Siga-nos nas redes

País

Incêndio de grandes dimensões consome fábrica de bicicletas “Esmaltina”

Publicado

em

Um incêndio violento está, ainda na manhã desta quinta-feira, a destruir a fábrica de bicicletas Esmaltina, localizada em Sangalhos, no concelho de Anadia (Aveiro), apesar dos esforços de mais de 90 operacionais presentes no local, adiantou à agência Lusa a Proteção Civil.

“A fábrica está toda tomada pelas chamas. Não há previsão para termos o incêndio como extinto”, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

Segundo o ‘site’ na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam 92 operacionais, apoiados por 30 veículos, no local. Relatos e vídeos nas redes sociais apontam para a destruição das unidades de produção de uma das mais antigas empresas de bicicletas do país.

A ANEPC indica ainda que recebeu o alerta para o incêndio às 23:19.

Fundada em 1970, a Esmaltina tem um volume de faturação de cerca de 10 milhões de euros e emprega atualmente pouco mais de 50 pessoas. Produz cerca de 200 mil veículos por ano, sobretudo para o mercado ibérico.

“A Esmaltina já produziu mais de três milhões de bicicletas para os seus clientes na Europa, África e América do Sul”, lê-se no ‘site’ na Internet da empresa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Criança com queimaduras graves devido acidente com água a ferver

Publicado

em

Um acidente com uma panela de água a ferver provocou, no início da noite desta sexta-feira, queimaduras graves numa criança de quatro anos da freguesia de Chorense, em Terras de Bouro.

Uma criança de quatro anos sofreu queimaduras graves esta sexta-feira, depois de ter sido atingida com uma panela de água a ferver, na sua casa, em Chorense, no concelho de Terras de Bouro.

Transportada de imediata para o Estádio Engenheiro José Carlos Machado, em Amares, a criança tinha à sua espera um helicóptero, que acabou por não ser utilizado. Após observação da equipa médica presente no local, que confirmou a existência de queimaduras de primeiro e segundo grau em várias partes do corpo, acabou por ser transportada de ambulância para o Hospital de Braga, onde se encontra internada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Publicado

em

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da covid-19, no Hospital D. Estefânia, eram previamente saudáveis, revela um estudo hoje divulgado na revista Ata Médica.

O estudo observacional e descritivo decorreu entre abril de 2020 e abril de 2021 e teve como objetivo descrever as características das crianças hospitalizadas no hospital pediátrico D. Estefânia, em Lisboa, com a síndrome inflamatória multissistémica (MIS-C).

Para isso, foram analisados dados demográficos, clínicos, exames de diagnóstico e terapêutica, as complicações e as sequelas da doença.

Entre outras conclusões, o estudo conclui que, embora não tenha sido registada nenhuma morte entre os 45 doentes com MIS-C internados no D.Estefânia, a maioria esmagadora (90,4%) dos 21 doentes avaliados seis meses após a alta apresentaram diminuição da tolerância ao esforço e 53,3% uma lesão cardíaca persistente.

“De facto, observámos várias sequelas cardíacas, físicas e psicológicas e, por essa razão, é importante salientar que estes doentes devem ter um longo acompanhamento, com especial enfoque no envolvimento cardíaco, uma vez que é uma marca registada do MIS-C”, realçam os investigadores.

Dos 312 doentes hospitalizados com infeção por SARS-Cov-2, que provoca a covid-19, neste período no hospital pediátrico, 45 tinham MIS-C (14,4%), refere o estudo realizado pelos pediatras Maria João Brito, Joana Vieira de Melo, Tiago Silva, Rita Valsassina e Catarina Gouveia.

A infeção por SARS-CoV-2 foi confirmada por teste de diagnóstico (RT-PCR) ou serologia em 77,8% dos doentes e 73,3% tinham um contexto epidemiológico ligado à covid-19.

“Tal como em relatórios anteriores, encontramos uma idade média semelhante (sete anos), ligeira predominância de doentes do sexo masculino (68,9%), e a maioria dos doentes eram anteriormente saudáveis (68,9%)”, refere o estudo publicado na revista Ordem dos Médicos.

Os sintomas mais comuns na admissão hospitalar foram febre (100%), seguida de dor abdominal (60%), vómitos (53,3%), erupção cutânea (48,9%) e hiperemia conjuntival bilateral (28,9%).

Os autores do estudo referem que foi observado “um amplo espetro” de apresentação da doença num grupo de doentes previamente saudável, na sua maioria.

Todos os doentes tiveram febre e envolvimento multiorgânico: hematológico (100%), cardiovascular (97,8%), gastrointestinal (97,8%), mucocutâneo (86,7%), respiratório (26,7%), neurológico (15,6%) e renal (13,3%).

“O envolvimento neurológico e respiratório ocorreu nos doentes mais graves”, frisa o estudo, indicando que 13 doentes (28,8%) necessitaram de cuidados intensivos.

No entanto, sublinha, mesmo estes doentes tiveram “um bom resultado a curto prazo”, não tendo sido registada nenhuma morte.

Segundo o estudo, a duração média desde o início dos sintomas até à admissão no hospital foi de seis dias, “um longo período de tempo considerando a potencial gravidade da doença”, sublinham.

Segundo os investigadores, estes dados permitem concluir que esta síndrome nem sempre é reconhecida, dada a possibilidade de uma apresentação mais suave, mas, afirmam, “em qualquer caso, esta síndrome tem consequências potencialmente graves e deve motivar um acompanhamento atento e uma hospitalização”.

“O diagnóstico da MIS-C é um desafio na prática clínica atual e requer um elevado nível de suspeição pois o início atempado de terapêutica é fundamental para prevenir complicações”, defendem.

No entanto, não existe ainda consenso científico sobre a melhor terapêutica e seguimento destes doentes.

“O MIS-C é uma condição grave associada a uma infeção por SARS-CoV-2 e ainda são necessárias provas para esclarecer os vários aspetos desta síndrome”, argumentam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Publicado

em

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

A formação lusa, que já estava apurada, adiantou-se aos cinco minutos, por Ricardo Horta, mas, aos 27, Kim Young-Won empatou, depois de uma assistência involuntária de Cristiano Ronaldo, e, aos 90+1, Hwang Hee-chan selou a reviravolta.

Os sul-coreanos saltaram, assim, para o segundo lugar, beneficiando do triunfo por 2-0 do Uruguai sobre o Gana, selado por um ‘bis’ de Giorgian De Arrascaeta, aos 26 e 32 minutos.

Na classificação, Portugal somou seis pontos, contra quatro da Coreia do Sul e do Uruguai, com vantagem dos asiáticos nos golos marcados (4-4 contra 2-2), e três do Gana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Portugueses gastaram 10 mil milhões em compras ‘online’ em 2021

Publicado

em

Os clientes portugueses gastaram 10 mil milhões de euros na compra de bens e serviços online no ano passado, mais 36,2% do que em 2020, revela o relatório anual dos CTT sobre comércio electrónico.

De acordo com a análise, e reportado pela ECO, os hábitos de consumo virtual dos portugueses estão agora mais em linha com os dos países europeus mais desenvolvidos.

Mesmo perante um ano atípico, ainda marcado pela Covid-19 e pela inflação crescente, cerca de cinco milhões de adultos portugueses fizeram compras online em 2021, meio milhão mais do que no ano anterior, gastando em média cerca de 54,50 euros por compra.

O relatório também estima um “ligeiro aumento” do valor total das compras online em 2022, com base principalmente na venda de serviços.

Quanto aos hábitos de consumo, 73% dos portugueses que utilizam o comércio electrónico admitem fazer pelo menos uma compra por mês, e 13% fazem compras na Internet todas as semanas.

De acordo com o estudo, pela primeira vez, os principais consumidores são mulheres, representando 52% de todas as compras online. Em relação à idade, os principais consumidores das lojas virtuais têm entre 18 e 44 anos. Para os CTT, existe “um novo desafio para as marcas”, que terão de desenvolver formas eficazes de “capturar o cliente mais antigo”, que até agora continua a preferir consumir em lojas físicas, mas “assumirá um papel importante no futuro”.

O tipo de produto mais procurado pelos consumidores na Internet é o vestuário e calçado, diz o relatório dos CTT, sendo destacado por 73% dos inquiridos que compram em linha. Segue-se o equipamento electrónico e informático; livros e filmes; e, finalmente, produtos de higiene e cosméticos.

No futuro, o relatório prevê que haverá menos sazonalidade nas vendas em linha, bem como um aumento do número de compras feitas por consumidor.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Jornada Mundial da Juventude vai dar retorno de 350 milhões a Portugal e será o maior evento de sempre em solo nacional

Publicado

em

O Dia Mundial da Juventude (JMJ), que terá lugar no próximo mês de Agosto em Lisboa, terá um retorno económico para Portugal de cerca de 350 milhões de euros e promete ser o “maior evento” alguma vez encenado em Portugal.

“O retorno dos estudos económicos realizados em relação a Madrid representa um benefício económico de cerca de 350 milhões de euros. Presumo que Portugal terá um retorno económico desta magnitude”, disse José Sá Fernandes, na comissão parlamentar da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Numa audição solicitada pelo PSD para explicar o trabalho de preparação deste evento, o coordenador do grupo de projecto para a JMJ, que terá lugar na capital, entre 1 e 6 de Agosto de 2023, afirmou que o ponto de encontro dos jovens é na zona de Loures e Lisboa, junto ao Tejo, mas haverá outros locais onde terão lugar eventos relacionados com a JMJ, nomeadamente o Parque Eduardo VII, Belém, e Oeiras.

José Sá Fernandes salientou que este é o “maior evento que alguma vez teve lugar em Portugal, porque foi sempre o maior evento onde quer que tenha tido lugar”.

“Nada como isto jamais foi feito antes em Portugal, é uma enorme expectativa que todos nós sentimos ao acolher um evento desta dimensão”, sublinhou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Ministro da Saúde garante que o preço dos medicamentos não irá aumentar em 2023

Publicado

em

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, declarou que o Governo está a acompanhar a situação dos preços dos medicamentos para garantir que em 2023 não haverá aumento dos custos.

O ministro garantiu que o Governo está atento ao custo dos medicamentos, sublinhando que, em termos de inflação, não há influência nos preços dos medicamentos.

“O problema dos medicamentos é outro: É saber se, em alguns casos, a degradação do seu preço não contribui para a sua escassez no mercado”, considerou o ministro.

E acrescentou: “Estamos a seguir isto muito atentamente para garantir que em 2023 não haverá aumento dos custos para os utilizadores, utilizando os diferentes mecanismos que temos para corrigir os preços”.

Em resposta às perguntas do deputado PCP João Dias sobre a escassez de medicamentos nas farmácias, Manuel Pizarro disse que “há casos que não têm qualquer relevância para os pacientes”, insistindo: “Temos de separar o trigo do joio e tratar o que é diferente de forma diferente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Funeral da jovem militar arrastada pelo mar da Póvoa de Varzim realiza-se este sábado

Publicado

em

Realiza-se este sábado o funeral de Ani Muscuta Dabó, a jovem militar de 20 anos que perdeu a vida depois de ser arrastada pelo mar da Póvoa de Varzim, na última semana.

O seu corpo estará em câmara ardente a partir das 16:30 de hoje, na paróquia de S. Bento de Massamá, na Amadora, onde vivia.

A jovem pertencia a um grupo de oito militares, quatro homens e quatro mulheres, todos com cerca de 20 anos, que celebravam o final de um curso de condutores da Escola de Serviços do Exército Português, concluído esta quinta-feira.

Já no areal, Ani e outra rapariga do grupo quiseram molhar os pés, acabando por ser engolidas pelas ondas do mar.

Os restantes colegas terão tentado, de imediato, salvar as jovens em perigo.

A sua colega foi resgatada, mas Ani não teve a mesma sorte.

Os colegas foram transportados para o hospital, apresentando sintomas de hipotermia e pré afogamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Mundial 2022: Portugal defronta Coreia do Sul hoje às 15:00

Publicado

em

A seleção portuguesa de futebol procura hoje garantir o primeiro lugar do Grupo H do Mundial2022 de futebol, diante da Coreia do Sul, depois de já ter ‘carimbado’ a qualificação para os oitavos de final.

Após ter vencido Gana (3-2) e Uruguai (2-0), Portugal fecha a fase de grupos diante da formação orientada por Paulo Bento, bastando-lhe um empate para assegurar o primeiro lugar do grupo, face à vantagem de três pontos sobre o Gana, segundo colocado, que à mesma hora joga com o Uruguai.

Para a derradeira partida no Grupo H, o selecionador Fernando Santos deverá proceder a algumas alterações no ‘onze’ titular, não só para gerir o esforço físico dos jogadores mais utilizados, como para proteger os quatro que estão em risco de falharem a próxima fase caso vejam um cartão amarelo, como são os casos de Rúben Dias, Rúben Neves, Bruno Fernandes e João Félix.

Embora seja um exercício difícil de antecipar, dadas as particularidades do encontro, jogadores como Diogo Dalot, António Silva, Palhinha, João Mário, Vitinha, Matheus Nunes, André Silva ou Gonçalo Ramos poderão entrar de início, parecendo igualmente provável que Diogo Costa, Pepe, João Cancelo, William Carvalho e Bernardo Silva se mantenham entre os titulares.

Portugal e Coreia do Sul defrontam-se a partir das 18:00 locais (15:00 em Lisboa), no Estádio Education City, em Doha, em jogo da terceira jornada do Grupo H do Mundial2022 que será dirigido pelo árbitro argentino Facundo Tello.

A equipa das ‘quinas’ lidera o grupo, com seis pontos, mais três do que o Gana, segundo, e mais cinco face a sul-coreanos, treinados por Paulo Bento, e uruguaios, que, à mesma a hora, defrontam os ganeses, no Estádio Al Janoub, em Al-Wakrah.

Caso garanta mesmo o primeiro lugar do Grupo H, Portugal vai defrontar nos oitavos de final o segundo colocado do Grupo G, mas se ficar no segundo posto defrontará o primeiro daquela ‘poule’, em que Brasil, líder com seis pontos, e Suíça, segunda com três, levam vantagem sobre Camarões e Sérvia, ambos com um, na ‘corrida’ à próxima fase.

Os brasileiros, pentacampeões mundiais, jogam com os Camarões a partir das 22:00 locais, enquanto os suíços defrontam os sérvios à mesma hora, nas duas partidas que vão fechar o quadro final dos oitavos de final, em que já estão agendados os seguintes duelos: Inglaterra-Senegal, França-Polónia, Marrocos-Espanha, Países Baixos-Estados Unidos, o Argentina-Austrália e Japão-Croácia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Duas mulheres e um homem perdem a vida em incêndio habitacional esta manhã em Vila Real

Publicado

em

Três pessoas morreram hoje na sequência de um incêndio numa habitação em Sabrosa, no distrito de Vila Real, segundoa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

“O incêndio na habitação situada no centro da localidade causou três vítimas mortais, duas do sexo feminino e uma do masculino. Temos também a informação de que duas pessoas conseguiram sair a tempo da casa e não temos indicação de que terão sofrido ferimentos”, disse a mesma fonte do CDOS de Vila Real, acrescentando desconhecer para já mais pormenores.

O alerta para o incêndio foi dado às 05:03.

Às 06:30 estavam no local 23 operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Sabrosa, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com o apoio de 11 veículos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Gasóleo e gasolina voltam a descer mais de 5 cêntimos cada um na próxima segunda-feira

Publicado

em

Pela terceira semana consecutiva o preço dos combustíveis deve voltar a baixar na próxima segunda-fiera, de acordo com a imprensa nacional.

Assim, os condutores deverão encontrar o gasóleo mais barato até 7 cêntimos, enquanto que no caso da gasolina, esta pode registar uma descida até 6 cêntimos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 23 minutos

Criança com queimaduras graves devido acidente com água a ferver

Um acidente com uma panela de água a ferver provocou, no início da noite desta sexta-feira, queimaduras graves numa criança...

Paíshá 60 minutos

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 16 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 17 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 17 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES