Siga-nos nas redes

País

André Ventura contra ciganos: “Vão trabalhar!”

Publicado

em

O candidato presidencial do Chega mandou hoje “trabalhar” dezenas que pessoas que se manifestavam contra a sua presença em Serpa, antes do comício inaugural do período oficial de campanha, no Cineteatro da localidade alentejana.

“Vão trabalhar, trabalhar!”, limitou-se a gritar André Ventura, em direção aos manifestantes, a maioria de etnia cigana e com cartazes antifascistas, ladeado por seguranças e com meia-hora de atraso face ao previsto.

“Beja foi [o distrito] escolhido para ser o início da caminhada presidencial pela razão que temos insistido: há um país em que metade trabalha para outros não fazerem nada”, afirmou, lamentando “privilégios e regalias injustificados nos últimos 45 anos”.

O líder do recém-criado partido da extrema-direita parlamentar classificou a sua corrida ao Palácio de Belém como “a maior ameaça ao sistema”.

“Não são ‘Grândolas’ cantadas lá fora por subsidiodependentes que nos vão fazer parar esta marcha. Perderam os debates todos e agora querem ganhar na rua”, continuou, referindo-se ao espetro político da esquerda, citando “comunistas e socialistas”.

Ventura não poupou críticas ao atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, “que andou com o Governo ao colo”, e ao primeiro-ministro e líder do PS, pela falta de medidas de “apoio a quem precisa neste contexto de pandemia” e de grave crise económica.

“Estamos fartos de ser sempre os mesmos a pagar e a trabalhar”, dramatizou, sugerindo que muitos dos manifestantes tinham chegado à porta do Cineteatro de Serpa “de “Mercedes e BMW ou em carrinhas do PCP”.

O deputado único condenou ainda a criação pelo Governo de um grupo de trabalho de combate ao racismo e a nomeação para o mesmo do ex-militante do BE Mamadou Ba.

Para Ventura, se se confirmar a hipótese de a candidata bloquista Marisa Matias desistir em favor da concorrente socialista Ana Gomes: “isso já será uma vitória porque destruímos a esquerda.

A meio do discurso do candidato a chefe de Estado, a cortina da boca de cena do anfiteatro serpense abriu-se e foi visível um esqueleto atrás de Ventura, naquilo que pareceu uma partida ao político, que não ligou e prosseguiu. Fonte oficial da candidatura disse à agência Lusa que tinha sido “um boicote”, uma vez que o espaço cultural é gerido pela autarquia, liderada pela CDU (PCP e “Os Verdes”).

Antes, o mandatário nacional do presidente do Chega, Rui Paulo Sousa, admitira “reduzir a campanha ao mínimo possível, mas estando presente em todo o lado”, em virtude do agravamento da pandemia de covid-19.

Na rua, continuaram mais de 50 pessoas em protesto contra Ventura, com cartazes e palavras de ordem como “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais” e buzinadelas.

“Alentejo, terra da Liberdade”, “Não queremos RSI (Rendimento Social de Inserção), mas trabalho”, “Facho!” ou “Zeca, obrigaram-me a vir para a rua” foram algumas das inscrições nas tarjas e cartazes improvisados, vigiados por perto de duas dezenas de elementos da Guarda Nacional Republicana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Publicado

em

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.

“Com esta alteração, introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam automaticamente dispensados do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos”, refere um comunicado conjunto das áreas governativas da Digitalização e Modernização Administrativa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e da Saúde,

Até agora este desconto era feito através de um pedido de reembolso.

A partir de hoje, os utentes deixam de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.

A medida entra hoje em vigor em Portugal continental e resulta da aplicação de procedimentos eletrónicos que permitem que todas as pessoas abrangidas tenham acesso imediato e automático ao benefício.

Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100 euros, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250e e, de três em três anos).

Estes beneficiários podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Governo vai devolver a receita adicional do IVA dos combustíveis com novo desconto

Publicado

em

O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.

“No quadro de evolução dos preços, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, tendo por referência os valores anteriores ao conflito na Ucrânia, traduzindo-se numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

Segundo o executivo, o desconto no ISP “ascende assim a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina”, sendo que, “tendo em conta todas as medidas em vigor, a redução de impostos é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasolina mais cara um cêntimo esta segunda-feira

Publicado

em

O preço dos combustíveis volta a alterar-se, esta segunda-feira, com tendências distintas para os dois tipos de combustíveis mais utilizados.

Assim, os condutores que se dirijam, no dia de hoje, aos postos de abastecimento, irão encontrar o preço da gasolina mais caro um cêntimo, enquanto que o preço do gasóleo revela uma descida no mesmo valor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 minutos

Famalicão: Empresários, músicos e futebolistas contam histórias de vida no “Encontro Desenvolvimento Pessoal” em Ruivães

A AESACADEMY na freguesia de Ruivães, no concelho de Famalicão, recebe, este sábado, 30 de setembro, o “Encontro Desenvolvimento Pessoal”,...

Desportohá 18 minutos

Famalicense Sílvio Nogueira sagra-se vice-campeão europeu de basquetebol em cadeira de rodas

A medalha de prata foi conquistada pela seleção nacional de basquetebol em cadeira de rodas, onde participa o atleta famalicense...

Famalicãohá 33 minutos

Famalicão: Lameiras recebem palestra “A importância do papel do Cuidador Informal na Demência”

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Associação de Moradores das Lameiras convida toda a...

Famalicãohá 38 minutos

Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool este fim de semana

Este fim de semana, dois condutores, com 64 e 46 anos, foram detidos pela PSP, em Famalicão, por condução de...

Desportohá 41 minutos

Famalicão: Afonso Gouveia, Emma Delphi e Marco Ferreira são os grandes vencedores desta época da Liga de Ténis de Famalicão

Depois de terminada a época da Liga de Ténis do Concelho de Famalicão, já foram premiados os atletas que mais...

Desportohá 52 minutos

Famalicão: Riba d’Ave HC conquista 3.º lugar no Torneio Cidade de Valongo

Os atletas do Riba d’Ave HC encerraram, este sábado a pré temporada 2023/2024, com a disputa do 3.º lugar, que...

Famalicãohá 1 hora

Bombeiros Voluntários Famalicenses em destaque no desafio “Bombeiro d’Areia”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses participaram, este fim de semana, no desafio “1.º Bombeiro D’Areia Portugal”, realizado pelos Bombeiros Voluntários de...

Famalicãohá 1 hora

PSD Famalicão lembra protagonismo do Município na criação do Campus da Proteção Civil em Bairro

Os dirigentes do núcleo famalicense do Partido Social Democrata elaboraram um comunicado, enviado à redações, considerando a recente visita de...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Equipa do FAC conquista medalhas de ouro e 3.º lugar nas equipas no Torneio UDCAS Kempo em Vila Franca de Xira

Decorreu, este sábado, o Torneio UDCAS Kempo em Vila Franca de Xira, sob a égide da FPL Lohan Tao Kempo....

Paíshá 2 horas

Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos...

Arquivo

Mais Vistos