Siga-nos nas redes
Publicidade

Economia

Postos de abastecimento sem combustível em França. Governo pede calma perante crescente escassez

Publicado

em

 O Governo francês fez hoje um novo apelo à calma perante a escassez de combustíveis num número crescente de postos de abastecimento, especialmente no norte do país.

Quase um em cada cinco postos de abastecimento tem falta de combustível, segundo a ministra da Transição Energética, Agnès Pannier-Runacher, insistindo que os restantes, mais de 80%, estão a “funcionar normalmente”.

“Libertámos reservas estratégicas. Apelamos à calma e à responsabilidade”, disse, por seu turno, o ministro da Transição Ecológica, Christophe Béchu, à emissora pública FranceInfo.

Os operadores também recorreram às importações de emergência e as autoridades autorizaram excecionalmente os camiões-cisterna a circularem no domingo – dia em que normalmente estão proibidos de trabalhar – a fim de abastecer as estações de serviço.

“A situação deve melhorar”, disse Christophe Béchu, citado pela agência Efe.

A escassez deve-se à greve que afeta três refinarias dos grupos petrolíferos Total e Esso, cujos trabalhadores exigem aumentos salariais que compensem a subida do custo de vida e mais contratações.

A greve na refinaria Esso de Fos (perto de Marselha) começou há 17 dias, enquanto as duas instalações da Total paralisaram na passada terça-feira.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, já tinha apelado à “calma” dos franceses na sexta-feira.

“Perante a escassez, houve movimentos de pânico e muitos dos nossos compatriotas correram aos postos de abastecimento para encher o tanque por precaução. No entanto, esta atitude acelera o efeito de pânico”, alertou Macron.

Em algumas zonas, incluindo na região de Paris, as imagens televisivas mostram longas filas e condutores frustrados com a espera, que por vezes são de várias horas, porque quando chega a sua vez o combustível esgotou-se.

A situação é especialmente grave na região de Hautes-de-France (norte), onde quase metade das estações de serviço sofre algum tipo de dificuldades.

Em vários departamentos, a venda de combustível em bidões e contentores foi proibida, tendo sido dada prioridade a veículos como ambulâncias, bombeiros, polícias e autocarros escolares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Nova fase do projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho começa esta segunda-feira

Publicado

em

O projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho arranca esta segunda-feira, com a adesão de 39 empresas e cerca de mil trabalhadores, revelou o Ministério do Trabalho.

As empresas aderentes “estão distribuídas por 10 distritos, com Lisboa, Porto e Braga a serem as principais localizações das empresas”, refere a agência Lusa, citando fonte do ministério.

Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, menciona a mesma informação, referenciando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.

Deste universo de empresas, há 12 que são associadas do projeto e iniciaram a semana de quatro dias no final de 2022, ou início de 2023, e que “vão usufruir do apoio da equipa de coordenação nas novas formas de gestão e equilíbrio dos tempos de trabalho”.

As principais áreas representadas na segunda fase do projeto são atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com quase 40%, seguindo-se educação e atividades de informação e de comunicação, com cerca de 15%, cada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO

Publicado

em

Segundo a associação de defesa dos direitos dos consumidores DECO, O cabaz dos 63 produtos alimentares essenciais monitorizado custava, no último dia deste mês e maio, 217,60 euros, sendo este o valor mais baixo registado este ano.

“Este valor representa uma diminuição de 2,49 euros (menos 1,13%) em comparação com o preço da semana passada”, afirma a defesa do consumidor.

Comparativamente ao mesmo período do ano passado, o preço do cabaz subiu 11,62 euros (mais 5,64%). Há um ano, comprar exatamente os mesmos bens essenciais custava 205,98 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Novas moedas de 5 euros entraram em circulação esta quinta-feira

Publicado

em

Entrou em circulação, esta quinta-feira, uma nova moeda colecionável, de 5 euros, anunciou o Banco de Portugal.

A moeda será distribuída ao público através de instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Serão emitidas 30.000 dessas moedas e elas poderão ser usadas para fazer pagamentos, mas apenas em Portugal.

A moeda chama-se Miragaia longicollum e faz parte da série Dinossauros de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Ribeirenses voltam a decidir o seu futuro nas mesas de voto este domingo

Este domingo, dia11 de junho, realizam-se as eleições intercalares para a eleição da nova Assembleia de Freguesia de Ribeirão, na...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao...

Famalicãohá 4 horas

Antoninas 2023: Desfile etnográfico lembra tradições seculares do concelho de Famalicão (vídeo)

As Festas Antoninas de Famalicão são uma referência secular e para lembrar isso estiveram presentes, no centro de Famalicão, centenas...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão espera um domingo com períodos de chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas

Será um domingo de chuva, com temperaturas máximas a chegar aos 23.º graus, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 7 horas

Marcelo diz que Portugal não pode desistir de criar mais riqueza neste 10 de junho

O Presidente da República defendeu hoje que Portugal não pode desistir de criar mais riqueza, igualdade, mais coesão, considerando que...

Desportohá 7 horas

Alexandre Penetra do FC Famalicão nos treinos da Seleção Nacional sub-21 destaca o desenvolvimento coletivo do grupo

A seleção portuguesa de sub-21 tem dado primazia ao desenvolvimento das “relações dentro e fora de campo” nos primeiros dias...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Comunidade de dadores de sangue assinalou o seu dia este sábado no Parque da Devesa

Em mais um dia das Festas Antoninas de Famalicão 2023, foi assinalado o XVII Dia do Dador de Sangue Famalicense,...

Famalicãohá 8 horas

Antoninas 2023: 16.ª Caminhada Camiliana foi viagem ao passado de um dos maiores escritores portugueses de sempre (vídeo)

Foram muitos os que se reuniram, na manhã deste sábado, para participar na 16.ª Caminhada Camiliana, uma viagem ao passado,...

Famalicãohá 9 horas

Antoninas 2023: Maninho trouxe ritmo e calor a mais uma noite de festa (vídeo)

O artista brasileiro Maninho foi o nome mais esperado, em mais um dia de festa nas Antoninas de 2023, que...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Vai à Vila dedica-se às terapias e bem estar entre 16 e 18 de junho

O Vai à Vila de Famalicão prepara, para os dias entre 16 e 18 de junho, sexta a domingo, um...

Arquivo

Mais Vistos