Siga-nos nas redes

País

Reforço nas escolas: Adolescentes transmitem o vírus mais rapidamente que crianças

Publicado

em

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que pode ser preciso reforçar nas escolas secundárias as medidas contra a pandemia pois os adolescentes de 16 a 18 anos transmitem o vírus mais rapidamente do que os mais novos.

Numa atualização informativa semanal, a OMS diz que os adolescentes entre os 16 e os 18 anos transmitem o vírus “tão frequentemente quanto os adultos e mais prontamente do que crianças mais novas” e acrescenta ainda que foram relatados mais surtos nas escolas secundárias do que nas primárias.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Em particular, os adolescentes mais velhos devem ser lembrados para limitarem o risco de exposição fora dos ambientes escolares, evitando situações de alto risco, incluindo espaços lotados, de contacto próximo e mal ventilados”, refere.

O OMS cita estudos que sugerem que as crianças menores de 10 anos são menos suscetíveis e infeciosas do que as mais velhas e aponta uma investigação na Noruega, entre agosto e novembro de 2020, que encontrou “transmissão muito baixa de criança para criança e de criança para adulto em escolas primárias (crianças de 5 a 13 anos) que tinham medidas de prevenção e controle de infeção em vigor”.

“Estudos de carga viral sugerem que as crianças com sintomas carregam tantos vírus no nariz, boca e garganta quanto os adultos, mas por períodos mais curtos, com pico de carga viral respiratória logo após o início dos sintomas, seguido por um rápido declínio”, explica.

Nas escolas, a OMS aponta os dados recolhidos no Reino Unido relativos à Grã-Bretanha e Irlanda do Norte que sugerem que a transmissão do novo coronavírus entre o pessoal operacional era mais comum, entre funcionários e alunos menos comum e de aluno para aluno era ainda menos frequente.

No entanto, sublinha que há “poucas evidências” de que os funcionários das escolas corram um risco maior de infeção quando estão no ambiente escolar do que a restante população adulta.

“Na verdade, os dados de vigilância nacional do Reino Unido indicam que os funcionários das escolas correm menor risco de infeção em ambientes escolares, quando comparados à população adulta em geral”, refere a OMS.

A organização cita ainda um outro estudo, abrangendo 57.000 cuidadores em creches nos Estados Unidos da América, que concluiu que “não havia risco aumentado de infeção” para os funcionários.

Reconhece que as evidências sobre o efeito do encerramento de escolas para reduzir a transmissão do vírus na comunidade são inconclusivas e diz que o aparecimento de novas variantes mais transmissíveis do novo coronavírus precisa de uma análise adicional, por sexo e idade, para se medir como estas novas estirpes afetam as crianças.

Contudo, refere que, se se provar que as crianças são mais afetadas, “as medidas de saúde pública podem precisar de ser adaptadas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

DIRETO | Semana Santa – Recriação da Última Ceia

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Previsões de chuva para esta Sexta-Feira Santa

O concelho de Famalicão espera, nesta Sexta-Feira Santa, mais um dia de chuva, que se deverá manter ao longo de...

Famalicãohá 11 horas

Conheça a lista completa dos 17 novos ministros do XXIV Governo Constitucional

 O Presidente da República aceitou hoje a lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Trabalhadores da Continental Mabor exigem melhores condições de trabalho e de salário

Um grupo de Trabalhadores da Continental Mabor concentrou-se, na tarde desta quinta-feira, 28 de março, em frente à empresa, em...

Famalicãohá 14 horas

Famalicense Nuno Melo é o novo Ministro da Defesa

A tarde desta quinta-feira assinala o momento da apresentação dos novos membros do Governo português, liderado pelo recentemente eleito Luís...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Bruno Macedo falecido após trágico acidente com camião será sepultado esta sexta-feira

Bruno Ricardo Martins Macedo de 32 anos, falecido esta quarta-feira na sequência de um trágico acidente de trabalho, envolvendo um...

Desportohá 15 horas

Armando Evangelista apresenta um Famalicão ambicioso e pronto para surpreender

Armando Evangelista vai estrear-se no banco da equipa técnica do Famalicão no encontro frente ao Gil Vicente, da I Liga...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Colisão rodoviária em Joane faz dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas, ao final da manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros...

Desportohá 18 horas

Roteiro Associativo com a Associação Amigos do Pedal

Nesta edição, o nosso convidado é Paulo Machado Ruivo, dos Amigos do Pedal, que nos vem falar sobre o Duatlo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Procissão “Ecce Homo” cancelada devido ao mau tempo

O Município de Famalicão comunicou, esta quinta-feira, o cancelamento da procissão Ecce Homo agendada para este dia, devido à previsão...

Arquivo

Mais Vistos