Siga-nos nas redes

País

Birras, impaciência e raiva: O que esperar das crianças durante a nova fase de confinamento

Publicado

em

Neste regresso a casa das crianças e dos jovens para um novo confinamento, mais birras, impaciência, raiva, frustração e situações de confito são situações espetáveis de acontecer.

“Não estamos a entrar neste confinamento como entrámos no outro, em que tudo era desconhecido e uma incógnita”, lembrou Raquel Raimundo, presidente da delegação regional do sul da Ordem dos Psicólogos.

O medo, a angústia, a tristeza, a inquietação e a insegurança podem facilmente despoletar estas manifestações, acredita a psicóloga escolar, uma vez que o regresso a casa significa deixar para trás mais momentos e etapas “cruciais na vida” destas crianças e jovens.

“Eles já têm uma ideia do que é estar confinado”, salientou.

Para a presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Inês Azevedo, o novo confinamento, delineado de “forma intempestiva e não programada”, deixará marcas no futuro das novas gerações.

“Nunca passamos por uma situação de confinamento de crianças tão dramática como esta”, afirmou a pediatra, acrescentando que o prolongamento do confinamento vai ter “impactos negativos, tanto na aprendizagem formal como informal”.

Da mesma forma, a “incompreensão do que se está a passar e o medo do desconhecido” podem ter repercussões na saúde mental e desenvolvimento das crianças, defendeu Vera Ramalho, psicóloga especialista em psicoterapia.

“Os pais devem clarificar à criança porque voltamos para casa, explicando o que se passa com palavras adaptadas à sua idade, garantindo que elas compreendem”, esclareceu.

As três especialistas defenderam igualmente a necessidade de não se deixarem as crianças e jovens cujas famílias são “mais disfuncionais” desprotegidas.

“A escola é um suporte muito importante, é assim que muitas situações são sinalizadas e é por isso importante não deixar estes miúdos desprotegidos”, disse Raquel Raimundo.

Além de não brincarem ou socializarem, o regresso a casa faz-se acompanhar de uma preocupação partilhada pelas especialistas: a exposição aos ecrãs e meios digitais.

“O facto de estas crianças estarem em casa não significa que estão seguros, mesmo à distância podem começar a ser alvo de situações de ‘cyberbullying’ e é preciso que os pais estejam atentos às relações que eles estabelecem ‘online'”, alertou Raquel Raimundo.

À semelhança da psicóloga escolar, também Inês Azevedo alertou que muitas horas de exposição aos meios digitais podem revelar-se “dramáticas” e influenciarem o neurodesenvolvimento das crianças e jovens.

“Em termos de saúde cardiovascular vamos ter reflexos desta dependência dos meios digitais. As redes já eram um problema que agora vai ser maior”, assegurou a pediatra e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A par do neurodesenvolvimento, esta exposição pode vir a ter impactos na saúde mental das crianças e jovens, com os níveis de ansiedade, depressão e ‘stress’ a intensificarem-se.

O fundamental, assegura Vera Ramalho, é encontrar um “equilíbrio” e existir uma “negociação”, especialmente com os mais velhos que “precisam de sentir que também controlam a situação”.

“Muitas crianças tornam-se dependentes do ecrã porque não encontram alternativas de entretenimento, e os equipamentos eletrónicos acabam por substituir a interação com outras pessoas”, alertou a psicóloga diretora do Psiquilibrios.

As especialistas consideram ser necessário estabelecer rotinas, promover horários de sono, uma boa alimentação, atividades físicas e até estimular a socialização.

“É importante passar a mensagem de que a pandemia não vai ser para sempre e que o confinamento há de terminar”, defendeu Raquel Raimundo.

Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas desde sexta-feira e durante duas semanas, uma medida anunciada na quinta-feira pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.

Além das escolas, também todas as creches e ateliês de tempos livres vão permanecer encerrados durante 15 dias, o mesmo acontecendo com os tribunais de primeira instância, que só funcionam para atos processuais urgentes.

As medidas, entre outras, foram anunciadas na quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, e seguem-se a outras já anteriormente tomadas para tentar conter a propagação da covid-19.

António Costa disse que as decisões de quinta-feira se justificam pelo aumento do número de casos de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus, que cresceram de uma prevalência de 8% na semana passada para os atuais 20%.

Em Portugal, morreram 10.469 pessoas dos 636.190 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Famalicão vence Vitória de Guimarães e assegura permanência na I Liga

O Famalicão garantiu hoje a manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Vitória de Guimarães,...

Desportohá 12 horas

Estádio do Dragão recebe final da Liga dos Campeões a 29 de maio

O último jogo da Liga dos Campeões, que terá Manchester City e Chelsea disputando a final, será realizado pelo segundo...

Desportohá 13 horas

GD Joane focado no primeiro lugar e em “subir” para o Campeonato de Portugal

O GD Joane está preparado, e já o provou no passado sábado, para as últimas partidas dos Campeonatos Distritais Pró...

Paíshá 14 horas

Igreja crítica festa do Sporting lembrando limites impostos no Santuário de Fátima

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou esta terça-feira que o cumprimento das regras para prevenir a covid-19 é...

Famalicãohá 15 horas

Associação de Pais da Escola Bernardino Machado de Joane alerta para compra excessiva de guloseimas nas imediações da escola

A Associação de Pais da Escola Bernardino Machado de Joane, veio, esta quarta-feira, alertar para a compra em “quantidade excessiva”,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas D. Maria II selecionado para estudo internacional de literacia

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Famalicão, foi selecionado para aplicação do ePIRLS 2021, um estudo internacional que...

Famalicãohá 17 horas

Paulo Cunha assinala Dia do Enfermeiro com dádiva de sangue: “Um grande bem-haja a todos eles”

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro com uma dádiva de sangue....

Paíshá 17 horas

Amigos organizam recolha de fundos para transladar corpo de portuguesa que morreu em França devido à covid-19

Um grupo de pessoas, ligado a uma mulher portuguesa que recentemente morreu em França devido a problemas associados à covid-19,...

Paíshá 17 horas

Covid-19: Mais 4 mortos e 485 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 4 óbitos provocados pela pandemia e 485 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Famalicãohá 18 horas

Grupo de peregrinos de Famalicão chega ao Santuário de Fátima após caminhada de 6 dias

Um grupo de peregrinos de de Vila Nova de Famalicão, Vila do conde, Porto e Paços de Ferreira, já chegou...

Desportohá 18 horas

Jogos da última jornada da I Liga terão público nas bancadas

Os jogos da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol vão poder contar com 10% da lotação...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Atletas da EARO batem recordes pessoais nas Provas de Preparação da Associação de Atletismo de Braga

Os atletas da Escola Atletismo Rosa Oliveira estiveram presentes nas Provas de Preparação da Associação de Atletismo de Braga no...

Desportohá 19 horas

Covid-19: Marcelo preocupado com consequências da festa Sportinguista

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, esta quarta-feira, esperar que os festejos Sportinguistas da última noite, que violaram as regras de...

Paíshá 20 horas

Covid-19: Gouveia e Melo defende que não se deve vacinar fora dos limites da idade

O coordenador da ‘task-force’ para o plano de vacinação contra a covid-19 defendeu hoje que a vacinação fora do limite...

Desportohá 20 horas

Equipas de Famalicão em lugares de destaque na fase final dos campeonatos distritais

Depois de uma paragem forçada por causa do agravamento da pandemia de Covid-19, por indicações da Associação de Futebol de...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Dois detidos ao volante, esta terça-feira, sem carta de condução

Duas pessoas. de 29 e 64 anos, foram detidas ao final da manhã desta terça-feira, em Famalicão, por conduzirem sem...

Famalicãohá 21 horas

Núcleo PSD de Joane reúne a 19 de maio para sessão plenária

O núcleo do PSD da Secção de Joane reúne em sessão plenária no próximo dia 19 de maio, pelas 18:30,...

Paíshá 21 horas

Governo assinala Dia Internacional do Enfermeiro com contratação de 1.366 profissionais

O primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje os enfermeiros e o seu “trabalho incansável” durante a pandemia, anunciando a publicação do...

Desportohá 1 dia

Sporting campeão: a festa leonina em Famalicão

Famalicãohá 1 dia

Redes sociais “inundam-se” de elogios a Paulo Cunha após anúncio da sua saída

Após a confirmação de Paulo Cunha, feita esta tarde, via Facebook, de que não se recandidatará à Câmara Municipal de...

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais Vistos

ANUNCIE NESTE ESPAÇO > ligue +351252308147 ou WhatsApp para +351963964191