Siga-nos nas redes

País

Trocas e devoluções de compras com prazo prolongado por 30 dias

Publicado

em

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado em Diário da República.

Estas medidas dirigidas aos consumidores e ao comércio estão previstas no decreto-lei que estabelece mecanismos de apoio no âmbito do estado de emergência, publicado na sexta-feira à noite, e que entra hoje em vigor.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“O prazo para o exercício de direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 5.º-A do Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de abril, na sua redação atual, que termine durante o período de suspensão de atividades e encerramento de instalações e estabelecimentos por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental, no âmbito do estado de emergência, ou nos 10 dias posteriores àquele, é prorrogado por 30 dias, contados desde a data de cessação das medidas de suspensão e encerramento”, estabelece o diploma.

Em causa estão os prazos de garantia dados aos consumidores relacionados com a restituição, reparação ou substituição de bens que não estão em conformidade com o contrato.

Quanto às trocas de bens e devoluções com direito a reembolso, o decreto-lei estabelece a suspensão, durante o estado de emergência, dos prazos dados pelo comerciante.

“Sempre que o operador comercial atribua ao consumidor o direito a efetuar trocas de produtos, solicitar o reembolso mediante devolução dos produtos ou conceda quaisquer outros direitos não atribuídos por lei ao consumidor, o prazo para o respetivo exercício suspende-se durante o período de suspensão de atividades e encerramento de instalações e estabelecimentos por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental, no âmbito do estado de emergência”, lê-se no diploma.

O decreto-lei define ainda que a venda em saldos que se realize durante este período “não releva para efeitos de contabilização do limite máximo de venda em saldos de 124 dias por ano”, previsto na lei.

Além disso, o operador económico que pretenda vender em saldos durante o atual confinamento “está dispensado de emitir, para este período, a declaração, prevista no n.º 5 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 70/2007, de 26 de março, na sua redação atual, dirigida à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica”.

O decreto do Governo que regulamenta o novo confinamento geral devido à pandemia de covid-19 entrou em vigor às 00:00 de sexta-feira e decorre até 30 de janeiro.

Entre as restrições, o diploma prevê o encerramento do comércio e restauração, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 32 minutos

Cantora famalicense Patrícia Costa colabora com os Gaiteiros de Bravães para criar música de homenagem aos 50 anos do 25 de abril (vídeo)

A coletivo dos Gaiteiros de Bravães convidou a cantora famalicense Patrícia Costa, as Cantadeiras de Bravães e o projeto PHOLE...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Ruivães celebra procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima a 01 de maio

Ruivães celebra, no dia 01 de maio, a Procissão em Honra a Nossa Senhora de Fátima, um evento promovido pelo...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Alunos da Banda de Arnoso participam em espetáculo com mais de 300 músicos na Casa da Música no Porto

Os alunos de saxofone da Banda de Arnoso e a professora Inês Gonçalves participam, esta quarta-feira, no espetáculo “Venham +...

Paíshá 3 horas

Diretor-executivo do SNS e equipa apresentam demissão

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde anunciou hoje que vai apresentar a demissão, em conjunto com a sua equipa,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão prepara sessão solene para assinalar os 50 anos do 25 de abril

A Câmara Municipal de Famalicão leva a cabo, esta quinta-feira às 10:30, uma sessão solene comemorativa dos 50 anos do...

Desportohá 4 horas

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos aceleram no Rally Terras D’Aboboreira

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva estarão em mais uma competição, entre esta...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Comunidade de Ribeirão unida em torneio para ajudar menina com problemas de saúde

Realiza-se na em Ribeirão, no dia 30 de maio, o “Torneio de Padel Solidário pela Soraia”, uma menina que sofre...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Dois detidos por excesso de álcool e falta de carta de condução -PSP

Esta terça-feira a PSP de Famalicão levou a cabo duas duas detenções por crimes rodoviários. Estas incluíram um cidadão com...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão na Estrada Nacional 14 esta quarta-feira

O dispositivo de radares da PSP está em Famalicão estará esta quarta-feira, dia 24 de abril a partir das 09:00...

Famalicãohá 19 horas

PSP: Suspeito de roubar mais de 3 mil euros em garrafas de bebidas

Elementos da PSP levaram a cabo, a identificação de dois cidadãos de 43 e 42 anos suspeitos de furto e...

Arquivo

Mais Vistos