Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Lares de idosos totalizam 364 surtos ativos

Publicado

em

Com a existencia, neste momento, de 364 surtos ativos, a percentagem de óbitos por covid1-19 em lares é de 28%, adiantou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no parlamento.

Num debate de atualidade sobre os problemas nos lares de idosos, suscitado pelo PCP, a ministra Ana Mendes Godinho, que participou hoje presencialmente no debate no parlamento depois de recuperar do novo coronavírus, adiantou os números em resposta aos deputados, sublinhando que a taxa de letalidade nos lares portugueses por covid-19 é inferior à registada em Espanha (47%) ou em França (43%).

“Parece-nos de todo incompreensível que se continuem a manifestar os surtos como continuam e é necessário garantir as respostas às estruturas residenciais”, defendeu a deputada do PAN Bebiana Cunha, já depois da deputada do PSD, Helga Correia ter considerado “insuficientes” as brigadas de intervenção rápida criadas para ajudar as instituições onde surjam surtos e de ter questionado quando seriam os seus profissionais vacinados.

Também a deputada do PCP Diana Ferreira, a quem coube abrir o debate, defendeu que estas brigadas “estão aquém de ser solução”, até como resposta à carência de recursos humanos nos lares.

A ministra respondeu que desde a sua criação estas já foram reforçadas com 157 profissionais, tendo agora 557 elementos distribuídos pelas 18 brigadas distritais, e que está prevista a sua vacinação, assim como a dos elementos das estruturas de retaguarda.

João Paulo Pedrosa, do PS, afirmou que o executivo “foi quase à exaustão” na identificação dos lares ilegais, dirigindo-se à deputada do PSD Clara Marques Mendes, referindo que, ao contrário de intervenções noutros debates, neste “o PSD deixou cair a bandeira dos lares ilegais”.

Sobre a situação nos lares ilegais, a ministra disse que foram identificadas 788 instituições nesta condição, sublinhando que a preocupação “tem sido sempre apoiar as instituições independentemente da sua legalidade”.

“Não nos interessa [se são ilegais], interessa-nos proteger as pessoas”, disse Ana Mendes Godinho.

Já no encerramento do debate, a secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, afirmou que “todos os lares ilegais que estiverem em concelhos onde outras instituições ou lares estejam a ser vacinados serão incluindo na vacinação”.

Em resposta à deputada do PSD Clara Marques Mendes, que acusou o Governo de ter falhado na testagem nos lares, afirmando que não foi “sistemática ou organizada”, a ministra respondeu com 220 mil testes preventivos a funcionários e que “permitiram identificar previamente 640 surtos”.

Clara Marques Mendes deixou ainda críticas ao PCP, promotor do debate, por não inviabilizado a criação de uma subcomissão parlamentar de acompanhamento da situação nos lares, e atirou novamente ao Governo, acusando o executivo de falhas na articulação entre a Segurança Social e a Saúde, críticas nas quais foi secundada pelo deputado do CDS-PP João Almeida, que sublinhou que essa falta de articulação em situação de pandemia “gera situações muito mais graves”.

“Este não pode ser o debate do ‘está tudo bem’”, disse João Almeida dirigindo-se à ministra, apelando a um reconhecimento dos problemas para os poder resolver.

Sobre esta matéria, a ministra voltou a referir as visitas a instituições feitas de forma conjunta pela Segurança Social, Saúde e Proteção Civil, referindo que superam já as quatro mil.

PAN, BE e PCP sublinharam ainda a falta de condições com que vivem os idosos, seja em lares ou nas suas casas. Bebiana Cunha apontou o abandono de idosos “esquecidos em contexto familiar e pelo Estado”.

Já José Soeiro, do BE, sublinhou a “escassez de cuidados formais” a idosos, em casa em “autocuidado”, a cuidadores sem apoios e a lares ilegais “que se perpetuam” e questionou a disponibilidade do Governo para rever o modelo de institucionalização em que assenta os cuidados a idosos.

Diana Ferreira, pelos comunistas, afirmou que os “direitos sociais são obrigação primeira do Estado”, afirmando existir uma “desresponsabilização do Estado” nesta matéria e uma “transferência de responsabilidades” para as instituições, o que identificou como “a grande falha” nesta matéria.

A ministra reconheceu “uma necessidade de diversificação das respostas” e recordou o programa PARES, de requalificação de equipamentos sociais, como os lares, e ao qual estão alocados 110 milhões de euros, assim como os 420 milhões de euros no âmbito do programa de recuperação e resiliência, a chamada “bazuca europeia”, que vai permitir investimentos em apoio domiciliário, incluindo a requalificação de habitações de idosos, para permitir a sua permanência em casa, e o reforço de equipas no terreno.

Os 530 milhões de euros, disse Ana Mendes Godinho, vão permitir, segundo as previsões, abrir “28 mil novas vagas” no apoio a idosos.

João Paulo Pedrosa sublinhou os recursos humanos que já foi possível afetar aos lares para resposta à pandemia, tendo Diana Ferreira questionado as condições dessas colocações, sublinhando que não são contratos, são bolsas, e que são chamados trabalhadores em ‘lay-off’ e não criados postos de trabalho.

A ministra referiu o programa +Coeso Social, para colocação de jovens qualificados nos lares com contratos efetivos, ao qual já foram submetidas 937 candidaturas.

Sobre os atrasos nos pagamentos a instituições sociais no que diz respeito a apoios na compra de materiais de proteção para a pandemia através do programa Adaptar Social+, denunciados pela Confederação Nacional das Instituições Sociais (CNIS) e levado ao debate pelo PSD, a ministra não respondeu diretamente, mas adiantou que está a ser preparada uma terceira fase do programa “que não precisará de candidatura” e que vai permitir um “reforço automático de verbas” às instituições.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Desportohá 10 horas

Famalicão vence Vitória de Guimarães e assegura permanência na I Liga

O Famalicão garantiu hoje a manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Vitória de Guimarães,...

Desportohá 12 horas

Estádio do Dragão recebe final da Liga dos Campeões a 29 de maio

O último jogo da Liga dos Campeões, que terá Manchester City e Chelsea disputando a final, será realizado pelo segundo...

Desportohá 13 horas

GD Joane focado no primeiro lugar e em “subir” para o Campeonato de Portugal

O GD Joane está preparado, e já o provou no passado sábado, para as últimas partidas dos Campeonatos Distritais Pró...

Paíshá 14 horas

Igreja crítica festa do Sporting lembrando limites impostos no Santuário de Fátima

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou esta terça-feira que o cumprimento das regras para prevenir a covid-19 é...

Famalicãohá 15 horas

Associação de Pais da Escola Bernardino Machado de Joane alerta para compra excessiva de guloseimas nas imediações da escola

A Associação de Pais da Escola Bernardino Machado de Joane, veio, esta quarta-feira, alertar para a compra em “quantidade excessiva”,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas D. Maria II selecionado para estudo internacional de literacia

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Famalicão, foi selecionado para aplicação do ePIRLS 2021, um estudo internacional que...

Famalicãohá 17 horas

Paulo Cunha assinala Dia do Enfermeiro com dádiva de sangue: “Um grande bem-haja a todos eles”

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro com uma dádiva de sangue....

Paíshá 17 horas

Amigos organizam recolha de fundos para transladar corpo de portuguesa que morreu em França devido à covid-19

Um grupo de pessoas, ligado a uma mulher portuguesa que recentemente morreu em França devido a problemas associados à covid-19,...

Paíshá 18 horas

Covid-19: Mais 4 mortos e 485 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 4 óbitos provocados pela pandemia e 485 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Famalicãohá 18 horas

Grupo de peregrinos de Famalicão chega ao Santuário de Fátima após caminhada de 6 dias

Um grupo de peregrinos de de Vila Nova de Famalicão, Vila do conde, Porto e Paços de Ferreira, já chegou...

Desportohá 19 horas

Jogos da última jornada da I Liga terão público nas bancadas

Os jogos da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol vão poder contar com 10% da lotação...

Desportohá 19 horas

Famalicão: Atletas da EARO batem recordes pessoais nas Provas de Preparação da Associação de Atletismo de Braga

Os atletas da Escola Atletismo Rosa Oliveira estiveram presentes nas Provas de Preparação da Associação de Atletismo de Braga no...

Desportohá 20 horas

Covid-19: Marcelo preocupado com consequências da festa Sportinguista

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, esta quarta-feira, esperar que os festejos Sportinguistas da última noite, que violaram as regras de...

Paíshá 20 horas

Covid-19: Gouveia e Melo defende que não se deve vacinar fora dos limites da idade

O coordenador da ‘task-force’ para o plano de vacinação contra a covid-19 defendeu hoje que a vacinação fora do limite...

Desportohá 20 horas

Equipas de Famalicão em lugares de destaque na fase final dos campeonatos distritais

Depois de uma paragem forçada por causa do agravamento da pandemia de Covid-19, por indicações da Associação de Futebol de...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Dois detidos ao volante, esta terça-feira, sem carta de condução

Duas pessoas. de 29 e 64 anos, foram detidas ao final da manhã desta terça-feira, em Famalicão, por conduzirem sem...

Famalicãohá 21 horas

Núcleo PSD de Joane reúne a 19 de maio para sessão plenária

O núcleo do PSD da Secção de Joane reúne em sessão plenária no próximo dia 19 de maio, pelas 18:30,...

Paíshá 21 horas

Governo assinala Dia Internacional do Enfermeiro com contratação de 1.366 profissionais

O primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje os enfermeiros e o seu “trabalho incansável” durante a pandemia, anunciando a publicação do...

Desportohá 1 dia

Sporting campeão: a festa leonina em Famalicão

Famalicãohá 1 dia

Redes sociais “inundam-se” de elogios a Paulo Cunha após anúncio da sua saída

Após a confirmação de Paulo Cunha, feita esta tarde, via Facebook, de que não se recandidatará à Câmara Municipal de...

Arquivo

FAMA NAS REDES

Mais Vistos

ANUNCIE NESTE ESPAÇO > ligue +351252308147 ou WhatsApp para +351963964191