Siga-nos nas redes

País

Movimento “Também somos portugueses” quer facilidades na votação dos emigrantes

Publicado

em

Apelando hoje ao Governo e aos partidos políticos representados no Parlamento para a necessidade de alterar as leis eleitorais para os emigrantes, o movimento ‘Também somos portugueses’ defendeu o voto remoto para participar na vida pública portuguesa.

“O movimento ‘Também somos portugueses’ considera que infelizmente as próximas eleições provarão que o voto remoto será a única forma de permitir que os portugueses no estrangeiro continuem vinculados à vida pública em Portugal, e apela a que os partidos políticos representados na Assembleia a República e o Governo tirem as conclusões e assumam a necessidade das alterações às leis eleitorais que há anos os emigrantes defendem”, lê-se num comunicado enviado hoje à comunicação social.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O movimento estima que vá existir uma “elevada abstenção forçada” no seio dos portugueses que vivem no estrangeiro nas próximas eleições presidenciais, porque o voto tem de ser presencial.

O movimento diz que contactou, em novembro passado, todos os partidos políticos representados na Assembleia da República, o Governo e a Comissão Nacional de Eleições (CNE), para tentar uma alteração urgente à atual lei eleitoral que permitisse o voto postal para estas eleições, mas que “infelizmente”, foi-lhes dito que tal não seria possível em tempo útil.

“Registámos, no entanto, por parte de várias forças políticas e da própria CNE a abertura para uma revisão das leis que permita o voto postal para eleições futuras. Registámos também a disponibilidade para testar o voto online remoto”.

Os portugueses começaram a votar hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.

Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos.

As eleições presidenciais realizam-se em plena epidemia de covid-19 em Portugal em 24 de janeiro, a 10.ª vez que os cidadãos portugueses escolhem o chefe de Estado em democracia, desde 1976. A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina em 22 de janeiro.

Há sete candidatos: o incumbente Marcelo Rebelo de Sousa (apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP), a diplomata e ex-eurodeputada do PS Ana Gomes (PAN e Livre), o deputado único do Chega, André Ventura, o eurodeputado e dirigente comunista, João Ferreira (PCP e “Os Verdes”), a eurodeputada e dirigente do BE, Marisa Matias, o fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e o calceteiro e ex-autarca socialista Vitorino Silva (presidente do RIR – Reagir, Incluir, Reciclar).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 3 minutos

Celebram-se 120 anos do nascimento da “Santinha de Balasar” este sábado

Assinalam-se este sábado, 120 anos sobre o nascimento da Santa Alexandrina Costa, de Balasar, conhecida carinhosamente como “Santinha de Balasar”...

Mundohá 2 horas

Papa foi a cadeia feminina cumprir o rito do lava-pés

As reclusas, muitas delas em lágrimas, subiram a um estrado, tendo o líder da Igreja Católica passado à sua frente...

Paíshá 3 horas

Cabaz de alimentos custa mais 40 euros do que há dois anos e há produtos que subiram até 134%

Este ano a Páscoa dos portugueses estará um pouco mais cara do que no ano passado, mas representará um ‘peso’...

Sociedadehá 3 horas

Há um bolo português entre os 10 melhores do mundo

Portugal volta a estar em destaque na plataforma TasteAtlas. Numa última atualização referente aos melhores bolos de todo o mundo,...

Paíshá 3 horas

Um morto e 79 feridos no primeiro dia da Operação Páscoa da GNR

O acidente que provocou a morte da jovem ocorreu às 21h56, na autoestrada 16, ao quilómetro 1,100 no sentido Cascais-Sintra,...

Barceloshá 4 horas

De 29 de março a 01 de Abril Feira da Isabelinha em Viatodos

Este fim de semana todos os caminhos vão dar a Viatodos à Feira da Isabelinha. Uma Romaria que arrasta multidões....

Famalicãohá 16 horas

DIRETO | Semana Santa – Recriação da Última Ceia

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Previsões de chuva para esta Sexta-Feira Santa

O concelho de Famalicão espera, nesta Sexta-Feira Santa, mais um dia de chuva, que se deverá manter ao longo de...

Famalicãohá 18 horas

Conheça a lista completa dos 17 novos ministros do XXIV Governo Constitucional

 O Presidente da República aceitou hoje a lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Trabalhadores da Continental Mabor exigem melhores condições de trabalho e de salário

Um grupo de Trabalhadores da Continental Mabor concentrou-se, na tarde desta quinta-feira, 28 de março, em frente à empresa, em...

Arquivo

Mais Vistos