Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Cerca de 20 mil portugueses já estão infetados com a nova variante inglesa

Publicado

em

Portugal já terá cerca de 20.000 pessoas infetadas com a variante inglesa do coronavírus SARS-Cov-2, disse hoje um dos autores de um estudo realizado pelo laboratório Unilabs para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

“Já identificamos mais de 1.500 amostras da estirpe inglesa. Atestando a representatividade da nossa testagem, significa que o país terá neste momento 20 mil infetados de estirpe inglesa. E isso é que explica, de facto, esta explosão (de novos casos) que nós temos tido”, disse Carlos Sousa, especialista em biologia molecular e um dos autores do estudo “Vigilância em tempo real da prevalência e distribuição geográfica da estirpe inglesa do SARS-CoV-2”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



De acordo com Carlos Sousa, o estudo científico extrapola que a variante do SARS-Cov-2, que provoca a doença covid-19, inicialmente detetada no Reino Unido já é “responsável por cerca de 20% das novas infeções em Lisboa e Vale do Tejo” e que “dentro de três semanas a estirpe inglesa vai afetar 60% do total de infetados”.

“A projeção do artigo que nós escrevemos, e que foi agora submetido [no INSA], estima que na semana cinco do (atual) confinamento – primeiras semanas de fevereiro – 60% das infeções já serão pela estirpe inglesa. Será catastrófico, porque se tivermos 14 mil casos por dia ou 15 mil infetados e se forem 60% da estirpe inglesa, então significa que teremos, por dia, cerca de 10 mil casos só de estirpe inglesa, que é cada vez mais infecciosa”, adiantou.

Para o especialista em biologia molecular, o “grande perigo desta estirpe é que tem ela tem uma capacidade de propagação muito alta porque tem cargas virais mais altas”.

Outra conclusão do estudo, “muito interessante por causa da polémica das escolas”, é que na distribuição etária dos infetados pela nova estirpe, a proporção dos indivíduos dos 10 aos 19 anos de idade é mais representativa do que, por exemplo, as pessoas dos 60 aos 69 anos e por aí fora. (…) Por isso é que o Reino Unido fechou as escolas”, disse o especialista”.

Segundo Carlos Sousa, o estudo e o método, por ser em tempo real, permite às autoridades, por exemplo, decretar um “cerco sanitário numa localidade ou numa freguesia e isso é que é o grande ‘insight’ (visão inovadora) deste trabalho”.

“No fundo o que nós conseguimos, e fomos o primeiro país da Europa a seguir a algumas regiões de Inglaterra, é que temos uma monitorização em tempo real de como é que a estirpe inglesa está a atacar, onde e com que extensão. Por exemplo, sabemos que um ou dois municípios em particular – região de Lisboa com o aeroporto perto e outro na zona Norte -, têm ‘clusters’ da estirpe inglesa”.

O INSA e a empresa de laboratórios Unilabs desenvolveram uma ferramenta para monitorizar e sinalizar em tempo real a prevalência e a distribuição geográfica em Portugal da variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, detetada no Reino Unido, permitindo uma melhor atuação das autoridades de saúde pública.

Os investigadores que produziram o relatório apresentam “dados abrangentes” que comprovam que a proporção de amostras desta variante “está a aumentar significativamente em Portugal”.

As conclusões do relatório resultam da análise de 27.096 casos confirmados positivos pelo ensaio “ThermoFisher TaqPath RT-PCR, recolhidos desde 01 de dezembro de 2020, em 287 instalações do laboratório Unilabs distribuídas por todo o continente.

Os investigadores observaram que a proporção de casos da nova variante aumentou de cerca de 1% nas semanas de 30 de novembro a 06 de dezembro de 2020 para 11,4% na semana de 11 a 18 de janeiro deste ano.

Portugal registou hoje 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores mais elevados desde o início da pandemia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 8 horas

Sporting multado em quase 2 mil euros por comportamento incorreto dos adeptos em Famalicão

Mil novecentos e dez euros é o valor da multa aplicada ao Sporting Clube de Portugal devido ao comportamento incorreto...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão: Equipa está focada e cada vez mais desenvolvida são as convicções do capitão Riccieli

Neste momento em que se antecipa o início de mais uma jornada da I Liga, o capitão do FC Famalicão...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: João Nascimento é candidato à presidência da mesa da Assembleia Municipal após saída de Nuno Melo

Depois da saída de Nuno Melo, que ocupa agora o cargo de ministro da Defesa, a Assembleia Municipal (AM) de...

Famalicãohá 11 horas

Reportagem especial: Vespa Asiática em Famalicão continua a preocupar

Desde 2011 está confirmada a presença em Portugal da vespa asiática, espécie não – indígena, predadora da abelha europeia. Os...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Vítor Coelho assume direção do FamaBasket até 2027

O clube FamaBasket de Famalicão realizou, esta quinta-feira, a sessão destinada à toma de posse dos novos órgãos sociais eleitos...

Bragahá 12 horas

Braga: Mulher tenta matar marido com fármacos e depois com faca e tesoura em Amares

Uma mulher, de 56 anos, foi detida, no concelho de Amares, distrito de Braga, por suspeitas de ter tentado matar...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Previsões de chuva regressam este sábado. Céus limpos voltam no domingo

As previsões de chuva regressam, este sábado, ao concelho de Famalicão, com uma probabilidade de precipitação de 46%, de acordo...

Famalicãohá 13 horas

Lés a Lés Famalicão damos destaque à freguesia de Vermoim

Neste no programa Lés a Lés Famalicão damos destaque a Vermoim. É nosso convidado o presidente da Junta, Bruno Cunha,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Crianças do Agrupamento de Escolas D. Maria II reuniram-se num “Mega Piquenique” no Parque da Devesa

A comunidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II esteve reunida, esta quinta-feira, para um “Mega Piquenique” no Parque da...

Famalicãohá 15 horas

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos...

Arquivo

Mais Vistos