País
Confinamento começa na quinta-feira

O novo confinamento entrará em vigor às zero horas de quinta-feira, 14 de Janeiro, antecipando em dois dias a data que estava prevista para a entrada em vigor do novo estado de emergência, avança o Público.
A decisão deve-se à urgência de travar a excessiva subida de novos casos diários, que desde quarta-feira estão na ordem dos dez mil. Para isso, o Conselho de Ministros aprovará as regras exactas em que vai funcionar esta fase de confinamento e que ficarão estabelecidas no decreto de execução, na quarta-feira.
Em princípio, o novo confinamento terá a duração anunciada de 15 dias, o tempo em que vigora cada renovação do estado de emergência. Mas, de acordo com as informações avançadas, o confinamento irá prolongar-se por mais de duas semanas se o número diário de novos casos de covid-19 não baixar para níveis consideravelmente mais baixos.
Das medidas que virão a ser tomadas, apenas já foi admitido pelo Governo que a ideia é manter as escolas abertas. O primeiro-ministro disse-o claramente, na quinta-feira, ao adiantar que serão “medidas tipo as que se adotaram em Março menos o encerramento das escolas”.
A ideia de manter as escolas em funcionamento deve-se ao facto de o Governo ter concluído que, dentro das escolas, os alunos estão em maior segurança sanitária, bem como não prejudicam o seu processo de aprendizagem. A estas razões soma-se uma terceira adiantada por Siza Vieira na sexta-feira: o rombo na economia que significa um dos pais ter de ficar em casa para acompanhar os filhos, como aconteceu em março e abril.
-
Famalicãohá 3 meses
Joane: Mãe de jovem de 22 anos atropelado na A3 faleceu este domingo vítima de cancro
-
Mundohá 3 meses
Planta tóxica comum em Portugal revela-se eficaz contra o coronavírus
-
Famalicãohá 5 meses
Cidade Fantasma: Famalicão está a respeitar recolhimento obrigatório.
-
Famalicãohá 3 meses
Joane: Proprietário de restaurante defende posição após intervenção da GNR
-
Famalicãohá 3 meses
Famalicão: Café que vende bebidas ao balcão é exposto pela CMTV
-
Paíshá 4 meses
Sara Carreira: Três colisões consecutivas de alta violência estiveram na causa da morte da jovem cantora
-
Famalicãohá 3 meses
Famalicão: Jogadores de futebol “apanhados” pela GNR a almoçar em restaurante de Joane
-
Famalicãohá 2 meses
Homem falece após atropelamento violento na Nacional 14 em Ribeirão