Siga-nos nas redes

País

Estado de Emergência: Marcelo nega, para já, necessidade de ajuda internacional

Publicado

em

Embora exista disponibilidade da União Europeia, o Presidente da República afirmou hoje que não há neste instante razão que determine um recurso à ajuda internacional para o acolhimento de doentes covid-19.

Esta posição foi transmitida pelo chefe de Estado no final de uma visita ao Hospital Militar de Lisboa, na qual esteve acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, depois de questionado pelos jornalistas se Portugal vai pedir ajuda internacional para o acolhimento de doentes covid-19.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Dos dados que conheço, não há, neste instante, razão que determine uma ideia de alarme social quanto à necessidade de recurso a ajuda internacional, como disse, instante, independentemente de sabermos que há essa colaboração, como aconteceu no passado, dentro da União Europeia, com países e economias as mais diversas e mais ricas”, respondeu.

O Presidente da República salientou que “há a disponibilidade de países amigos para ajudarem, tal como foram ajudados no passado”.

“Mas isso, naturalmente, é matéria que o Governo esclarecerá, se for necessário esclarecer, no momento em que for necessário esclarecer”, frisou.

Antes, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Hospital Militar de Lisboa, na qual esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro afirmou que, “desde o início da pandemia em março, até agora, “só em camas instaladas em unidades de cuidados intensivos há um aumento de 146% do SNS”.

“O esforço que os seus profissionais estão a fazer é extraordinário, mas é indispensável mobilizaremos todos os recursos, os dos setores social e privado e contar com as nossas Forças Armadas”, sustentou António Costa, que não respondeu a perguntas dos jornalistas.

De acordo com o líder do executivo, “as Forças Armadas têm dado vários contributos muito importantes, dos quais destaco os seus polos hospitalares de Lisboa e do Porto”.

“Ambos têm conseguido transformar-se para disponibilizar ao país um número significativo de camas, quer de enfermaria geral, quer de cuidados intensivos”, realçou.

O primeiro-ministro apontou depois que “foi possível reativar o antigo Hospital Militar da Ajuda para funcionar também como acolhimento de doentes”.

“Na Base do Alfeite foi disponibilizado um centro de acolhimento, que permitiu, por exemplo, realojar muitos dos chamados doentes sociais – cidadãos que, já tendo alta hospitalar, permaneciam no hospital por não terem onde residir”, acrescentou.

Antes de António Costa, o diretor de saúde do Hospital das Forças Armadas, Jacomo de Castro, referiu aos jornalistas que esta valência tem sido transformada para um combate prioritário à covid-19, “o que só foi possível graças à grande camaradagem que existe entre os diferentes ramos das Forças Armadas”.

“Houve um reforço extraordinário em termos de pessoal, de material e de capacidades logísticas. Em 20 de março, havia 20 camas dedicadas a covid-19, sendo agora 135 e na sexta-feira teremos 147. Para a semana, esse número de camas subirá para 197”, referiu.

Jacomo de Castro referiu ainda que, em termos de unidades de cuidados intensivos, havia cinco camas em março, passando para 20 na sexta-feira.

“No Hospital das Forças Armadas já foram internados 748 doentes, 75% dos quais em reforço ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, pela situação do país, este hospital, mais do que servir as Forças Armadas, mais do que servir as forças e serviços de segurança, está ao serviço de Portugal de braço dado com as estruturas do Ministério da Saúde”, declarou.

Nesta visita ao Hospital das Forças Armadas, o Presidente da República e o líder do executivo estiveram acompanhados pela ministra da Saúde, Marta Temido, pelos secretários de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, assim como pelo chefe de Estado-Maior General da Armada, almirante António Mendes Calado, e pelo diretor deste hospital, o brigadeiro-general Rui Sousa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Encontro “Profissional de Primeira” oferece promove ensino profissional para jovens

O Auditório da CESPU em Famalicão recebe, na próxima segunda-feira o encontro “Profissional de Primeira”, dedicado aos jovens em situação...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Quinta-feira será de sol mas chuva pode fazer fazer uma surpresa

Famalicão espera, esta quinta-feira 25 de Abril, um dia com probabilidade de chuva ligeira entre as 13:00 e as 15:00,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Cortejo Académico trouxe a irreverência estudantil às ruas da cidade

A irreverência estudantil saiu, esta quarta-feira, às ruas da cidade de Famalicão, com a realização do tradicional Cortejo Académico. O...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Motociclista ferido após despiste em Joane

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência do despiste de um motociclo na Rua do Rio Pele,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Carla Chambel e Isabela Valadeiro na apresentação da nova edição do festival de cinema Ymotion

Famalicão recebe, este sábado na Casa da Juventude, os atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e...

Desportohá 7 horas

Famalicão e Calendário recebem desafio APGS Trail este domingo

Famalicão recebe, este domingo 28 de abril, o desafio APGS Trail, realizado pela Associação Portuguesa para Gestão da Sinistralidade Laboral,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Futebol Clube de Landim celebra 81 anos com Complexo Desportivo renovado

O Futebol Clube de Landim celebra 81 anos no dia 28 de abril, momento escolhido para a apresentação das obras...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Casa das Artes apresenta peça “A Tragédia de Aristides Inhassoro” nos 50 anos do 25 de abril

A Casa das Artes de Famalicão apresenta, entre 25 e 27 de abril o espetáculo de teatro “A Tragédia de...

Famalicãohá 9 horas

Cantora famalicense Patrícia Costa colabora com os Gaiteiros de Bravães para criar música de homenagem aos 50 anos do 25 de abril (vídeo)

A coletivo dos Gaiteiros de Bravães convidou a cantora famalicense Patrícia Costa, as Cantadeiras de Bravães e o projeto PHOLE...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Ruivães celebra procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima a 01 de maio

Ruivães celebra, no dia 01 de maio, a Procissão em Honra a Nossa Senhora de Fátima, um evento promovido pelo...

Arquivo

Mais Vistos