Siga-nos nas redes

País

Reformados defendem prioridade na vacina para todos com mais de 75 anos

Publicado

em

Defendendo que as pessoas com mais de 75 anos devem ter prioridade, independentemente de terem doenças prévias, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (Murpi) criticou hoje o plano de vacinação do Governo contra a covid-19.

O Murpi estranha que as autoridades da saúde “não tenham relevado para o primeiro plano da vacinação as pessoas mais idosas, que são um grupo vulnerável, independentemente das comorbilidades”, afirmou a confederação em comunicado hoje divulgado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Para a entidade, as pessoas com mais de 75 anos devem constituir um grupo prioritário e receber a vacina até final de março próximo.

“É inadmissível que este plano [do Ministério da Saúde] relegue a vacinação deste grupo social para a segunda fase, salvaguardando, somente, aqueles que apresentem, concomitantemente, doenças graves: respiratórias, cardíacas e renais”, refere o Murpi, lembrando que a Ordem dos Médicos também discordou dos critérios de prioridade na vacinação contra o SARS-COV-2.

“A confederação Murpi realça o facto de o Governo relegar para segundo plano a vacinação prioritária deste grupo social em contraste com as medidas inicialmente tomadas de confinamento, que agravaram a situação de isolamento das pessoas idosas”, afirma.

A Ordem dos Médicos defendeu na sexta-feira a mudança de critérios de vacinação, considerando que deve ser privilegiado o fator idade, para facilitar a identificação dos grupos-alvo e permitir reduzir a mortalidade, morbilidade e pressão nos serviços.

A posição foi justificada pelo bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, com o facto de “a taxa de letalidade variar de cerca de 0,3% na faixa dos 50 aos 59 anos até aos 13,6% acima dos 80 anos”.

“Nesse sentido, os profissionais e os residentes em lares, unidades de cuidados continuados e aqueles idosos que são acompanhados diretamente pelas famílias, beneficiariam da vacina logo numa primeira fase. Da mesma forma, no que aos profissionais de saúde diz respeito, defendemos que o fator idade e doenças associadas deveria ser considerado na seleção inicial, independentemente da unidade de saúde, região do país ou setor em que desenvolvessem a sua atividade”, argumentou num ofício dirigido ao ministério de Marta Temido.

O Plano Regional de Vacinação Covid-19 estabelece três fases, a começar pela população mais idosa e pelos profissionais do sistema de saúde, público e privado, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase; outras 50 mil na segunda fase, e, por fim, 100 mil pessoas.

A campanha de vacinação arrancou no domingo em Portugal, à semelhança de outros países da União Europeia.

A vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo SNS.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.045 pessoas dos 423.870 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 39 minutos

Sporting multado em quase 2 mil euros por comportamento incorreto dos adeptos em Famalicão

Mil novecentos e dez euros é o valor da multa aplicada ao Sporting Clube de Portugal devido ao comportamento incorreto...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Equipa está focada e cada vez mais desenvolvida são as convicções do capitão Riccieli

Neste momento em que se antecipa o início de mais uma jornada da I Liga, o capitão do FC Famalicão...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: João Nascimento é candidato à presidência da mesa da Assembleia Municipal após saída de Nuno Melo

Depois da saída de Nuno Melo, que ocupa agora o cargo de ministro da Defesa, a Assembleia Municipal (AM) de...

Famalicãohá 3 horas

Reportagem especial: Vespa Asiática em Famalicão continua a preocupar

Desde 2011 está confirmada a presença em Portugal da vespa asiática, espécie não – indígena, predadora da abelha europeia. Os...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Vítor Coelho assume direção do FamaBasket até 2027

O clube FamaBasket de Famalicão realizou, esta quinta-feira, a sessão destinada à toma de posse dos novos órgãos sociais eleitos...

Bragahá 5 horas

Braga: Mulher tenta matar marido com fármacos e depois com faca e tesoura em Amares

Uma mulher, de 56 anos, foi detida, no concelho de Amares, distrito de Braga, por suspeitas de ter tentado matar...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Previsões de chuva regressam este sábado. Céus limpos voltam no domingo

As previsões de chuva regressam, este sábado, ao concelho de Famalicão, com uma probabilidade de precipitação de 46%, de acordo...

Famalicãohá 6 horas

Lés a Lés Famalicão damos destaque à freguesia de Vermoim

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à freguesia de Vermoim. É nosso convidado, o presidente da Junta de Freguesia,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Crianças do Agrupamento de Escolas D. Maria II reuniram-se num “Mega Piquenique” no Parque da Devesa

A comunidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II esteve reunida, esta quinta-feira, para um “Mega Piquenique” no Parque da...

Famalicãohá 7 horas

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos...

Arquivo

Mais Vistos