Siga-nos nas redes

Mundo

Putin terá caído das escadas da residência oficial

Publicado

em

O Presidente russo terá caído das escadas na residência oficial, em Moscovo. O canal russo no Telegram, “General SVR”, revelou que Vladimir Putin terá alguns problemas de saúde. Apesar de ter batido com o cóccix no chão, o acidente não foi considerado grave.

Tendo em conta o canal anti-Kremlin, Putin caiu de sete degraus numa escadaria na residência oficial e bateu com o cóccix no chão.

“O acidente oficial aconteceu em frente a três guarda-costas que ajudaram o Presidente a levantar-se. Depois de o deitarem num sofá próximo e chamaram os médicos de serviço da residência”.

As fontes oficiais não confirmaram a queda do líder russo com 70 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Mundo

Chegou ao fim a política “covid zero” na China

Publicado

em

Este domingo marca o levantamento da quarentena obrigatória para viajantes do estrangeiro, na China. Desta forma, chegam ao fim três anos de isolamento autoimposto, num momento no qual o país enfrenta uma onde de covid-19 sem precedentes desde o início da pandemia.

Segundo avançou a agência France-Presse, o fim da política “covid zero” e da quarentena obrigatória originou um aumento exponencial do tráfego nos sites de reservas para viagens.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Reino Unido. Atira cigarro pela janela do carro e leva multa de 1.700€

Publicado

em

Uma mulher foi multada em mais de 1.700 euros por atirar um cigarro pela janela do seu carro, em Barking e Dagenham, Londres, no Reino Unido.

Ao ver a condutora a cometer o delito, a polícia tomou nota da matrícula e identificou Maurine Bateesa como proprietária do carro.

A mulher foi contactada, mas recusou fornecer os dados de quem estava a conduzir o carro naquele preciso momento, reporta o jornal Metro.

A mesma publicação conta que a mulher foi notificada com a acusação, recebeu uma carta, mas tudo sem resposta, até o caso ser encaminhado para tribunal.

A sua ausência no Tribunal de Magistrados de Barkingside levou-a a ser condenada a uma multa de 1.500 libras (1.704 euros), que foi obrigada a pagar.

O vereador da região de Barking e Dagenham, Syed Ghan, citado pelo jornal britânico, afirmou que “é um ato criminoso e não vamos tolerar que as pessoas tratem o nosso bairro como um depósito de lixo”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Português detido na Austrália após engolir 1,6 kg de cocaína

Publicado

em

Um cidadão português foi detido no Aeroporto de Sidney, na Austrália, após ter tentado entrar no país com cerca de 1,6 quilogramas de cocaína escondida no corpo. A descoberta foi feita após uma inspeção na alfândega.

Segundo revelou a Australian Border Force [ABF], num comunicado divulgado esta sexta-feira, os agentes “examinaram a bagagem do homem, após este ter voado de França para Sidney a 1 de janeiro de 2023, via Hong Kong”.

A inspeção à bagagem e ao suspeito confirmou a suspeita de “presença de cocaína” e o homem foi encaminhado para “realizar um novo exame”. O português foi então transportado para um hospital para realizar um TAC, que “alegadamente identificou a presença de pacotes [de cocaína] no seu estômago”.

No total, o homem consumiu 100 pacotes, cada um com cerca de 16 gramas. “Suspeita-se que cada pacote contém cocaína, sendo o peso bruto total estimado de 1,6 kg”, acrescentou a autoridade australiana.

No comunicado, a detetive Carly Smith frisou que “qualquer pessoa que contrabandeia drogas internamente não só arrisca uma pena de prisão substancial como também está a correr graves riscos para a sua saúde e bem-estar”. “Arriscam as suas próprias vidas e causam danos na comunidade ao proporcionar o acesso a substâncias ilícitas”, acrescentou.

O português foi acusado de tráfico de droga e enfrenta uma pena máxima de 25 anos de prisão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Morreu a jornalista Barbara Walters

Publicado

em

A jornalista e ‘pivot’ norte-americana Barbara Walters morreu na sexta-feira à noite, na sua casa em Nova Iorque, aos 93 anos, anunciou a cadeia de televisão ABC.

Durante mais de três décadas na ABC, e antes disso na NBC, Walters tornou-se conhecida em programas como “Today”, na NBC, e “20/20” da ABC, entre outros.

“Barbara era uma verdadeira lenda, uma pioneira não só para as mulheres no jornalismo, mas para o próprio jornalismo. Foi uma repórter única no seu campo e conseguiu muitas das entrevistas mais importantes do nosso tempo”, disse o CEO da Walt Disney Co., empresa-mãe da ABC, Bob Iger, em comunicado.

Era um nome de referência da televisão e do jornalismo norte-americano que se destacou por ter sido a primeira mulher pivot em horário nobre.

A jornalista entrevistou, entre outros, todos os Presidentes dos Estados Unidos, de Richard Nixon a Barack Obama, bem como o antigo líder da Líbia Muammar Kadhafi, morto em outubro de 2021, e Fidel Castro de Cuba, falecido em 2016.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Morreu o Papa Bento XVI

Publicado

em

Morreu o Papa emérito Bento XVI.

O antecessor de Francisco morreu aos 95 anos. Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma. A morte de Joseph Ratzinger morreu este sábado, às 9:34, anunciou o Vaticano.

Foi, recorde-se, o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.

O testamento de Bento XVI está escrito e será tornado público agora após a sua morte. Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro.

João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Faleceu Pelé aos 82 anos

Publicado

em

O antigo futebolista brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu hoje, aos 82 anos, informou o seu agente, Joe Fraga.

A lenda do futebol brasileiro e mundial, único jogador tricampeão do Mundo, ficou internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de novembro, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro detetado em setembro de 2021, e ao tratamento de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.

Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.

Pelé, o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, assinou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira, tendo vestido as camisolas de Santos e New York Cosmos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Espanha elimina IVA sobre alimentos básicos: Pão, ovos, leite, fruta, legumes cereais etc.

Publicado

em

O Governo espanhol anunciou, esta terça-feira, a eliminação do IVA de alimentos básicos e ajudas às famílias, aos agricultores e à indústria de gás como formas de enfrentar a crise energética e a inflação provocadas pela guerra na Ucrânia.

Entre as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, conta-se o fim da cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de alimentos considerados de primeira necessidade, como o pão, o leite, o queijo, os ovos, a fruta, os legumes e leguminosas, as batatas e os cereais. Estes produtos tinham um IVA de 4%.

O Governo espanhol decidiu também, em reunião de Conselho de Ministros hoje realizada, reduzir o IVA de azeite e massas de 10 para 05%.

Além disso, o executivo de Madrid vai dar um pacote de ajudas a vários setores, a começar pelas famílias com rendimentos anuais até 27 mil euros.

Segundo foi anunciado, 4,2 milhões de famílias vão receber ajudas de 200 euros, e foi ainda decidido que as condições dos contratos de arrendamento que terminem até 30 de junho de 2023 serão prorrogadas durante seis meses para evitar aumentos abusivos.

Também os agricultores vão ter ajudas diretas do Estado, no valor de 300 milhões de euros, com o objetivo de compensar o aumento dos custos devido ao aumento do custo dos fertilizantes, enquanto a indústria de gás recebe uma nova linha de liquidez de 500 milhões de euros.

O Governo espanhol irá ainda dar 450 milhões de euros de ajuda ao setor cerâmico e outros subsetores, além de investir 3.100 milhões de euros na descarbonização industrial.

Por outro lado, Sánchez adiantou que algumas medidas já adotadas vão manter-se no próximo ano, como é o caso da gratuitidade das viagens em transportes públicos de média distância, a redução de 30% do custo dos transportes urbanos e interurbanos e a prorrogação por seis meses da redução do imposto sobre a eletricidade e o gás.

As ajudas preveem ainda que se mantenha, em 2023, o congelamento do preço máximo das garrafas de gás, que seja prolongado o limite de 2% nas atualizações anuais das rendas de casas e as suspensões de despejos de famílias vulneráveis.

No próximo ano manter-se-á também a proibição do corte de fornecimento se serviços essenciais, como a água, a eletricidade ou o gás, e mantêm-se os subsídios sociais mais abrangentes iniciados este ano.

O aumento de 15% do rendimento mínimo de vida e das pensões não contributivas também serão mantidos e será prorrogado até 2024 a possibilidade de reforma parcial para promover a substituição geracional e a criação de emprego, especialmente na indústria.

O Governo espanhol determinou ainda uma extensão no tempo dos subsídios dados aos desempregados afetados pela erupção vulcânica na ilha de Las Palmas e manteve a proibição de demissões nas empresas afiliadas ao programa de ajuda devido ao aumento dos custos de energia causado pela guerra na Ucrânia.

A partir de 31 de dezembro, o desconto de 20 cêntimos por litro de combustível passa a ser dado apenas ao transporte rodoviário profissional e agricultores, enquanto os pescadores terão uma ajuda direta no valor de 120 milhões.

O Conselho de Ministros aprovou também um aumento de 8,5% para as pensões, na sequência da subida da inflação, para garantir o poder de compra dos reformados, e deu luz verde à melhoria da reforma ativa, que permite aos profissionais de saúde de cuidados primários, médicos de família e pediatras em idade de reforma continuarem a trabalhar nos próximos 3 anos.

As medidas hoje decididas no Conselho de Ministros constituem o terceiro pacote de ajuda do Governo espanhol para aliviar as consequências económicas e sociais da guerra na Ucrânia e terão um impacto de 10 mil milhões de euros.

Apesar de nos últimos meses a Espanha ter conseguido moderar a subida dos preços e já ser o país com a inflação mais baixa da zona euro, o Governo decidiu promover este pacote de apoios para “diminuir o custo com bens e serviços primários relacionados com alimentação e energia”.

Segundo avançou Pedro Sánchez em conferência de imprensa, o total de recursos alocados pelo executivo vai alocar um total de 45.000 milhões de euros para proteger a classe média e trabalhadora e o tecido produtivo do país face ao aumento do custo de vida.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Mundo

Presidente ucraniano desafia Putin para combate a dois num ringue

Publicado

em

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desafiou ontem o homólogo russo, Vladimir Putin, para “combate a dois” no ringue, “se ele for um homem”, numa entrevista à televisão francesa.

“Um homem, se é um homem de verdade, quando quer enviar uma mensagem a alguém ou se quer bater-lhe, fá-lo sem recorrer aos serviços de um intermediário. Se eu tivesse tal mensagem para enviar a Putin, fá-lo-ia sozinho“, disse Zelensky numa entrevista transmitida na televisão pública francesa LCI, citado pela Europa Press.

O líder ucraniano disse que estava pronto para combater a dois com Putin, num combate “a começar amanhã”, adiantando que esse encontro “seria a última cimeira do Presidente Putin” Zelensky respondia assim às noticias sobre uma ordem de Putin dada ao presidente da região russa da Chéchenia, Ramzan Kadyrov, para matar o chefe de Estado ucraniano, pouco depois da invasão russa da Ucrânia a 24 de fevereiro.

O presidente da Ucrânia abordou também a possibilidade da guerra acabar com a morte de Putin: “Quando uma pessoa morre, todas as instituições param.”

Para Zelensky, a estratégia de Putin é comparável à da Alemanha nazi. “A Rússia não iniciou uma nova forma de guerra. Está a fazer o que o regime fascista de Hitler fez”, disse, referindo-se ao bombardeamento pela Rússia de infraestruturas civis para provocar o pânico entre a população ucraniana.

Quanto às ameaças da Rússia sobre a utilização de armas nucleares, Volodymyr Zelensky salientou que são “um sinal de fraqueza”, “desordem mental” e “problemas médicos”, referindo que “só os doentes, absolutamente doentes, poderiam dar tal passo”.

O chefe de Estado da Ucrânia referiu-se ainda aos mais de dois milhões de ucranianos, muitos deles crianças, que foram deportados para a Rússia desde o inicio da guerra. “Temos números impressionantes. Estamos a falar de 50.000 a 200.000 crianças, das quais conhecemos os detalhes: nomes, datas de nascimento e assim por diante”, disse, adiantando que “muitos são hoje reféns”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

“Obrigado CR7”. FIFA presta tributo a Cristiano Ronaldo

Publicado

em

A FIFA fez um vídeo de homenagem a Cristiano Ronaldo. isto aconteceu poucas horas depois da eliminação de Portugal do Mundial do Qatar.

“Um mito. Uma lenda. Uma máquina. Obrigado, Cristiano”, escreve o organismo que rege o futebol mundial nas redes sociais.

A mensagem foi deixada na página dedicada ao Mundial 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Mundial 2022: jornalista norte-americano morre durante jogo entre Países Baixos e Argentina

Publicado

em

Grant Wahl, conhecido jornalista norte-americano, morreu durante a cobertura do jogo do Mundial2022 entre os Países Baixos e a Argentina, esta sexta-feira.

O repórter, de 48 anos, terá desmaiado no jogo Países Baixos-Argentina, na área de imprensa.

Grant Wahl recebeu “tratamento médico imediato no local” e foi depois transferido para o Hamad General Hospital. Não são ainda conhecidas as circunstâncias da morte.

De acordo com o jornal The Guardian, Wahl referiu na segunda-feira que tinha visitado uma clínica médica no Qatar depois de se sentir indisposto.”O meu corpo acabou por quebrar. Três semanas de pouco sono, stress elevado e muito trabalho podem fazer-lhe isso”, referiu, na altura.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Veja os golos! FC Famalicão perde por 4-1 frente ao SC Braga

O Futebol Clube de Famalicão (FC Famalicão) deslocou-se até ao Estádio Municipal de Braga, também conhecida como “Pedreira” para defrontar...

Paíshá 10 horas

Meteorologia. Vem aí mais frio e chuva

Se esta semana a meteorologia mostrou ‘tréguas’ com uma subida da temperatura máxima, o mesmo não acontecerá a partir de...

Barceloshá 11 horas

Barcelos: Motociclista perde a vida em acidente

Um motociclista de Barcelos perdeu a vida este sábado, vítima de uma colisão entre um carro . O homem seguia...

Economiahá 12 horas

Há 90 empresas interessadas na semana de quatro dias de trabalho em Portugal

Os números foram avançados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. O número de empresas que...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Despiste em Pousada de Saramagos provoca ferimentos num homem

Um acidente de viação, na freguesia de Pousada de Saramagos, provocou ferimentos num homem. O despiste aconteceu na madrugada deste...

Paíshá 12 horas

Pré-avisos de greve atingem em 2022 número mais elevado desde 2013

Os pré-avisos de greve comunicados ao Ministério do Trabalho em 2022 totalizaram 1.087, um aumento de 25% face a 2021,...

Paíshá 12 horas

CP em greve entre 08 e 17 de fevereiro. São esperadas “fortes perturbações” na circulação

Comboios de Portugal alerto para “fortes perturbações” na circulação, entre 08 e 17 de fevereiro, em todos os serviços, devido...

Regiãohá 14 horas

STOP diz vai avançar com “formas criativas” de lidar com serviços mínimos da greve

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) diz vai avançar com “formas diferentes e criativas” para lidar com...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passaram pelo Mercado, Bombeiros Famalicenses e Hospital

O Arciprestado de Famalicão recebe até este domingo, os símbolos originais relativos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A JMJ,...

Desportohá 15 horas

Futebol feminino: Famalicão regressa às vitórias

A equipa feminina do FC Famalicão venceu, este sábado, a formação do Marítimo, por 1-0, no jogo da jornada 13...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES