Siga-nos nas redes

País

Emigrantes registam número recorde nas votações antecipadas

Publicado

em

Cerca de 5.400 cidadãos nacionais votaram antecipadamente no estrangeiro para as eleições presidenciais, o número mais elevado de há registo segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Governo.

Em comunicado, os ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional e da Administração Interna adiantam que a votação decorreu entre os dias 12 e 14 de janeiro, em 115 postos da rede consular portuguesa localizados em 73 países.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Daquele total, mais de 400 correspondem a votos expressos pelas forças militares e forças de segurança destacadas em vários teatros de operação no Mundo, incluindo no Afeganistão e República Centro-Africana”, é referido na nota.

Os ministérios sublinham que naquele período foi assinalado um aumento significativo do número de cidadãos que exerceram o voto antecipado no estrangeiro, comparativamente com os dados verificados nos últimos atos eleitorais, designadamente para o Parlamento Europeu (844) e Assembleia da República (4.413), ambos em 2019.

O voto antecipado no estrangeiro, segundo o MNE, é dirigido aos cidadãos recenseados em território nacional, mas temporariamente deslocados no estrangeiro desde que estejam no estrangeiro por inerência do exercício de funções públicas e por exercício de funções privadas.

Podem também fazê-lo os cidadãos deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva e enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente.

Igualmente podem fazê-lo doentes em tratamento no estrangeiro e seus acompanhantes.

Os ministérios recordam na nota que o direito de voto é exercido presencialmente e diretamente pelos eleitores, nos termos da Lei Eleitoral do Presidente da República e da Constituição da República Portuguesa.

No estrangeiro, a eleição decorre nos dias 23 e 24 de janeiro, podendo votar os cidadãos portugueses que residem fora de Portugal e que estão recenseados na Comissão Recenseadora (CR) da sua área de residência (correspondente à morada constante do Cartão de Cidadão).

Esta eleição no estrangeiro terá cerca de 170 mesas de voto em 150 serviços consulares, número que representa um aumento de perto de 30% relativamente ao número de mesas de voto constituídas em 2016 (121).

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 minutos

Famalicão: “Ecce Homo” e recriação da Última Ceia são as atrações desta Quinta-feira Santa

Famalicão celebra, esta quinta e sexta-feira, as procissões referentes à celebração do Ecce Homo e Enterro do Senhor, dois eventos...

Desportohá 43 minutos

FC Famalicão é o clube português que tem assegurado mais jovens talentos

O FC Famalicão lidera a lista de clubes portugueses que mais têm contratado jovens jogadores, desde 2019, assim indica um...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo esta quinta-feira: Espera-se chuva persistente e ventos até 85km/h

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva, cuja previsão se alonga durante todo o dia e noite, assim...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: IP lança concurso público para reabilitação da Nacional 206

A Infraestruturas de Portugal (IP) já lançou o concurso público para a reabilitação do troço da Estrada Nacional 206 entre...

Desportohá 17 horas

FC Famalicão: Sorriso faz “preview” do jogo que marca estreia de Armando Evangelista no comando técnico

Sorriso, o talento brasileiro recém chegado ao FC Famalicão (e já autor do Golo do Mês da I Liga em...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão/Mau Tempo: Rajadas de vento fortes fazem Ecoponto tombar em Ribeirão

O mau tempo fez-se sentir na tarde desta quarta-feira, em Famalicão, com vento e chuva intensa, que ocorrem dentro de...

Bragahá 18 horas

“Procissão da Burrinha” em Braga cancelada devido ao mau tempo

A “Procissão da Burrinha”, que estava agendada para a noite de hoje e que é um dos números mais emblemáticos...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Junta de Nine alerta para suspensão do serviço da recolha de lixo após acidente trágico desta manhã

A Junta de Freguesia de Nine, do concelho de Famalicão alertou, esta quarta-feira, para a suspensão do serviço de recolha...

Famalicãohá 19 horas

ATAUALIZAÇÃO: Vítima de acidente com camião tinha 30 anos e vivia em Mouquim

Um homem foi hoje mortalmente atropelado por um camião em Arnoso Santa Eulália, concelho de Vila Nova de Famalicão, no...

Famalicãohá 20 horas

Fotógrafo famalicense destacado na National Geografic

José Alves, fotógrafo de Vila Nova de Famalicão que se dedica a fotografar a vida animal, viu uma foto sua...

Arquivo

Mais Vistos