País
Polícias sem combustível andam a pé. Carros só para situações “imprescindíveis”

As viaturas da frota da PSP correm o risco de ficar paradas, já que a Direção Nacional terá dado ordens, de forma a ativar medidas de contenção no uso de combustível, depois de termidado o contrato destes com a GALP.
Sem um novo contrato em vigor a 01 de janeiro, os carros estão a ser usados apenas para saídas imprescidiveis, avança o Observador.
Em causa estão os contratos estabelecidos com esta gasolineira, enviados para análise do Tribunal de Contas, entre 7 e 15 de dezembro, tendo “solicitado esclarecimentos necessários para a sua análise, cuja resposta se aguarda”. de acordo com a mesma fonte.
Prevendo isto, a PSP atestou os seus depósitos antes do final do ano, mas mesmo assim indicou aos seus elementos que “no sentido de ser reduzido ao máximo a utilização de viaturas automóveis (apenas para o imprescindível)”.

País
Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica

Uma proposta do Livre de alteração ao orçamento para alargamento do subsídio de desemprego foi viabilizada hoje, no parlamento, depois de uma hora e meia de discussão sobre a admissão de um artigo que não constava na iniciativa inicial do partido.
A proposta do Livre, que será avocada hoje em plenário, foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) já de madrugada.
Viu assim ‘luz verde’ o alargamento do subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica a quem seja atribuído o estatuto de vítima.
Foi aprovada ainda a “criação de majorações no âmbito do programa «Emprego Interior +» para as situações em que haja um trabalhador que cesse vínculo laboral por necessidade de mudança de residência com intuito de acompanhar o cônjuge ou unido de facto que tenha celebrado contrato de trabalho, cujo local de trabalho se localize em territórios de baixa densidade”.
Um outro artigo da proposta prevê um programa de licenças para formação que facilite a “elevação de qualificações e de requalificação das pessoas ao longo da vida”, em articulação “com a possibilidade de substituição dos trabalhadores em formação, dando cumprimento ao Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação, ouvidos os parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social”.
Foi precisamente a admissão deste artigo que provocou um longo debate entre os partidos, à semelhança do que aconteceu com uma proposta do PS, cuja substituição introduziu um artigo novo sobre o aumento da margem de endividamento das autarquias.
País
Livro do Guinness certifica ondas gigantes da Nazaré

A certificação da maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, a 29 de Outubro de 2020, foi entregue hoje por um juiz do Guinness Book of Records, no forte de S. Miguel, ao surfista alemão, que estava “muito orgulhoso” de ter surfado uma onda “criada por uma tempestade” que prova que “tudo o que realmente se quer fazer na vida é possível”.
“Não nasci num país com ondas”, disse o alemão, que vive em Nazaré desde 2012, acrescentando que também não tinha “a oportunidade, quando criança, de viajar para países e surfar”, mantendo que tinha de usar a sua “motivação” para se mudar para “o outro lado do planeta” e dedicar-se ao surf, um desporto do qual nunca desistiu.
O prémio da maior onda do mundo na Nazaré, pela quinta vez, “não é aborrecido, mas começa a ser normal”, disse o presidente da câmara, Walter Chicharro, considerando que as ondas da Praia do Norte têm, na última década, “prestado um grande serviço ao país”.
País
“Rei dos catalisadores” foge da PSP em contra-mão e embate contra outro carro no Porto

Um homem foi detido, esta quarta-feira, no Porto, depois de ter roubado o catalisador de um carro e ter fugido às autoridades, avaça a CM.
Nesta perseguição em alta velocidade, o suspeito, conhecido como o “rei dos catalisadores”, acompanhado da namorada, chegou a conduzir em contra-mão numa das ruas mais mobimentadas da cidade, acabando por embater contra outra viatura.
O duo ainda terá tentado a fuga a pé mas foi interceptado pela PSP.
País
Palavrão de José Milhazes em direto apanha apresentadora Clara de Sousa desprevenida (VÍDEO)
O comentador da SIC José Milhazes foi o protagonista de um momento insólito, na noite desta terça-feira, no telejornal da SIC, quando disse um palavrão que apanhou até a apresentadora Clara de Sousa de surpresa, reunindo agora milhares de reações nas redes sociais.
Tudo aconteceu quando José Milhazes comentava um momento de protesto durante um concerto de rock na Rússia, no qual os espectadores iniciaram um cântico anti-guerra, que acabou por ser entoado por grande parte da assistência, um sinal de descontentamento face à invasão da Ucrânia vindo de dentro do próprio país de Vladimir Putin.
Fluente na língua russa, José Milhazes ofereceu-se a Clara de Sousa para traduzir os cânticos:
“Sabes o que estão a dizer? A guerra que vá para o ca***ho”, disse o comentador naturalmente, arrancando até um suspiro da apresentadora.
Nas redes sociais o momento tem sido partilhado em grande força pelos internautas portugueses e já recebeu até comentários de algumas figuras nacionais famosas.
País
Número de casos de varíola dos macacos em Portugal sobe para 49

O número de infeções pela varíola do macaco em Portugal aumentou para 49, segundo os dados revelados, esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales.
, a autoridade de saúde recomenda os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço a procurarem aconselhamento clínico.
As regiões mais afetadas por estes casos de infeção são o Norte de Portugal e a zona de Lisboa e Vale do Tejo.
País
GNR vence maratona de 161 quilómetros nos Estados Unidos. Quase 17 horas de prova sem interrupções

O Cabo Vítor Rodrigues da GNR venceu, este fim de semana, a ultramaratona KEYS 100 Ultramarathon na Flórida, Estados Unidos da América.
Um total de 161 quilómetros foram percorridos em 16 horas e 42 minutos de modo ininterrupto.
Esta vitória vale assim o apuramento para mais um hercúleo desafio, o Badwater 135, que se realiza no mês de julho.
Nas redes sociais, a Guarda Nacional Republicana congratula o militar por esta conquista.
País
Semana de trabalho de 4 dias: Parlamento debate possibilidade

Os deputados aprovaram, esta quarta-feira, uma proposta de alteração do Livre ao Orçamento do Estado que prevê um estudo e amplo debate sobre novos modelos de organização laboral, incluindo a semana de quatro dias de trabalho.
Na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2022, que decorre na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, a proposta apresentada pelo deputado único do Livre mereceu os votos favoráveis de PS, PAN e BE, a abstenção do PCP e os votos contra de PSD, Iniciativa Liberal e Chega.
O deputado Rui Tavares não votou a sua proposta uma vez que não integra a Comissão de Orçamento e Finanças.
A iniciativa prevê que “o Governo promove o estudo e a construção de um programa piloto que vise analisar e testar novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de quatro dias em diferentes setores e o uso de modelos híbridos de trabalho presencial e teletrabalho”.
E refere também que o executivo deverá promover “um amplo debate nacional e na concertação social sobre novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de trabalho de quatro dias, como forma de promover uma maior conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar”.
A proposta inicial, o Livre propunha que o Governo promovesse “o estudo e a construção de um programa que visa testar a semana de 30 horas de trabalho por semana, em 04 dias de trabalho, a implementar a partir de 2023 e ao longo de três anos, num conjunto de até 100 empresas nacionais que nele se inscrevam”.
No entanto, o partido substituiu essa iniciativa por aquela que foi aprovada.
Os deputados aprovaram também uma outra proposta do Livre com vista à promoção de “ações de formação junto de todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde sobre orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais, de modo a melhorar o atendimento e acompanhamento clínico de pessoas da comunidade LGBTQI”.
Esta iniciativa teve o voto a favor do PS, BE, PCP, Iniciativa Liberal e PAN e o voto contra de PSD e Chega.
País
Envolvimento com “senhora bonita” custou 22 mil euros a reformado no Porto

Um homem reformado de 80 anos foi burlado em mais de 22 mil euros, numa casa de alterne, na Sé, No Porto, após ter tentado envolver-se com uma mulher através das redes sociais, avança o JN.
A primeira interação terá acontecido na plataforma ‘Badoo’, onde o octogenário enviou a mensagem “Senhora Bonita” depois de lhe ter aparecido uma “imagem” que se supõe ser o perfil da burlona.
A partir deste ponto, as mensagens e chamadas “choveram” na caixa de entrada do reformado, acompanhadas por convites para visitar a tal “Senhora Bonita”.
Depois de terem acordado encontrar-se num bar no Porto, o idoso entendeu aí que tinha caído num “alhada”.
Este homem, uma das 36 vítimas deste esquema, explicou em tribunal que neste estabelecimento pagou 23 euros por duas águas e um café e que o cartão de crédito/débito lhe foi exigido com a desculpa de que o patrão não estaria presente.
“Achei exorbitante, mas pensei: ‘deixa lá, vou pagar, para salvaguardar a minha pessoa'”, disse o octogenário.
País
GNR chora morte de militar de 24 anos em violento despiste de mota

A GNR chora a morte de Ivan Casal, o militar de 24 anos que faleceu, esta terça-feira, cerca das 14:00 num despiste de mota, em Vagos, no distrito de Aveiro.
De acordo com o JN, Ivan terá perdido o controlo do veículo de duas rodas acabando por embater contra uma habitação.
As forças de socorro destacadas para o local tentaram ainda a reanimação, mas não foi possível reverter o estado em que se encontrava o motociclista.
País
Motorista do autocarro acidentado a caminho de Fátima será sepultado esta quarta-feira

Será sepultado, esta quarta-feira, António Araújo, de 58 anos, motorista do autocarro que morreu, no último sábado, após um aparatoso acidente, que fez mais duas vítimas mortais e 33 feridos.
O autocarro que partiu de Guimarães, às primeiras horas do dia, despistou-se na Mealhada, na A1, enquanto seguia com estes peregrinos para o Santuário de Fátima.