Siga-nos nas redes
Publicidade

Mundo

Mandado de captura internacional para extradição em nome de Isabel dos Santos

Publicado

em

A Interpol emitiu um mandado de captura internacional para extradição em nome de Isabel dos Santos, a pedido da Procuradoria-Geral da República de Angola.
A notícia foi avançada pela agência Lusa e informa que Isabel dos Santos é procurada por suspeitas dos “crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro”, numa pena máxima de 12 anos de prisão.
Num comunicado também enviado à Lusa, “fonte oficial” de Isabel dos Santos diz desconhecer qualquer instrução da Interpol e mostra-se intrigada pelo facto de a empresária ser procurada, após “quase três anos de existência de tais processos”, em que “nunca foi constituída arguida”, o mesmo sucedendo com qualquer uma das suas empresas.

Foto: EPA/BRUNO FONSECA

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Mundo

Países Baixos quer desconto nas rendas para jovens que ajudem idosos

Publicado

em

O Governo dos Países Baixos propõe um novo subsídio para jovens entre os 18 e 30 anos que atribui um desconto de 200 euros no arrendamento mensal caso estes se mudem para complexos residenciais para idosos.

Trata-se de um subsídio destinado a combater a solidão dos idosos e a ajudá-los a realizarem as tarefas domésticas, noticiou a agência EFE.

Destinado a promover a “vida intergeracional” e a incentivar um maior contacto entre os inquilinos mais jovens e os mais velhos, o subsídio vai ao encontro dos desafios que os Países Baixos enfrentam na prestação de cuidados e apoio à população idosa, enquanto responde às necessidades da geração mais jovem de encontrar habitação a preços acessíveis.

A ministra dos Cuidados de Longa Duração e do Desporto, Connie Helder, lançou a proposta e abriu uma consulta até dia 23 para ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre este regime, antes de o viabilizar.

A proposta prevê uma redução de 200 euros por mês nas rendas dos quartos das habitações para idosos para os jovens inquilinos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos “que queiram contribuir ativamente para a qualidade de vida e para a interação” entre as gerações, o que promoveria o sentido de comunidade, o benefício mútuo e a compreensão.

“Estamos a assistir a um aumento relativo do número de pessoas idosas (no país), a um menor número de profissionais de saúde para cuidar delas, à falta de habitação e à solidão entre os jovens. Com este projeto, podemos proporcionar alojamento acessível aos jovens, que podem sempre conversar ou visitar alguém no complexo”, disse Connie Helder.

Para as pessoas mais velhas, ter jovens a viver perto “dá-lhes mais vitalidade” e “ajuda e apoio extra” se precisarem, pelo que jovens e idosos “podem significar muito uns para os outros e aprender uns com os outros, e viver juntos lado a lado também cria mais compreensão entre eles”, explicou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Papa Francisco cancela agenda após ficar doente

Publicado

em

O Papa Francisco ausentou-se de reuniões, esta sexta-feira, devido a uma febre, após um dia particularmente agitado, afirmou o Vaticano. O Cardeal Pietro Parolin, o número dois do Vaticano, disse que Francisco estava cansado e atribuiu a febre ao fato de o pontífice ter cumprimentado, um a um, os membros de uma multidão especialmente grande da sua fundação escolar, na tarde desta quinta-feira.

“Ele queria cumprimentar toda a gente e provavelmente, num determinado momento, perdeu a sua resistência”, disse Parolin, citado pela agência de notícias LaPresse.

Da última vez que o Papa Francisco teve uma febre grave, em março, o pontífice de 86 anos foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado com bronquite aguda. Recebeu tratamento com antibióticos intravenosos e teve alta três dias depois.

Um oficial do Vaticano, que falou sob condição de anonimato, por não estar autorizado a falar sobre a saúde do papa, afirmou que Francisco não recebeu ninguém em audiência, esta sexta-feira “devido a um estado febril”.

Não estavam agendadas audiências formais para sexta-feira, mas Francisco mantém uma agenda separada, privada e não oficial de encontros com pessoas que recebe, na sua residência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Faleceu diva da pop Tina Turner

Publicado

em

Tina Turner – uma das maiores vocalistas do pop e rock faleceu aos 83 anos, confirmou o seu porta-voz.

Num comunicado, afirmou que: “Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’, faleceu tranquilamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença, na sua residência em Kusnacht, perto de Zurique, Suíça.

“Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo a seguir.”

A estrela nascida nos EUA foi uma das cantoras de rock femininas mais adoradas, conhecida pela sua presença em palco e uma série de sucessos como The Best, Proud Mary, Private Dancer and What’s Love Got to Do With It.

Alcançou a fama pela primeira vez na década de 60 ao lado do ex-marido Ike Turner, com a clássica canção River Deep, Mountain.

«

A história da sua vida também foi imortalizada num popular espetáculo do West End que ainda está em exibição.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Ribeirenses voltam a decidir o seu futuro nas mesas de voto este domingo

Este domingo, dia11 de junho, realizam-se as eleições intercalares para a eleição da nova Assembleia de Freguesia de Ribeirão, na...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão: Lucas Mineiro deverá reforçar meio-campo após uma época no Westerlo da Bélgica

O brasileiro Lucas Mineiro estará prestes a integrar o emblema do FC Famalicão, na época 2023/2024, após um ano ao...

Famalicãohá 6 horas

Antoninas 2023: Desfile etnográfico lembra tradições seculares do concelho de Famalicão (vídeo)

As Festas Antoninas de Famalicão são uma referência secular e para lembrar isso estiveram presentes, no centro de Famalicão, centenas...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão espera um domingo com períodos de chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas

Será um domingo de chuva, com temperaturas máximas a chegar aos 23.º graus, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 9 horas

Marcelo diz que Portugal não pode desistir de criar mais riqueza neste 10 de junho

O Presidente da República defendeu hoje que Portugal não pode desistir de criar mais riqueza, igualdade, mais coesão, considerando que...

Desportohá 9 horas

Alexandre Penetra do FC Famalicão nos treinos da Seleção Nacional sub-21 destaca o desenvolvimento coletivo do grupo

A seleção portuguesa de sub-21 tem dado primazia ao desenvolvimento das “relações dentro e fora de campo” nos primeiros dias...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Comunidade de dadores de sangue assinalou o seu dia este sábado no Parque da Devesa

Em mais um dia das Festas Antoninas de Famalicão 2023, foi assinalado o XVII Dia do Dador de Sangue Famalicense,...

Famalicãohá 11 horas

Antoninas 2023: 16.ª Caminhada Camiliana foi viagem ao passado de um dos maiores escritores portugueses de sempre (vídeo)

Foram muitos os que se reuniram, na manhã deste sábado, para participar na 16.ª Caminhada Camiliana, uma viagem ao passado,...

Famalicãohá 11 horas

Antoninas 2023: Maninho trouxe ritmo e calor a mais uma noite de festa (vídeo)

O artista brasileiro Maninho foi o nome mais esperado, em mais um dia de festa nas Antoninas de 2023, que...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Vai à Vila dedica-se às terapias e bem estar entre 16 e 18 de junho

O Vai à Vila de Famalicão prepara, para os dias entre 16 e 18 de junho, sexta a domingo, um...

Arquivo

Mais Vistos