Siga-nos nas redes

Desporto

Alex Apolinário aumenta a lista dos desportistas que faleceram enquanto competiam em Portugal

Publicado

em

A morte do futebolista brasileiro Alex Apolinário, que representava o Alverca, do Campeonato de Portugal, engrossou hoje a lista de desportistas que desapareceram a competir em solo nacional.

O médio, de 24 anos, caiu inanimado aos 27 minutos do jogo frente ao União de Almeirim (0-0), da 10.ª ronda da Série F do terceiro escalão, realizado no domingo, no Complexo Desportivo do Futebol Clube de Alverca, sem que estivesse a disputar qualquer lance.

Alex Apolinário sofreu uma paragem cardiorrespiratória e foi transportado para o Hospital de Vila Franca de Xira pelos bombeiros de Alverca, que realizaram manobras de reanimação no relvado, tendo estado internado em coma induzido nos últimos dias.

No recente historial de morte súbita em provas desportivas realizadas em Portugal surge a copiloto espanhola Laura Salvo, que morreu em 10 de outubro de 2020, aos 21 anos, devido a um acidente no Rali Vidreiro Centro de Portugal, na Marinha Grande.

O Peugeot 208 R2 conduzido por Miguel Socias despistou-se no início do primeiro troço da sexta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, que acabou por ser cancelada mediante a declaração do óbito no local, apesar dos esforços de 27 operacionais.

No próximo dia 25 de janeiro assinala-se o 17.º aniversário do desaparecimento do húngaro Miklos Féher, alvo de uma paragem cardiorrespiratória nos instantes finais da visita do Benfica ao Vitória de Guimarães (1-0), da 19.ª jornada da I Liga de futebol.

Retrato idêntico sucedeu em 25 de outubro de 2009 com o basquetebolista norte-americano Kevin Widemond, da Ovarense, que morreu no intervalo do duelo frente à Académica para a atribuição do terceiro lugar do Troféu António Pratas, em Leiria.

Já o lote de desportistas portugueses malogrados é encabeçado pelo motociclista Paulo Gonçalves, falecido há quase um ano, em 12 de janeiro, aos 40 anos, na sequência de uma queda ao quilómetro 276 da sétima de 12 etapas da 42.ª edição do Rali Dakar.

À imagem do piloto da equipa indiana Hero, o automobilista Augusto Mendes morreu em 01 de março de 1989, com 36 anos, na sexta classificativa do Rali de Portugal, ao despistar-se ao volante de um Opel Kadett GSI numa ravina da Serra da Lousã.

O lote de malogrados lusos começou a desenhar-se no início do século XX, em 15 de julho de 1912, quando Francisco Lázaro, de 24 anos, desfaleceu na maratona de Estocolmo, tornando-se a primeira vítima mortal dos Jogos Olímpicos da era moderna.

O carpinteiro de uma fábrica de carroçarias de automóveis no Bairro Alto, em Lisboa, arrancou no grupo da frente, mas foi sucessivamente perdendo posições e começou a cambalear ao quilómetro 29, na colina de Öfver-Järva, até tombar de vez.

Porta-estandarte da primeira participação olímpica de Portugal, Francisco Lázaro acabou por colapsar na madrugada seguinte, vitimado pelo sebo que espalhou pelo corpo e impedia a transpiração da pele face aos 32 graus sentidos na capital sueca.

O atleta foi homenageado na cerimónia de encerramento por Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, tal como o mundo do futebol prestou tributo a Fernando Pascoal Neves, mais conhecido por Pavão, em 16 de dezembro de 1973.

Natural de Chaves, o médio sofreu uma paragem cardiorrespiratória ao minuto 13 do encontro entre FC Porto e Vitória de Setúbal, da 13.ª jornada da I Liga, caindo inanimado no relvado do Estádio das Antas e morrendo no Hospital de São João, aos 26 anos.

Joaquim Agostinho notabilizou-se à escala mundial pela alcunha ‘Quim Cambalhotas’, devido aos constantes tombos sofridos ao longo de 16 anos em cima das bicicletas, que estiveram na origem da sua morte em Quarteira, na décima edição da Volta ao Algarve.

Natural de Torres Vedras, o corredor do Sporting caiu pela última vez aos 41 anos, após um cão se ter cruzado no seu caminho, causando fraturas no crânio, 10 dias em coma e um óbito declarado em 10 de maio de 1984, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Final idêntico ao mais emblemático ciclista luso, vencedor de três Voltas a Portugal e com dois terceiros lugares na Volta a França, sofreu Bruno Neves, ao bater com a cabeça no chão quando integrava o pelotão da Clássica de Amarante, em 11 de maio de 2008.

Já o basquetebolista Paulo Pinto foi atraiçoado por um colapso cardíaco em 02 de março de 2002, ao oitavo minuto do duelo entre Aveiro Basket e Benfica, no Pavilhão dos Galitos, da Liga portuguesa, morrendo antes de chegar ao Hospital Infante D. Henrique.

Oriundo de São João da Madeira, o extemo-poste, de 27 anos, tinha uma carreira promissora, já que era capitão das ‘quinas’ e foi eleito jogador nacional do ano em 2000, um ano antes de ser o primeiro luso a figurar na lista de candidatos ao ‘All-Star’ europeu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famatv.pt é o portal de notícias mais visitado do concelho de Famalicão

Os dados são agora públicos e apresentados pela plataforma “SimilarWeb”, uma empresa independente de tecnologias de informação com sede em...

Desportohá 8 horas

Hóquei em Patins: FAC vence Valença HC por 9-6

Em jogo em atraso referente à oitava jornada o FAC foi vencer ao Pavilhão do Valença HC por 9-6 e...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: casa parcialmente destruída pelas chamas. Cão teve que ser salvo pelos bombeiros

Uma casa ficou parcialmente destruída pelas chamas e sem condições de habitabilidade na tarde desta quarta-feira, na freguesia de Antas....

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: bombeiros combatem incêndio numa habitação em Antas

Um incêndio numa casa na Rua Vasco da gama, na freguesia de Antas está a ser combatidos pelos bombeiros. O...

Paíshá 14 horas

Covid 19: 17 mortos e 4670 casos em Portugal

Esta quarta-feira há 17 mortos por covid-19 e 4670 novas infeções confirmadas, segund o boletim epidemiológico da DGS. Em dia...

Paíshá 14 horas

Portugal com 14 casos de variante Ómicron num total de 59 na Europa

Portugal tem agora 14 casos confirmados da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, anunciou hoje o Centro Europeu de...

Paíshá 15 horas

Teste obrigatório em eventos desportivos ao ar livre com mais de 5.000 espectadores

A atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) determina a exigência de teste para o acesso a “eventos de...

Guimarãeshá 18 horas

Despiste em Guimarães provoca quatro feridos. São jovens de Famalicão e Santo Tirso

Quatro jovens, na casa dos 20 anos, ficaram feridos na sequência do despiste de uma viatura, ao início desta manhã...

Paíshá 18 horas

Trabalhadores do fisco iniciam hoje uma greve de cinco dias

A partir de amanhã, é provável que encontre repartições de Finanças fechadas ou a funcionar a meio gás. Os trabalhadores...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: circulação condicionada na Avenida do Brasil esta quinta-feira

A Câmara Municipal de Famalicão informa que esta quinta-feira, dia 2 de dezembro, vão ser realizados trabalhos na Avenida do...

Famalicãohá 19 horas

Colisão, esta manhã, em Joane provoca dois feridos ligeiros

Dois feridos, considerados ligeiros, foi o resultado de uma colisão entre dois veículos automóveis, esta manhã, na Estada Nacional 206,...

Famalicãohá 19 horas

Atenção: Greve nos transportes públicos esta quinta-feira

Os sindicatos do setor do Transporte Público Rodoviário agendaram uma greve de 24 horas, entre as 3 horas da manhã...

Desportohá 19 horas

FC Famalicão: alunos desafiam jogadores a experimentar novas modalidades

Francisco Saldanha, Jorginho, Samuel Lobato e Benny deslocaram-se, na tarde de ontem, terça-feira, à Escola Secundária D. Sancho I e...

Paíshá 1 dia

Condutor multado pela GNR por buraco no banco. Redes sociais acusam “caça à multa”

Um caso recente, que se está a tornar viral nas redes sociais, dá conta de um condutor que foi multado...

Paíshá 1 dia

Camião desgovernado fica parcialmente tombado na A25

Um aparatoso despiste de um camião condicionou o trânsito na A25, na zona de Vilar Formoso, na Guarda. Sem aparente...

Paíshá 1 dia

Covid-19: Conheça todas as novas regras que entram em vigor esta quarta-feira

Portugal irá declarar “estado de calamidade” a partir desta quarta-feira, que consiste num pacote de novas medidas de contenção da...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Colisão entre veículo pesado e ligeiro faz um ferido em Arnoso

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, após uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado na Estrada...

Paíshá 1 dia

Covid-19/Testes: Discotecas alertam para eventuais aglomerações e violência

A Associação de Discotecas Nacional (ADN) alertou para eventuais aglomerações e “situações de violência” junto aos estabelecimentos de diversão noturna...

Paíshá 2 dias

Covid-19: Governo lembra que teletrabalho é recomendado em todas as empresas

A norma que estabelece que o teletrabalho volta a ser recomendado sempre que possível, a partir de quarta-feira, aplica-se a...

Bragahá 2 dias

Condutor alcoolizado provoca acidente foge do local e é perseguido pela vítima em Braga

Um condutor de 44 anos, alcoolizado com uma taxa de 1,76 gramas por litro de sangue, foi o responsável por...

Arquivo

FAMA NAS REDES