Siga-nos nas redes

Economia

Restaurantes com serviço de ‘take-away’ sem limites no horário de funcionamento

Publicado

em

Os restaurantes a funcionar em regime de ‘take away’ durante o atual confinamento geral não terão limites nos horários de funcionamento, disse hoje o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.

“Tal como sucedeu no primeiro período de confinamento, em que foi igualmente prevista a possibilidade de ‘take away’, não existe explicitamente uma restrição aos horários de funcionamento”, afirmou o governante.

João Torres sublinhou, no entanto, que o dever de recolhimento obrigatório previsto no diploma que regulamenta o estado de emergência deve ser cumprido.

O diploma “não prevê nenhum tipo de limites horários” para os restaurantes com ‘take away’, mas “esta disposição deve ser compreendida à luz do espírito global do decreto que regulamenta o estado de emergência e, como tal, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento entre março e maio, é muito importante que consigamos cumprir as suas disposições, em particular naquilo que diz respeito ao dever de recolhimento domiciliário”, defendeu o secretário de Estado.

Sobre as plataformas intermediárias de entrega ao domicílio, como a Uber Eats ou a Glovo, João Torres explicou que os limites às comissões anunciados na quinta-feira pelo Governo têm como objetivo “um melhor equilíbrio de mercado” face ao encerramento da restauração.

O secretário de Estado explicou que o Governo decidiu neste período excecional “criar uma regulamentação” para as plataformas intermediárias com base em três dimensões fundamentais, sendo a primeira o limite às comissões que são cobradas aos restaurantes.

“Está impedida a cobrança aos restaurantes, aos operadores económicos, de taxas de serviço e de comissões que globalmente consideradas excedam 20% do valor de venda ao público do bem ou do serviço”, referiu João Torres.

Em segundo lugar, o Governo estabeleceu a proibição de aumentar valor de outras cobradas aos consumidores “no sentido de que elas não devem ser superiores às cobradas anteriormente” com o objetivo de “proteger os consumidores”.

Por último, continuou o governante, “no caso dos prestadores de serviços, não poderão ser inferiores os valores de retribuição do serviço prestado a estes prestadores, assim como não poderão ser concedidos a estes prestadores de serviços menos direitos do que aqueles que eram concedidos anteriormente”.

Esta medida visa “regulamentar as taxas e comissões cobradas pelas plataformas intermediárias” com vista a “um equilíbrio de mercado” que, num momento de encerramento dos restaurantes, é “razoável e atende também a um conjunto de manifestações” que chegaram ao Governo nos últimos meses por parte de diversas organizações e operadores económicos “suscitando preocupação em relação aos valores cobrados num contexto de pandemia”.

O decreto do Governo que regulamenta o novo confinamento geral devido à pandemia de covid-19 entrou em vigor às 00:00 de hoje e decorre até 30 de janeiro.

Entre as restrições, o diploma prevê o encerramento do comércio e restauração, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

As regras gerais passam por ficar em casa, limitar os contactos ao agregado familiar, reduzir as deslocações ao essencial, usar máscara de proteção, manter o distanciamento físico, lavar as mãos e cumprir etiqueta respiratória.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Os preços dos combustíveis ficam mais caros esta segunda-feira

Publicado

em

É a terceira semana consecutiva que os preços dos combustíveis aumentam em Portugal. Tanto a gasolina como o gasóleo devem, a partir de segunda-feira, subir para novos máximos desde novembro de 2022.

O gasóleo deverá aumentar 1,5 cêntimos, enquanto a gasolina deverá encarecer 3,5 cêntimos, adiantou fonte do setor.

O preço médio do gasóleo simples está nos 1,639 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 está nos 1,710 €/litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), subiu na semana passada 1,6% para a gasolina e 2% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado pelo regulador.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo e gasolina voltam a aumentar na segunda-feira

Publicado

em

O preço dos combustívieis deverá continuar a aumentar, seguindo a tendência da última semana.

Os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento, esta segunda-feira, deverão encontrar a gasolina mais cara cerca de 4 cêntimos, e o preço do gasóleo com um aumento de 2 cêntimos, em relação à presente semana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: pais manifestam apoio aos professores no Centro Escolar do Louro

Publicado

em

Os pais e encarregados de educação do Centro Escolar do Louro, em Famalicão, manifestaram hoje apoio à luta dos professores.

Docentes em greve e pais concentraram-se em frente ao estabelecimento de ensino em defesa da escola pública.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: Escola D. Maria II de portas fechadas e docentes descontentes com negociações

Publicado

em

A Escola D. Maria II, em Gavião, concelho de Famalicão, fechou esta quinta-feira, devido à greve dos professores.

Aliás, centenas de alunos sofreram com a paralisão já que as 13 escolas do 1.º ciclo deste agrupamento estão também encerradas.

Esta quinta-feira a greve, convocada por oito organizações sindicais, nomeadamente a FENPROF afeta o distrito de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

MAI reúne com bombeiros para explicar aplicação de fundos europeus

Publicado

em

Foto BV Famalicão

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai iniciar este mês reuniões presenciais com todos os presidentes de direção e comandantes das corporações de bombeiros voluntários sobre o financiamento previsto nos fundos europeus para a área da proteção civil.

Segundo a agência lusa, numa carta enviada aos presidentes das associações humanitárias dos bombeiros, os ministros da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dão conta que no âmbito dos Fundos Europeus do Portugal 2030, para o período 2021-2027, são elegíveis como beneficiários os bombeiros voluntários, os serviços municipais de proteção civil e os sapadores florestais.

De acordo com o Governo, estão previstos no PT 2030 investimentos em infraestruturas, sistemas de prevenção, ferramentas de apoio à tomada de decisão e em meios de combate a incêndios rurais, apoio na elaboração de planos locais, sub-regionais ou regionais de prevenção e gestão de riscos e reforço da informação, sensibilização e competências em gestão de crises, num valor indicativo de 122 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Novo Plano Estratégico de Famalicão desenha linhas para o futuro

Publicado

em

Que concelho queremos em 2030? É esta questão que o novo plano estratégico de Famalicão apresentado esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, pela Câmara Municipal pretende responder.

O lotado Centro de Estudos Camilianos em Seide recebeu a conferência “Famalicão.30 – Estratégia de Desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão para o período 2022-2030”, que serviu de rampa para a apresentação do documento, que pretende ser o alicerce para a construção da década.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Famalicão: António Costa visitou a Riopele na tarde desta sexta-feira

Publicado

em

O Primeiro-ministro, António Costa, está de vista esta sexta-feira, à empresa Riopele, de Pousada de Saramagos, Famalicão. O chefe de Governo veio conhecer os mais recentes investimentos desta têxtil, nomeadamente n nos domínios da transição digital e sustentabilidade

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo e gasolina voltam a aumentar esta segunda-feira

Publicado

em

O preço da gasolina e gasóleo voltam a aumentar esta segunda-feira.

Assim, a gasolina deverá registar um aumento de 1 cêntimo, enquanto que o gasóleo deverá aumentar cerca de 0,5 cêntimos, apontam fontes ligadas ao setor.

Antes que se verifiquem estas alterações o litro de gasolina 95 custa cerca de 1,659, enquanto que o litro de gasóleo se encontra nos 1,597 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Empregadores vão aumentar salários numa média de 4% em 2023

Publicado

em

A maioria dos empregadores portugueses planeia aumentar os seus orçamentos para apoiar aumentos salariais de 4% em 2023, à medida que tentam atrair e reter talentos num contexto de inflação elevada e de um mercado de trabalho altamente competitivo.

Em Portugal, o aumento esperado dos salários para 2023 é superior ao aumento médio de 3,2% nos orçamentos salariais atribuídos em 2022. Metade das empresas declarou que o seu orçamento salarial é agora mais elevado do que o esperado, de acordo com o último “Relatório de Planeamento Salarial” da WTW e reportado pela ECO.

“Os empregadores enfrentam escolhas difíceis ao tentarem controlar os custos num clima económico difícil, mas também estão a lutar para manter os seus níveis salariais atractivos. A pressão da inflação e um mercado de trabalho competitivo estão a forçar muitos a aumentar os seus orçamentos salariais, a fim de reter e atrair os melhores profissionais”, disse Sandra Bento, directora associada da WTW Portugal.

“As organizações que forem bem sucedidas terão uma estratégia de recompensas mais clara e uma compreensão do que os trabalhadores realmente procuram”, acrescenta Sandra Bento numa declaração.

A principal razão que justifica a decisão de aumentar os salários é a preocupação com a inflação (86%), seguida pela tentativa de responder a um mercado de trabalho mais exigente (44%) e o desejo de, com medida, conseguir uma melhor retenção de talentos (30%).

Entre as empresas portuguesas que participaram no estudo do consultor, cerca de um quarto (27%) ainda acredita que as perspectivas para as suas empresas são melhores do que tinham previsto, enquanto 46% afirmam que estão de acordo com as expectativas. Além disso, 17% pretendem aumentar o número de empregados permanentes nos próximos 12 meses.

Quando se trata de contratar previsões, quase metade (52%) dos empregadores planeia recrutar novos profissionais para funções de vendas nos próximos 12 meses, enquanto 44% estão a contratar para funções de TI e 39% pretendem recrutar mais profissionais de engenharia.

“Há sinais de optimismo nas empresas quando se trata de contratar planos, particularmente para certas funções como vendas e TI. Embora a remuneração seja importante, existem muitos outros factores envolvidos no envolvimento e sucesso no local de trabalho, e os empregadores precisam de proporcionar uma experiência global convincente aos seus empregados”, comenta Sandra Bento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo mais barato 4 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina também desceu

Publicado

em

O preço do gasóleo e gasolina está mais barato esta segunda-feira.

Os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento deverão encontrar o gasóleo com uma redução de cerca de 4 cêntimos, enquanto que a gasolina regista um decréscimo de cerca de 2 cêntimos e meio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Veja o golo! FC Famalicão vence o Estoril Praia por uma bola

O FC Famalicão recebeu e venceu por uma bola a zero esta noite no estádio Municipal de Famalicão o GD...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Professores das escolas do concelho estiveram em Lisboa

Os professores das escolas de Vila Nova de Famalicão não deixaram de se representar na manifestação nacional que este sábado...

Paíshá 19 horas

Marcelo já avisou: “Vai ser um ano muito difícil” no que toca aos incêndios no verão

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa apelou aos cidadãos para se prepararem para os incêndios florestais deste Verão,...

Paíshá 19 horas

Animais mais velhos tornam-se estrelas da nova campanha anti-abandono

“Paixões Não Envelhecem” é o nome de uma nova campanha que visa aumentar a consciência sobre a questão do abandono...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Trânsito condicionado na Rua da Estação a partir de segunda-feira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que, na sequência de concluir a execução do passeio partilhado com...

Economiahá 22 horas

Os preços dos combustíveis ficam mais caros esta segunda-feira

É a terceira semana consecutiva que os preços dos combustíveis aumentam em Portugal. Tanto a gasolina como o gasóleo devem,...

Entretenimentohá 22 horas

Famalicão: Desperta & Brinca realiza Concerto de Janeiras

A Associação Desperta e Brinca promove, este domingo, 29 de janeiro, um Concerto de Janeiras. O espetáculo decorre no Auditório...

Desportohá 2 dias

 FC Famalicão: Inês Santos “Espero encontrar uma equipa muito competente e competitiva”

FC Famalicão no escalão feminino desloca-se este domingo a partir das 15 horas ao terreno do Damaiense, em jogo a...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: D. Micas, de Lousado, faz hoje 100 anos

O concelho de Famalicão tem mais uma centenária, desta vez na freguesia de Lousado. Este sábado, a D. Micas, como...

Desportohá 2 dias

FC Famalicão: Marco Ramos treinador famalicense “Não há partidas iguais e nem histórias iguais”  

Em jogo a contar para a 12ª jornada da Liga BPI o FC Famalicão desloca-se ao Sport Futebol Damaiense. Depois...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES