Partículas de vulcão de La Palma já chegaram aos Açores

Publicado

em

Partículas emitidas pelo vulcão de Cumbre Vieja, situado na ilha de La Palma, uma das que integram o arquipélago espanhol das Canárias, já chegaram aos Açores, confirmou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O IPMA confirmou então a possibilidade, que já vinha a ser estudada, de que uma reação química provocada pelo vulcão de La Palma estar a criar uma “neblina” em torno de algumas ilhas dos Açores.

“Desde o passado dia 29, as observações do IPMA confirmam uma redução significativa da visibilidade horizontal por estas partículas nos grupos central e oriental dos Açores, que deverão encontrar-se principalmente numa camada abaixo dos 800 metros de altitude”, revela em comunicado.

Recorde-se que a erupção do vulcão começou em 19 de setembro e obrigou mais de seis mil pessoas a abandonarem as suas casas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Mundo

Qatar admite que tenham morrido entre 400 e 500 trabalhadores na preparação para o Mundial

Publicado

em

O número de trabalhadores mortos no Qatar durante a preparação para o Mundial de futebol ficou entre “400 e 500”, um número drasticamente maior do que anteriormente anunciado, admitiu um responsável do Qatar.
De acordo com a Associated Press, as declarações de Hassan al-Thawadi, secretário-geral do Comité Supremo para Entrega e Legado do Qatar, foram feitas durante uma entrevista com o jornalista britânico Piers Morgan.

Os comentários de Al-Thawadi poderão aumentar as críticas feitas pelos grupos de direitos humanos sobre o custo para os trabalhadores migrantes do país sediar o primeiro Mundial de Futebol no Médio Oriente, quando 200 mil milhões de dólares (19,3 mil milhões de euros) foram gastos em estádios, linhas de metro e novas infraestruturas necessárias para o torneio

O Comité Supremo e o Governo do Qatar ainda não responderam a um pedido de comentário feito esta egunda-feira pela AP sobre as declarações de Al-Thawadi.

Na entrevista – em trechos já publicados por Piers Morgan na internet -, o jornalista britânico pergunta a Al-Thawadi: “Qual é o número honesto, totalmente realista de trabalhadores migrantes que morreram, como resultado do trabalho que estão a fazer para o Mundial de Futebol, na totalidade?”.

“A estimativa é de cerca de 400, entre 400 e 500”, respondeu Al-Thawadi.

“Não tenho o número exato. Isso é algo que tem sido discutido”, referiu o responsável.

Entretanto, esse número não foi anteriormente discutido publicamente. Os relatórios do Comité Supremo datados de 2014 até ao fim de 2021 incluem apenas o número de mortes de trabalhadores envolvidos na construção e reforma dos estádios que esta segunda-feira sediam o Mundial de futebol.

O número total de mortes divulgado pelo Governo do Qatar foi de 40. Estes dados incluem 37 que as autoridades locais descrevem como incidentes não relacionados com trabalho, como ataques cardíacos, e três de incidentes no local de trabalho. Num outro relatório também surge separadamente a morte de um trabalhador devido ao novo coronavírus durante a pandemia de Covid-19.

Desde que a FIFA concedeu o torneio ao Qatar em 2010, o país tomou algumas medidas para reformular as práticas de emprego. Isso incluiu a eliminação do chamado sistema de emprego ‘kafala’, que prendia os trabalhadores aos seus empregadores, que podiam decidir se os funcionários poderiam deixar os seus empregos ou até mesmo o país.

O Qatar também adotou um salário mínimo mensal de 1.000 riais do Qatar (275 dólares ou 265 euros) para os trabalhadores e exigiu subsídios de alimentação e moradia para funcionários que não recebem esses benefícios diretamente dos seus empregadores. Também atualizou as suas regras de segurança para os trabalhadores para evitar mortes.

“Uma morte é uma morte a mais. Puro e simples”, acrescentou Al-Thawadi na entrevista.

Ativistas pediram a Doha que faça mais, principalmente quando se trata de garantir que os trabalhadores têm os salários em dia e são protegidos de empregadores abusivos.

O comentário de Al-Thawadi também renova as questões sobre a veracidade dos relatórios de Governos e das empresas privadas sobre ferimentos e mortes de trabalhadores nos Estados do Golfo Pérsico, cujos prédios foram construídos por trabalhadores de países do sul da Ásia, como Índia, Paquistão e Sri Lanka.

Mustafa Qadri, diretor executivo da Equidem Research, uma consultoria sobre trabalho que publicou relatórios sobre o custo da construção para os trabalhadores migrantes, disse que ficou surpreso com a observação de al-Thawadi.

“Para ele, vir agora e dizer que há centenas [de mortos], é chocante. Eles não têm ideia do que está a acontecer”, declarou Qadri à AP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

“Besta do Leste” trará temperaturas geladas para Portugal já na próxima semana

Publicado

em

Foto: “Besta do Leste” atingiu a Europa com toda a força em 1956

Está a formar-se sobre a zona da Sibéria, na Rússia, um fenómeno meteorológico a que foi dado o nome de “Besta do Leste”, que, de forma simples, consiste na concentração de uma enorme massa de ares gelados.

Ao que indicam as previsões, o ar gelado deve descer por toda a Europa central e chegar a Espanha, primeiro, e a Portugal, depois. Tal deverá acontecer nos primeiros dias de dezembro.

Os meteorologistas estão atentos a esta situação, que não é nova, e já ocorreu noutros períodos da história, como em fevereiro de 1956, naquele que foi um dos invernos mais frios da Europa. Não há ainda a certeza sobre os caminhos que os ventos gelados da Sibéria irão tomar, mas, de acordo com a forma como esta Besta do Leste se está a formar, tudo indica que o destino seja a Europa do sul.

Mas o que é esta Besta do Leste? É uma gigantesca concentração de ares gelados que acontece de forma mais ou menos regular nas zonas mais frias da Rússia, nomeadamente na região siberiana, onde as temperaturas são mais baixas nesta altura do ano. Esses ares gelados são depois transportados para outras regiões, podendo tomar diferentes direções, daí não ser frequente que atinjam as zonas mais a sul da Europa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Faleceu a lenda da música brasileira Erasmo Carlos aos 81 anos

Publicado

em

O cantor Erasmo Carlos, 81 anos, símbolo do movimento musical e cultural que surgiu na década de 1960 e 1970 no Brasil conhecido como Jovem Guarda, morreu hoje na cidade do Rio de Janeiro, informaram os ‘media’ locais.

A causa da morte ainda não foi revelada, mas o cantor esteve internado no início do mês no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, com uma infeção pulmonar e regressou para atendimento de urgência na manhã de hoje, mas não resistiu.

Erasmo Carlos estava a ser tratado há alguns meses a uma síndrome edemigénica, doença que afeta os vasos sanguíneos.

O ícone musical foi o parceiro mais importante do também cantor Roberto Carlos na Jovem Guarda, movimento cultural e musical influenciado por Elvis Presley, Rolling Stones e Beatles, e que marcou a cultura e influenciou mais de uma geração no país já que misturou a música nacional brasileira com o rock.

Na semana passada, Erasmo Carlos venceu o Gramy Latino na categoria álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa.

O Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou a morte do ícone da música na rede social Twitter.

“Erasmo Carlos, muito além da Jovem Guarda, foi cantor e compositor de extremo talento, autor de muitas das canções que mais emocionaram brasileiros nas últimas décadas. Tremendão, amigo de fé, irmão camarada, cantou amores, a força da mulher e a preocupação com o meio ambiente”, escreveu Lula da Silva.

“Deixa saudades e dezenas de músicas que sempre estarão em nossas lembranças e na trilha sonora de nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Erasmo Carlos”, acrescentou.

O diretor da Rede Globo, José Bonifácio Brasil de Oliveira, conhecido como Boninho, publicou uma mensagem de despedida ao amigo no início da tarde.

“Meu adeus ao querido Tremendão. Erasmo leva seu sorriso e o rock para o céu! Saudades”, escreveu Boninho.

Conhecido como Tremendão por conta de seu jeito arrojado e estilo que imitavam o seu grande ídolo, Elvis Presley, o músico brasileiro nascido no Rio de Janeiro compôs centenas de músicas das quais se destaca “Festa de arromba”, seu primeiro sucesso e que compôs com seu maior parceiro, o cantor Roberto Carlos.

Erasmo Carlos também é autor de outros clássicos da música brasileira como “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo”, “Minha Fama de Mau”, “É preciso saber viver”, “Gatinha manhosa”, “Além da Ilusão”, “Quero que tudo vá para o Inferno” e “Detalhes”.

Um de seus últimos trabalhos foi como ator protagonista na longa-metragem “Modo Avião”, da Netflix. Em fevereiro de 2021, Erasmo Carlos lançou o álbum “O futuro pertence à… Jovem Guarda”, com oito canções dos anos 1960 em comemoração das mais de cinco décadas de carreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Necessários jovens que “mudam o mundo” e “não escravos dos telemóveis

Publicado

em

O Papa Francisco afirmou hoje na cidade de Asti, em Itália, que são necessários jovens que mudem o mundo e que não sejam conformistas e escravos dos telemóveis.

Francisco falava após a missa e a oração do Angelus que celebrou na cidade de Asti, no Piemonte (noroeste de Itália), terra do seu pai e avós.

Na sua mensagem, o Papa lembrou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que é hoje celebrada nas igrejas locais com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o mesmo da JMJ Lisboa, marcada para agosto de 2023.

O Papa convidou os jovens a não ficarem parados a pensar em si mesmos, desperdiçando a vida atrás de confortos e das últimas modas, mas a “sair de seus próprios medos para alcançar quem precisa”.

“E hoje há necessidade de jovens verdadeiramente transgressores, inconformados, que não sejam escravos dos telemóveis, mas que mudem o mundo como Maria, levando Jesus aos outros, cuidando dos outros, construindo comunidades fraternas com os outros, realizando sonhos de paz”, acrescentou o pontífice.

No final desta celebração, Francisco agradeceu “o acolhimento entusiástico” de que foi alvo na terra dos seus antepassados e concluiu com algumas frases no dialeto piemontês, que diz conhecer, porque era assim que os seus avós lhe falavam.

“O meu pai deixou estas terras para emigrar para a Argentina. E nestas terras, valiosas pelos seus bons produtos agrícolas e sobretudo pela autêntica laboralidade do povo, venho redescobrir o sabor das raízes”, recordou durante a missa na catedral de Asti.

Francisco viajou no sábado até a pequena cidade de Portacomaro, para visitar os primos e almoçar na casa da prima Carla Ravezana, que acaba de completar 90 anos. Giorgio, como ela o chama, é filho de Mario Bergoglio, primo direito de sua mãe, Inês.

Antes do almoço, o pontífice quis fazer uma paragem na igreja de Portacomaro, que a sua família costumava frequentar e, no final da refeição, visitou o lar de idosos que fica mesmo em frente à casa do primo e entreteve-se à conversa com alguns dos residentes.

O Papa também visitou Tigliole, outra pequena cidade na área de Asti, onde mora uma das primas de quem é muito próximo, Delia Gai.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Depois do polvo Paul eis a camela Camilla

Publicado

em

Já lá vão mais de 12 anos desde que o polvo Paul saltou para os ‘holofotes’, com uma série de palpites certeiros sobre os vencedores das partidas do Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, e, desde então, não têm faltado potenciais sucessores ao ‘trono’.

No Brasil, por exemplo, tentaram a sorte com a tartaruga Cabeção, que errou ao apontar a seleção canarinha como vencedora da famosa meia-final do Mundial de 2014, onde esta saiu goleada pela congénere alemã, por categóricos 1-7.

Até mesmo em Portugal, foi apresentado o polvo Paulo, no Sea Life do Porto, onde tentou imitar as proezas do antecessor, no Campeonato da Europa de 2012, mas também sem grande sucesso. Agora, em 2022, eis que Inglaterra também lança o seu candidato.

Jenny e Vernon Moore, um casal de 52 anos residente em Melton Mowbray, no condado de Leicestershire, apresentou, ao jornal britânico The Sun, a camela Camilla, que não hesitou ao apontar Inglaterra como vencedora do embate com o Irão, de Carlos Queiroz.

“É o melhor presságio possível para o Gareth [Southgate] e os rapazes. O apuramento na fase de grupos está garantido. Pedimos-lhe para escolher entre a nossa bandeira e as dos adversários, e ela foi sempre ter à cruz de St. George”, afirmou Vernon.

Jenny, por sua vez, garantiu que “a Camilla é muito obstinada e parece sempre saber quando é a altura para comer”, pelo que disse ter “completa fé na sua capacidade para prever os resultados do Campeonato do Mundo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Lula apela aos brasileiros em Portugal que regressem ao Brasil

Publicado

em

O presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, está em visita a Portugal. Este sábado, 19 de novembro, Lula da Silva falou para vários imigrantes brasileiros em Portugal num discurso emotivo que apelou ao regresso dos brasileiros que estão neste momento em Portugal.

A visita de Lula da Silva a Portugal terminou precisamente com esta intervenção que decorreu no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e que contou com 200 representantes de instituições representativas da comunidade brasileira.

Foto: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Mandado de captura internacional para extradição em nome de Isabel dos Santos

Publicado

em

A Interpol emitiu um mandado de captura internacional para extradição em nome de Isabel dos Santos, a pedido da Procuradoria-Geral da República de Angola.
A notícia foi avançada pela agência Lusa e informa que Isabel dos Santos é procurada por suspeitas dos “crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro”, numa pena máxima de 12 anos de prisão.
Num comunicado também enviado à Lusa, “fonte oficial” de Isabel dos Santos diz desconhecer qualquer instrução da Interpol e mostra-se intrigada pelo facto de a empresária ser procurada, após “quase três anos de existência de tais processos”, em que “nunca foi constituída arguida”, o mesmo sucedendo com qualquer uma das suas empresas.

Foto: EPA/BRUNO FONSECA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Morreu a cantora brasileira Gal Costa

Publicado

em

 A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu hoje aos 77 anos, confirmou a assessoria de comunicação da artista ao jornal Folha de S. Paulo e a outros meios brasileiros.

A causa de morte ainda não foi revelada, mas a cantora estava a recuperar de um procedimento cirúrgico e tinha saído dos palcos até ao final de novembro, seguindo recomendações médicas.

Gal Costa era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada à última hora.

A cantora brasileira também tinha na agenda dois concertos em Portugal, marcados para novembro em Lisboa e Porto, que haviam sido adiados para o próximo ano devido à cirurgia que realizou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Asteroide “potencialmente perigoso” no caminho do planeta Terra

Publicado

em

Um asteroide de cerca de 1,5 quilómetros de tamanho foi detetado, pela primeira vez, na proximidade da Terra, anunciaram cientistas.

O asteroide, denominado 2022 AP7, “está no caminho da Terra, o que o torna num asteroide potencialmente perigoso”, disse um astrónomo do Instituto Carnegie para a Ciência, Scott Sheppard.

A ameaça não é imediata, uma vez que se encontra “muito longe” da Terra, mesmo ao atravessar a órbita do planeta, sublinhou.

Mas, como qualquer asteroide, a trajetória vai ser lentamente modificada devido às forças gravitacionais exercidas sobre ele, nomeadamente pelos planetas, o que torna qualquer previsão a longo prazo muito difícil, adiantou o cientista.

Este é o “maior objeto potencialmente perigoso descoberto nos últimos oito anos”, de acordo com um comunicado de imprensa do NOIRLab norte-americano, que opera vários observatórios.

Este asteroide próximo da Terra leva cinco anos a circundar o Sol, e está agora a vários milhões de quilómetros da Terra, no ponto mais próximo.

O risco é portanto hipotético, mas, em caso de colisão, um asteroide deste tamanho teria “um impacto devastador na vida tal como a conhecemos”, explicou Scott Sheppard.

A poeira lançada para a atmosfera bloquearia a luz solar, arrefecendo o planeta e causando uma extinção em massa.

A descoberta foi feita através do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal.

Cerca de 30 mil asteroides de todos os tamanhos, incluindo mais de 850 a medir um quilómetro ou mais, foram catalogados nas proximidades da Terra, sem que nenhum represente uma ameaça para o planeta durante os próximos 100 anos.

De acordo com Scott Sheppard, existem “entre 20 e 50” grandes Objetos Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês) por detetar.

“A maioria deles está em órbitas que tornam a deteção difícil”, acrescentou.

Para se preparar para uma descoberta mais grave, a agência espacial norte-americana NASA realizou uma missão de teste no final de setembro: uma nave espacial foi lançada contra um asteroide não perigoso, provando ser possível alterar a trajetória.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Não há portugueses entre as vítimas da tragédia na Coreia do Sul

Publicado

em

Fonte do MNE português disse à Lusa que não existe, até ao momento, notícia de qualquer cidadão português entre as vítimas, situação que continua a acompanhar.

Na rede social Twitter, o MNE português expressou a sua “mais sentida solidariedade com o povo sul-coreano e as suas autoridades no rescaldo do trágico incidente em Seoul”.

“Os nossos pensamentos estão com todos os afetados e com aqueles que prestam assistência de emergência neste momento difícil”, lê-se na mensagem.

Pelo menos 150 pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas na noite de sábado durante uma debandada no centro de Seul, quando uma multidão que se encontrava a festejar o Halloween avançou por uma rua estreita, provocando o esmagamento de dezenas até à morte.

Também através da rede social Twitter, o primeiro-ministro português transmitiu uma mensagem de solidariedade a todos os que foram afetados pelo “incidente trágico”.

“Portugal está solidário com a Coreia do Sul e todos aqueles que foram afetados pelo incidente trágico ocorrido em Seul. As nossas sinceras condolências a todas as famílias que estão de luto pela perda dos seus entes queridos”, escreveu António Costa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 7 minutos

Criança com queimaduras graves devido acidente com água a ferver

Um acidente com uma panela de água a ferver provocou, no início da noite desta sexta-feira, queimaduras graves numa criança...

Paíshá 43 minutos

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 15 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 16 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 17 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES