Siga-nos nas redes

País

“Revolta”: Professores em greve até fevereiro

Publicado

em

As greves dos professores que marcaram a primeira semana de aulas no 2º período registaram uma adesão que excedeu as expectativas dos sindicatos.

Milhares de alunos regressaram às aulas na terça-feira, mas muitos encontraram a escola fechada pela manhã devido a greves convocadas por dois sindicatos de professores, que duraram toda a semana.

Uma das greves foi convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) em protesto contra algumas das propostas apresentadas pelo governo no âmbito do processo de negociação para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de professores.

A paragem, apenas durante o primeiro período de aulas para cada professor, registou na terça-feira uma adesão de 80%, de acordo com as estimativas do sindicato.

“Houve uma forte participação, o que foi até surpreendente”, disse a presidente da SIPE, Júlia Azevedo, referindo que nos restantes dias a mobilização de professores estava a aumentar.

Porque foi uma greve parcial, muitas vezes os estabelecimentos de ensino só foram fechados durante o primeiro período de aulas, quando os alunos chegaram à escola. Por esta razão, explica Júlia Azevedo, “teve um efeito principalmente devido à visibilidade, porque depois tudo volta ao normal na segunda metade do horário dos professores”.

Simultaneamente, houve também outra greve convocada pelas mesmas razões pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP). A greve por tempo indeterminado teve início a 9 de Dezembro e o sindicato já emitiu avisos para todo o mês de Janeiro, estendendo o protesto aos trabalhadores não docentes.

Assim, algumas escolas acabaram por ser encerradas durante todo o dia, como foi hoje o caso em vários distritos de Braga e Viana do Castelo, segundo o presidente do SIPE.

“Estas duas formas de protesto demonstraram a força da razão dos professores, a sua revolta e um grito, quase um pedido desesperado ao Ministério para abrir rapidamente negociações”, sublinhou Júlia Azevedo.

A greve parcial do SIPE, inicialmente prevista apenas para a primeira semana do 2º ciclo, irá durar até 8 de Fevereiro. Contudo, o sindicato assinou hoje 18 avisos de greve por distritos, juntamente com outros sete sindicatos, incluindo a Federação Nacional de Professores (Fenprof).

Esta greve terá lugar durante 18 dias, entre 16 de Janeiro e 8 de Fevereiro.

No sábado, a STOP realizará protestos em todas as capitais de distrito, estando prevista uma marcha em Lisboa no dia 14 de Janeiro.

Em Fevereiro, no dia 11, a Fenprof, ASPL, Pró-Ordem, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU organizarão uma manifestação nacional de professores e educadores, também em Lisboa, mas antes disso planeia acampar em frente ao Ministério da Educação entre os dias 10 e 13 de Janeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Desemprego recua em fevereiro

Publicado

em

No mês de fevereiro, o número de desempregados registados nos centros de emprego em Portugal diminuiu em 2% em relação ao mês anterior, representando uma redução de 6.442 pessoas inscritas, de acordo com dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Esta queda no desemprego interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de aumento no número de desempregados. Os setores de alojamento, restauração e atividades financeiras e de seguros foram os que mais contribuíram para esta redução.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de desempregados registados em fevereiro diminuiu em 8,3%, o que equivale a uma redução de 28.619 pessoas inscritas.

Dos 315.645 desempregados inscritos em fevereiro, 183.304 receberam o subsídio de desemprego, o que representa uma taxa de cobertura de 58%. Embora seja uma ligeira melhoria em relação a janeiro, quando a taxa de cobertura era de 57%, ainda está abaixo da taxa de cobertura de um ano atrás, quando 60% dos desempregados tinham acesso a um apoio pago pela Segurança Social.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Processos por maus-tratos a animais são quase todos arquivados

Publicado

em

Processos por maus-tratos a animais são quase todos arquivados. Desde 2019, menos de 14% dos processos abertos pelo Ministério Público seguem para acusação.

 Associações criticam falta de formação das autoridades e pedem rigor nos processos. Milhares de inquéritos foram abertos nos últimos quatro anos, mas entre 2019 e 2022, 6657 processos foram arquivados em 7720 abertos.

 No ano passado, 1803 inquéritos foram abertos, com apenas 85 acusações e 1557 arquivamentos.

 As associações de direitos dos animais pedem mais formação para as autoridades e tribunais, enquanto o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pede uma lei mais clara. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

TAP fecha ano de 2022 com lucro de 65,6 milhões de euros

Publicado

em

A TAP fechou o ano de 2022 com um lucro de 65,6 milhões de euros, segundo os resultados divulgados esta terça-feira pela companhia aérea.

A empresa regressa assim aos resultados positivos após prejuízos de 1.600 milhões em 2021 e antes do previsto no plano de reestruturação. A companhia aérea conseguiu antecipar em dois anos o objetivo definido pela Comissão Europeia para regressar aos resultados positivos.

Há cinco anos que a TAP registava perdas anuais consecutivas, em destaque os dois últimos com prejuízos recorde devido ao impacto da pandemia de covid-19.

No ano passado, o lucro antes dos juros e impostos (EBIT) foi também positivo, alcançando 268,2 milhões de euros, incluindo itens não recorrentes de 19,4 milhões de euros.

As receitas atingiram 3.485 milhões de euros, um crescimento de 151% face ao ano anterior, juntamente com um nível de atividade mais elevado, alcançando o ASK (métrica que calcula a capacidade total de assentos disponíveis em cada voo) a aumentar 94,2%.

Em 2022, a TAP transportou cerca de 13,8 milhões de passageiros, o que equivale a um aumento de 136,1% em relação a 2021. Atingiu assim 81% dos níveis de 2019.

O número de voos operados também “aumentou significativamente” em 74,9%, segundo a empresa, que adiantou ainda que atingiu os 79% dos “níveis pré-crise”.

As contas de 2022 são as últimas assinadas pela atual comissão executiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Funeral de Rui Nabeiro conta com a presença do presidente da República e do primeiro-ministro

Publicado

em

Foto Facebook Delta

A vila alentejana de Campo Maior despede-se esta terça-feira do fundador da Delta, que morreu no domingo aos 91 anos de idade. A missa de corpo presente está marcada para as 12h00.

 Na segunda-feira, centenas de pessoas estiveram no velório na Igreja Matriz de Campo Maior.

 A população diz-se órfã de um grande empregador e de uma das figuras mais acarinhadas da região.

 Depois da missa de corpo presente, o cortejo fúnebre segue para o Cemitério Municipal de Campo Maior.

 O primeiro-ministro e o presidente da República vão estar presentes nas cerimónias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Fisco alerta para e-mail fraudulento que remete contribuintes para página maliciosa

Publicado

em

A Autoridade Tributária (AT) alertou esta segunda-feira para a circulação de uma mensagem fraudulenta, através da qual é pedido aos contribuintes que acedam a um ‘link’ para enviarem a sua declaração de rendimentos, sendo depois remetidos para páginas maliciosas.

“A AT tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico, supostamente provenientes da AT, referentes a uma eventual declaração de rendimentos em falta, nas quais é pedido que se carregue num ‘link'”, indicou, em comunicado.

O fisco sublinhou que estas mensagens são falsas e, por isso, devem ser ignoradas.

Estes ‘e-mails’ têm por objetivo levar o utilizador a aceder aos ‘links’, sendo depois remetidos para páginas maliciosas.

“Em caso algum deverá efetuar essa operação”, vincou, recomendando a leitura do folheto informativo sobre segurança informática, disponível no Portal das Finanças.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Conheça os convocados de Roberto Martínez para a qualificação do Euro 2024

Publicado

em

A seleção portuguesa de futebol cumpriu hoje o primeiro treino de preparação para a estreia no Grupo J de qualificação para o Euro2024, diante do Liechtenstein, na quinta-feira, com o selecionador Roberto Martínez a contar com 25 convocados.

No primeiro apronto do técnico espanhol, que em janeiro rendeu no cargo Fernando Santos, todos os atletas chamados subiram ao principal relvado da Cidade do Futebol, em Oeiras, tendo apenas realizado exercícios de recuperação, durante os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas.

Os jogadores efetuaram trabalho físico em bicicletas estáticas e alongamentos em colchões colocados no relvado, numa sessão que foi antecedida por uma palestra do técnico espanhol com o grupo e na presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.

Fora das contas para dupla jornada está o experiente central Pepe, de 40 anos, que falhou os últimos jogos do FC Porto, devido a lesão, e acabou por ser excluído no domingo da lista dos convocados da seleção, reduzida assim a 25.

O guarda-redes Celton Biai, do Vitória de Guimarães, que está convocado para os dois particulares da seleção portuguesa de sub-21, participou hoje no apronto e também marcará presença no de quarta-feira.

Portugal tem estreia marcada no Grupo J de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 na quinta-feira, diante do Liechtenstein, pelas 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Três dias depois, a equipa das ‘quinas’ desloca-se ao Estádio do Luxemburgo, para defrontar a seleção local, igualmente a partir das 19:45 (hora em Lisboa).

Bósnia-Herzegovina, Eslováquia e Islândia são as outras seleções que integram a ‘poule’ J de qualificação para o Euro2024, com Portugal a precisar de ficar num dos dois primeiros lugares para ter acesso direto à fase final da prova marcada para a Alemanha (14 de junho a 14 de julho de 2024).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Os preços dos combustíveis deverão baixar a partir de amanhã de uma maneira mais robusta.

Publicado

em

O gasóleo simples deverá ter uma descida de 3,5 cêntimos por litro, enquanto na gasolina simples 95, essa redução poderá chegar aos quatro cêntimos.

Isso significa que o valor médio do gasóleo simples deverá atingir os 1,513 euros/litro e o valor médio da gasolina simples 95 deverá atingir os 1,649 euros/litro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

O número de homens que requerem o subsídio parental está a aumentar

Publicado

em

O número de homens que requerem o subsídio parental inicial atribuído pela Segurança Social está a aumentar, sinal de que há cada vez mais pais que querem desfrutar dos primeiros dias após o nascimento dos filhos. O peso dos homens entre o número total de beneficiários do subsídio passou de 29,5% em 2010 para 34,8% no ano passado, e a tendência mantém-se em janeiro de 2023, num momento de ligeira recuperação dos nascimentos após o mínimo histórico atingido em 2021.

Em janeiro deste ano, o subsídio parental inicial foi atribuído a 40 728 pessoas, sendo que os beneficiários do sexo masculino representavam já 36,5% do total. “Na comparação com o mês anterior, observa-se um acréscimo de 16,5% (mais 2108 beneficiários), e na variação com o período homólogo, o aumento foi de 6,4% (mais 896 beneficiários)”, como pode ler-se no boletim mensal do Gabinete de Estratégia e Planeamento no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

No entanto, o melhor mês de sempre dos últimos 12 anos foi o de agosto do ano passado. Então, a Segurança Social atribuiu prestações de parentalidade a 64 022 pessoas, “o número mais elevado desde 2010”. Dessas, 37 470 receberam o subsídio parental inicial. A maioria continua a ser mães, mas a percentagem de pais subiu para 36%.

Dos 14 854 homens que beneficiaram do subsídio parental inicial em janeiro último, a maioria estava na casa dos 30 anos e recebeu um montante abaixo de 1050 euros mensais. De acordo com as estatísticas da Segurança Social.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Portugal vai implementar novo sistema para enviar alertas à população em casos de emergência

Publicado

em

Portugal irá implementar um novo sistema de alertas para o público em caso de eventos adversos, como mau tempo e incêndios rurais, baseado numa tecnologia de transmissão por rede móvel “mais rápida e eficaz do que as mensagens de texto atuais”.

O decreto que visa implementar o sistema de alerta por transmissão celular – uma tecnologia que permite enviar alertas de emergência para milhares de usuários simultaneamente em poucos segundos – aparece no Diário da República de hoje.

Assinado pelos ministros da administração interna (José Luís Carneiro) e das infraestruturas (João Galamba), o documento determina que a ANEPC – a autoridade nacional de emergência e proteção civil – SGMAI – o secretariado-geral do ministério do interior – e a ANACOM – autoridade nacional de comunicações – começarão a trabalhar na criação de um sistema de alerta por transmissão celular.

As três entidades deverão apresentar um relatório ao governo até junho “com as conclusões do seu trabalho e a formulação de propostas”, afirma a Lusa.

De acordo com a portaria, a ANEPC, SGMAI e ANACOM deverão identificar as restrições associadas à implementação do novo sistema e apresentar um cronograma com a lista de medidas a serem desenvolvidas para sua implementação. Eles também terão que fornecer uma estimativa de quanto custará.

Em outras palavras, “Portugal terá um novo sistema de alerta para o público”, mas ainda não se sabe quando, ou quanto irá custar.

Desde 2018, a Proteção Civil tem utilizado um sistema de alerta preventivo através de mensagens de texto enviadas via telefone celular. Isso é considerado um pouco antiquado em vista dos avanços tecnológicos desde então.

O sistema “transmissão celular”, por exemplo, permite o envio de alertas de emergência para todas as redes móveis – 2G, 3G, 4G e 5G – sem causar saturação na rede móvel. Os cidadãos recebem os alertas de acordo com a sua localização no momento – o que significa que os visitantes de outros países também receberão o alerta em seu próprio idioma, “quase em tempo real (4 a 10 segundos)”, diz a Lusa.

Na portaria publicada hoje, o governo menciona que a estratégia nacional de proteção civil preventiva 2030 estabelece que, até 2027, soluções tecnológicas de alto alcance devem ser utilizadas, levando em consideração o aumento da frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos, e a importância do fortalecimento dos mecanismos de alerta e de alerta precoce para situações de emergência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço do cabaz de alimentos essenciais aumentou 4 euros na última semana e atingiu valor mais alto em 38 anos

Publicado

em

Pela terceira semana consecutiva, o preço de uma cesta de produtos essenciais subiu novamente. Na última semana, o custo desta cesta aumentou em cerca de quatro euros, ultrapassando já os 234 euros, segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Em fevereiro, a inflação abrandou para 8,2%, ou seja, registou o quarto mês consecutivo de desaceleração de preços. No entanto, a taxa de inflação dos produtos alimentares não transformados subiu novamente em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, e situou-se em 20,09%, que é o valor mais alto em 38 anos. Os preços alimentares têm estado em dois dígitos há nove meses.

De facto, esta tendência é assinalada pela DECO, que informou esta quinta-feira que a cesta alimentar aumentou 4,09 euros (1,77%) na última semana, para 234,84 euros, o que representa um recorde desde o início da monitorização (em 5 de janeiro de 2022) que acompanha a evolução do preço de 63 produtos alimentares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

Desemprego recua em fevereiro

No mês de fevereiro, o número de desempregados registados nos centros de emprego em Portugal diminuiu em 2% em relação...

Paíshá 2 horas

Processos por maus-tratos a animais são quase todos arquivados

Processos por maus-tratos a animais são quase todos arquivados. Desde 2019, menos de 14% dos processos abertos pelo Ministério Público...

Entretenimentohá 3 horas

Xutos dão o pontapé de saída para as Antoninas 2023

Os Xutos vão abrir as Festas Antoninas de 2023, no dia 7 de junho, na Praça D. Maria II. A...

Sociedadehá 3 horas

Didáxis-Riba de Ave com resultados promissores no Xadrez Escolar

O Colégio do Ave continua a destacar-se no quadro competitivo do Desporto Escolar 2022/2023 na vertente Xadrez. Na manhã de...

Paíshá 4 horas

TAP fecha ano de 2022 com lucro de 65,6 milhões de euros

A TAP fechou o ano de 2022 com um lucro de 65,6 milhões de euros, segundo os resultados divulgados esta...

Famalicãohá 4 horas

Farmácia da Devesa abre com o primeiro farmadrive de Famalicão

Há uma nova farmácia em Famalicão. Abriu, no passado sábado, dia 18 de março, a Farmácia da Devesa, que vem...

Paíshá 4 horas

Funeral de Rui Nabeiro conta com a presença do presidente da República e do primeiro-ministro

A vila alentejana de Campo Maior despede-se esta terça-feira do fundador da Delta, que morreu no domingo aos 91 anos...

Paíshá 4 horas

Fisco alerta para e-mail fraudulento que remete contribuintes para página maliciosa

A Autoridade Tributária (AT) alertou esta segunda-feira para a circulação de uma mensagem fraudulenta, através da qual é pedido aos...

Desportohá 17 horas

Famalicão: 4 atletas da Escola Jing-She renovam títulos de campeões nacionais

Os atletas Lara Marques, Maria do Céu Sá, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão, mantiveram os...

Desportohá 17 horas

Equipa de andebol da AC Vermoim reconhecida como campeã regional

A equipa sénior de andebol da Associação Cultural de Vermoim, foi reconhecida, este sábado, como campeã regional no seu escalão,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES