Mundo
Asteroide “potencialmente perigoso” no caminho do planeta Terra

Um asteroide de cerca de 1,5 quilómetros de tamanho foi detetado, pela primeira vez, na proximidade da Terra, anunciaram cientistas.
O asteroide, denominado 2022 AP7, “está no caminho da Terra, o que o torna num asteroide potencialmente perigoso”, disse um astrónomo do Instituto Carnegie para a Ciência, Scott Sheppard.
A ameaça não é imediata, uma vez que se encontra “muito longe” da Terra, mesmo ao atravessar a órbita do planeta, sublinhou.
Mas, como qualquer asteroide, a trajetória vai ser lentamente modificada devido às forças gravitacionais exercidas sobre ele, nomeadamente pelos planetas, o que torna qualquer previsão a longo prazo muito difícil, adiantou o cientista.
Este é o “maior objeto potencialmente perigoso descoberto nos últimos oito anos”, de acordo com um comunicado de imprensa do NOIRLab norte-americano, que opera vários observatórios.
Este asteroide próximo da Terra leva cinco anos a circundar o Sol, e está agora a vários milhões de quilómetros da Terra, no ponto mais próximo.
O risco é portanto hipotético, mas, em caso de colisão, um asteroide deste tamanho teria “um impacto devastador na vida tal como a conhecemos”, explicou Scott Sheppard.
A poeira lançada para a atmosfera bloquearia a luz solar, arrefecendo o planeta e causando uma extinção em massa.
A descoberta foi feita através do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal.
Cerca de 30 mil asteroides de todos os tamanhos, incluindo mais de 850 a medir um quilómetro ou mais, foram catalogados nas proximidades da Terra, sem que nenhum represente uma ameaça para o planeta durante os próximos 100 anos.
De acordo com Scott Sheppard, existem “entre 20 e 50” grandes Objetos Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês) por detetar.
“A maioria deles está em órbitas que tornam a deteção difícil”, acrescentou.
Para se preparar para uma descoberta mais grave, a agência espacial norte-americana NASA realizou uma missão de teste no final de setembro: uma nave espacial foi lançada contra um asteroide não perigoso, provando ser possível alterar a trajetória.

Mundo
Países Baixos quer desconto nas rendas para jovens que ajudem idosos


O Governo dos Países Baixos propõe um novo subsídio para jovens entre os 18 e 30 anos que atribui um desconto de 200 euros no arrendamento mensal caso estes se mudem para complexos residenciais para idosos.
Trata-se de um subsídio destinado a combater a solidão dos idosos e a ajudá-los a realizarem as tarefas domésticas, noticiou a agência EFE.
Destinado a promover a “vida intergeracional” e a incentivar um maior contacto entre os inquilinos mais jovens e os mais velhos, o subsídio vai ao encontro dos desafios que os Países Baixos enfrentam na prestação de cuidados e apoio à população idosa, enquanto responde às necessidades da geração mais jovem de encontrar habitação a preços acessíveis.
A ministra dos Cuidados de Longa Duração e do Desporto, Connie Helder, lançou a proposta e abriu uma consulta até dia 23 para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre este regime, antes de o viabilizar.
A proposta prevê uma redução de 200 euros por mês nas rendas dos quartos das habitações para idosos para os jovens inquilinos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos “que queiram contribuir ativamente para a qualidade de vida e para a interação” entre as gerações, o que promoveria o sentido de comunidade, o benefício mútuo e a compreensão.
“Estamos a assistir a um aumento relativo do número de pessoas idosas (no país), a um menor número de profissionais de saúde para cuidar delas, à falta de habitação e à solidão entre os jovens. Com este projeto, podemos proporcionar alojamento acessível aos jovens, que podem sempre conversar ou visitar alguém no complexo”, disse Connie Helder.
Para as pessoas mais velhas, ter jovens a viver perto “dá-lhes mais vitalidade” e “ajuda e apoio extra” se precisarem, pelo que jovens e idosos “podem significar muito uns para os outros e aprender uns com os outros, e viver juntos lado a lado também cria mais compreensão entre eles”, explicou.
Mundo
Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano. O Cardeal Pietro Parolin, o número dois do Vaticano, disse que Francisco estava cansado e atribuiu a febre ao fato de o pontífice ter cumprimentado, um a um, os membros de uma multidão especialmente grande da sua fundação escolar, na tarde desta quinta-feira.
“Ele queria cumprimentar toda a gente e provavelmente, num determinado momento, perdeu a sua resistência”, disse Parolin, citado pela agência de notícias LaPresse.
Da última vez que o Papa Francisco teve uma febre grave, em março, o pontífice de 86 anos foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado com bronquite aguda. Recebeu tratamento com antibióticos intravenosos e teve alta três dias depois.
Um oficial do Vaticano, que falou sob condição de anonimato, por não estar autorizado a falar sobre a saúde do papa, afirmou que Francisco não recebeu ninguém em audiência, esta sexta-feira “devido a um estado febril”.
Não estavam agendadas audiências formais para sexta-feira, mas Francisco mantém uma agenda separada, privada e não oficial de encontros com pessoas que recebe, na sua residência.
Mundo
Faleceu diva da pop Tina Turner

Tina Turner – uma das maiores vocalistas do pop e rock faleceu aos 83 anos, confirmou o seu porta-voz.
Num comunicado, afirmou que: “Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’, faleceu tranquilamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença, na sua residência em Kusnacht, perto de Zurique, Suíça.
“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo a seguir.”
A estrela nascida nos EUA foi uma das cantoras de rock femininas mais adoradas, conhecida pela sua presença em palco e uma série de sucessos como The Best, Proud Mary, Private Dancer and What’s Love Got to Do With It.
Alcançou a fama pela primeira vez na década de 60 ao lado do ex-marido Ike Turner, com a clássica canção River Deep, Mountain.
«
A história da sua vida também foi imortalizada num popular espetáculo do West End que ainda está em exibição.
(em atualização)
-
Famalicãohá 1 semana
Câmara de Famalicão apoia 15 instituições sociais com pacote financeiro de 360 mil euros
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Conheça aqui o programa para os 7 dias das “Festas Antoninas”
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Escola Camilo Castelo Branco faz “minuto de silêncio” por Beatriz Costa falecida este sábado com 19 anos
-
Paíshá 5 dias
Combustíveis vão descer para a semana.