Economia
Restauração pede funcionamento de ‘drive-thrus’, ‘take-aways’ e entregas durante confinametno

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou para que o Governo permita o funcionamento do ‘take-away’, entregas e ‘drive-thru’ no novo confinamento, que deverá ser anunciado na quarta-feira.
“A AHRESP apela ao Governo que, face a um novo confinamento e ao encerramento dos estabelecimentos de restauração e similares ao público, seja permitido, tal como tem sido veiculado, o respetivo funcionamento em regime de ‘delivery’ (entregas ao domicílio) e ‘take-away’”, apela a associação.
Relativamente ao ‘take-away’, a AHRESP defende que se inclua “a permissão de funcionamento em regime de ‘drive-thru’, modalidade em que os clientes se mantêm nas suas viaturas, sem possibilidade de ajuntamento e, logo, reduzindo qualquer risco de contágio”.
Vários especialistas, dirigentes políticos e representantes de organizações da sociedade civil estão esta manhã reunidos na sessão de apresentação da situação epidemiológica, que se realiza na sede do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.
Este encontro antecede a decisão, tida como certa, de colocar o país em novo confinamento geral para suster o avanço da pandemia depois de na última semana terem aumentado significativamente os números de mortos e de novos casos de covid-19.
Assim, a AHRESP defende também a necessidade de um novo quadro de apoio ao setor para um novo confinamento.
“Face a um novo confinamento, é cada vez mais urgente a imediata disponibilização das medidas já anunciadas pelo Governo no passado dia 10 de dezembro, bem como a necessidade de um novo quadro de apoio às empresas e seus trabalhadores”, defendeu.
Atendendo à iminência de um novo confinamento – e partindo do princípio de que as modalidades de ‘take-away’, entregas ao domicílio e ‘drive-thru’ serão permitidas – a AHRESP lembra ainda que a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou regras específicas para estafetas, que devem ser seguidas e recomendadas a estes profissionais pelos próprios estabelecimentos.
Relativamente a questões laborais, os estabelecimentos que avançarem para aquelas modalidades “poderão determinar aos seus trabalhadores, desde que com o seu consentimento, a participação nas respetivas atividades, ainda que as mesmas não integrem o objeto dos respetivos contratos de trabalho”, apontou, ainda, a AHRESP.
O agravamento da situação epidemiológica em Portugal decorrente da pandemia de covid-19 deve levar a um novo confinamento semelhante ao que aconteceu na primavera, mas as medidas concretas só serão conhecidas na quarta-feira.

Economia
Os preços dos combustíveis ficam mais caros esta segunda-feira

É a terceira semana consecutiva que os preços dos combustíveis aumentam em Portugal. Tanto a gasolina como o gasóleo devem, a partir de segunda-feira, subir para novos máximos desde novembro de 2022.
O gasóleo deverá aumentar 1,5 cêntimos, enquanto a gasolina deverá encarecer 3,5 cêntimos, adiantou fonte do setor.
O preço médio do gasóleo simples está nos 1,639 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 está nos 1,710 €/litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), subiu na semana passada 1,6% para a gasolina e 2% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado pelo regulador.
Economia
Gasóleo e gasolina voltam a aumentar na segunda-feira

O preço dos combustívieis deverá continuar a aumentar, seguindo a tendência da última semana.
Os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento, esta segunda-feira, deverão encontrar a gasolina mais cara cerca de 4 cêntimos, e o preço do gasóleo com um aumento de 2 cêntimos, em relação à presente semana.
Economia
Famalicão: pais manifestam apoio aos professores no Centro Escolar do Louro
Os pais e encarregados de educação do Centro Escolar do Louro, em Famalicão, manifestaram hoje apoio à luta dos professores.
Docentes em greve e pais concentraram-se em frente ao estabelecimento de ensino em defesa da escola pública.
Economia
Famalicão: Escola D. Maria II de portas fechadas e docentes descontentes com negociações
A Escola D. Maria II, em Gavião, concelho de Famalicão, fechou esta quinta-feira, devido à greve dos professores.
Aliás, centenas de alunos sofreram com a paralisão já que as 13 escolas do 1.º ciclo deste agrupamento estão também encerradas.
Esta quinta-feira a greve, convocada por oito organizações sindicais, nomeadamente a FENPROF afeta o distrito de Braga.
Economia
MAI reúne com bombeiros para explicar aplicação de fundos europeus

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai iniciar este mês reuniões presenciais com todos os presidentes de direção e comandantes das corporações de bombeiros voluntários sobre o financiamento previsto nos fundos europeus para a área da proteção civil.
Segundo a agência lusa, numa carta enviada aos presidentes das associações humanitárias dos bombeiros, os ministros da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dão conta que no âmbito dos Fundos Europeus do Portugal 2030, para o período 2021-2027, são elegíveis como beneficiários os bombeiros voluntários, os serviços municipais de proteção civil e os sapadores florestais.
De acordo com o Governo, estão previstos no PT 2030 investimentos em infraestruturas, sistemas de prevenção, ferramentas de apoio à tomada de decisão e em meios de combate a incêndios rurais, apoio na elaboração de planos locais, sub-regionais ou regionais de prevenção e gestão de riscos e reforço da informação, sensibilização e competências em gestão de crises, num valor indicativo de 122 milhões de euros.
Economia
Novo Plano Estratégico de Famalicão desenha linhas para o futuro
Que concelho queremos em 2030? É esta questão que o novo plano estratégico de Famalicão apresentado esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, pela Câmara Municipal pretende responder.
O lotado Centro de Estudos Camilianos em Seide recebeu a conferência “Famalicão.30 – Estratégia de Desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão para o período 2022-2030”, que serviu de rampa para a apresentação do documento, que pretende ser o alicerce para a construção da década.
Economia
Famalicão: António Costa visitou a Riopele na tarde desta sexta-feira
O Primeiro-ministro, António Costa, está de vista esta sexta-feira, à empresa Riopele, de Pousada de Saramagos, Famalicão. O chefe de Governo veio conhecer os mais recentes investimentos desta têxtil, nomeadamente n nos domínios da transição digital e sustentabilidade
Economia
Gasóleo e gasolina voltam a aumentar esta segunda-feira

O preço da gasolina e gasóleo voltam a aumentar esta segunda-feira.
Assim, a gasolina deverá registar um aumento de 1 cêntimo, enquanto que o gasóleo deverá aumentar cerca de 0,5 cêntimos, apontam fontes ligadas ao setor.
Antes que se verifiquem estas alterações o litro de gasolina 95 custa cerca de 1,659, enquanto que o litro de gasóleo se encontra nos 1,597 euros.
Economia
Empregadores vão aumentar salários numa média de 4% em 2023

A maioria dos empregadores portugueses planeia aumentar os seus orçamentos para apoiar aumentos salariais de 4% em 2023, à medida que tentam atrair e reter talentos num contexto de inflação elevada e de um mercado de trabalho altamente competitivo.
Em Portugal, o aumento esperado dos salários para 2023 é superior ao aumento médio de 3,2% nos orçamentos salariais atribuídos em 2022. Metade das empresas declarou que o seu orçamento salarial é agora mais elevado do que o esperado, de acordo com o último “Relatório de Planeamento Salarial” da WTW e reportado pela ECO.
“Os empregadores enfrentam escolhas difíceis ao tentarem controlar os custos num clima económico difícil, mas também estão a lutar para manter os seus níveis salariais atractivos. A pressão da inflação e um mercado de trabalho competitivo estão a forçar muitos a aumentar os seus orçamentos salariais, a fim de reter e atrair os melhores profissionais”, disse Sandra Bento, directora associada da WTW Portugal.
“As organizações que forem bem sucedidas terão uma estratégia de recompensas mais clara e uma compreensão do que os trabalhadores realmente procuram”, acrescenta Sandra Bento numa declaração.
A principal razão que justifica a decisão de aumentar os salários é a preocupação com a inflação (86%), seguida pela tentativa de responder a um mercado de trabalho mais exigente (44%) e o desejo de, com medida, conseguir uma melhor retenção de talentos (30%).
Entre as empresas portuguesas que participaram no estudo do consultor, cerca de um quarto (27%) ainda acredita que as perspectivas para as suas empresas são melhores do que tinham previsto, enquanto 46% afirmam que estão de acordo com as expectativas. Além disso, 17% pretendem aumentar o número de empregados permanentes nos próximos 12 meses.
Quando se trata de contratar previsões, quase metade (52%) dos empregadores planeia recrutar novos profissionais para funções de vendas nos próximos 12 meses, enquanto 44% estão a contratar para funções de TI e 39% pretendem recrutar mais profissionais de engenharia.
“Há sinais de optimismo nas empresas quando se trata de contratar planos, particularmente para certas funções como vendas e TI. Embora a remuneração seja importante, existem muitos outros factores envolvidos no envolvimento e sucesso no local de trabalho, e os empregadores precisam de proporcionar uma experiência global convincente aos seus empregados”, comenta Sandra Bento.
Economia
Gasóleo mais barato 4 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina também desceu

O preço do gasóleo e gasolina está mais barato esta segunda-feira.
Os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento deverão encontrar o gasóleo com uma redução de cerca de 4 cêntimos, enquanto que a gasolina regista um decréscimo de cerca de 2 cêntimos e meio.