Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Universidade de Aveiro cria teste à saliva ultrassensível

Publicado

em

Visando eliminar o desconforto da colheita de amostras com zaragatoa, a Universidade de Aveiro, em colaboração com vários hospitais criou um teste de saliva ultrassensível para a covid-19, revelou esta quinta-feira fonte académica.

Segundo a mesma fonte, foi desenvolvido naquela universidade um kit de um teste de saliva ultrassensível, “altamente reprodutível, para a covid-19”.

“O novo teste elimina o desconforto e a pesada logística da colheita de amostras com zaragatoa. Utiliza a robusta tecnologia de RT-PCR existente nos laboratórios nacionais, simplifica a automação dos processos laboratoriais, baixa o custo e facilita a testagem comunitária, em lares, escolas e empresas”, salienta a Universidade.

Segundo os investigadores, a saliva é o principal veículo de transmissão do SARS-COV-2, o que torna a sua colheita de fácil execução no domicílio ou no local de trabalho, sem recurso a profissionais de saúde.

“Numa abordagem inicial os resultados dos testes com saliva mostraram que eram menos sensíveis do que os obtidos com colheitas por zaragatoa nasofaríngea, mas após ajustes no protocolo técnico, confirmou-se que a saliva pode igualmente ser usada na deteção de SARS-CoV-2 sem perda de sensibilidade”, asseguram.

Até agora, a necessidade de treinar e mobilizar profissionais de saúde para a testagem com zaragatoas, bem como os gastos associados a material de proteção individual, limitavam a massificação dos rastreios.

Tais dificuldades são ultrapassadas com o novo teste covid-19 criado em Aveiro, que substitui a colheita efetuada com zaragatoa nasofaríngea por uma colheita de saliva, refere a instituição.

Com a colaboração das unidades hospitalares envolvidas no projeto, “foi validado um novo método de RT-PCR altamente sensível e reprodutível, que permite testar em paralelo um grande número de amostras de saliva a baixo custo”.

Em parceria com a empresa Muroplás, de engenharia de plásticos para o setor médico-hospitalar, foi desenvolvido também um novo kit para a colheita de saliva, que pode ser enviado pelo correio ou outro meio para os laboratórios.

O coordenador do Laboratório de Medicina do Genoma e diretor do Instituto de Biomedicina (ibimed), da Universidade de Aveiro, Manuel Santos, que coordenou o projeto de investigação colaborativa, considera que o novo teste representa um avanço significativo no controlo da covid-19 por permitir a realização de testes na comunidade, de modo simples, a baixo custo, e fácil automação do processo laboratorial, possibilitando assim escalar o número de rastreios diários.

Segundo Manuel Santos, o Kit de saliva desenvolvido pela empresa Muroplás também é útil para a recolha de amostras para a vigilância genética das variantes do coronavírus SARS-CoV-2, que o laboratório de Aveiro também avalia através de um projeto de investigação da covid-19 financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O projeto foi desenvolvido pelos investigadores do laboratório de Medicina do Genoma, do Instituto de Biomedicina, da Universidade de Aveiro, em parceria com o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV-Sta Maria da Feira), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV-Aveiro), o Centro Médico da Praça de São João da Madeira e a empresa nacional de engenharia de plásticos Muroplás, com sede na Trofa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Cantoneiro suspeito de conduzir carros da Polícia Municipal e de usar a farda oficial com a conivência da GNR

Publicado

em

Por

Um assistente operacional da área de higiene e limpeza da Câmara de Sintra foi alvo de um “processo de averiguações para apuramento dos factos”, por suspeitas de ter usado um uniforme da Polícia Municipal e de ter conduzido viaturas desta força indevidamente, avança a revista Sábado.

Caso se confirmem as suspeitas, este funcionário, com a ocupação de cantoneiro, terá exercido funções de polícia sem qualquer formação, tendo o seu nome surgido nas escalas de serviço diário da Polícia Municipal de Sintra, para “recepção de viaturas”.

De acordo com a mesma fonte, este funcionário terá usado o uniforme da Polícia Municipal e conduzido as suas viaturas com a aparente conivência do atual comandante da Polícia Municipal de Sintra, major da GNR.

Na última sessão extraordinária da Assembleia Municipal, os deputados Eunice Baeta da Iniciativa Liberal e António Rodrigues do PSD defenderam a suspensão temporária, até ao apuramento dos factos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Bombeiro marido de uma das vítimas mortais do acidente de autocarro ainda ajudou outros feridos no local

Publicado

em

Por

Um dos bombeiros presentes no socorro das vítimas do violento acidente, que no último sábado fez três vítimas mortais, que viajavam num autocarro para o Santuário de Fátima, foi o marido de uma delas, Emília Castro de 52 anos.

Bombeiro, em serviço há mais de 30 anos, e apesar de saber que a sua esposa era uma das vítimas, reuniu forças suficientes para, ainda assim, ajudar os outros feridos.

Alberto Soares, passageiro de 77 anos, e António Araújo, de 58 anos, o condutor do autocarro foram as outras vítimas.

Outras 33 pessoas ficaram feridas, deste grupo de três veículos que partiu em excursão, de Guimarães, às 06:30 da manhã do mesmo dia.

Foto: Postal.pt / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Cirurgiões do São João acusados de terem removido mama errada durante mastectomia

Publicado

em

Por

Dois cirurgiões foram acusados por terem removido a mama errada a uma paciente do Hospital de São João no Porto, avança a CM.

A paciente, Susana Tomé, acusa estes profissionais de saúde de terem levado a cabo uma mastectomia, removendo a mama do lado errado.

Ambos cirurgiões estão acusados de negligência que resultou num ofensa à integridade física da doente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mulher de 75 anos ferida gravemente após despiste com o marido de 81 em Arcos de Valdevez

Publicado

em

Por

Uma mulher de 75 anos ficou hoje ferida com gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, no lugar de Ínsua, freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, disse fonte dos bombeiros locais.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez adiantou que a mulher foi transportada ao Hospital de Braga.

Um homem de 81 anos, condutor da viatura, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

O despiste ocorreu às 08:53. Ao local compareceram nove operacionais e três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, um carro-patrulha com três militares da GNR e a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Arcos de Valdevez.

Fotos: Rádio Barca/ FM

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mais 14 casos de varíola do macaco detetados esta segunda-feira em Portugal. 37 infetados no total

Publicado

em

Por

Mais 14 casos da varíloa do macaco foram detetados em Portugal, esta segunda-feira, informou a Direção-Geral da Saúde, aumentando assim o número total de infetados em Portugal para 37.

As regiões afetadas são o Norte, Lisboa, Vale do Tejo e Algarve.

As amostras já analisadas indicam tratar-se da variante África Ocidental, a menos agressiva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Governo prevê ganhar 129 milhões em multas de trânsito. Mais 47 milhões do que em 2021

Publicado

em

Por

O Governo português espera arrecadar em multas de trânsito cerca de 129 milhões de euros, assim o diz o valor inscrito no Orçamento do Estado de 2022.

Este valor apresenta um aumento de 47 milhões de euros face ao valor total de 2021 e está ainda em discussão na Assembleia da República.

O excesso de velocidade é a infração mais detetada ao Código da Estrada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

Publicado

em

Por

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em flagrante pelo crime de especulação e venda irregular de bilhetes para a final da Taça de Portugal de futebol.

O comunicado final sobre a operação realizada pela ASAE, divulgado hoje à tarde, faz o balanço das situações detetadas e refere nove casos de anúncio de “venda de bilhetes acima do seu valor facial, pretendendo obter vantagem patrimonial indevida”.

“Foram ainda apreendidos 30 bilhetes com valores faciais que oscilam entre 15 e 20 euros, encontrando-se os bilhetes à venda acima do seu valor oficial, chegando a ser pedidos cerca de 100 euros por bilhete, com margens de lucro a atingir os 500% de lucro por bilhete”, lê-se no texto.

Este tipo de crime de especulação é “punível com pena de prisão de seis meses a três anos e multa não inferior a 100 dias”, recorda a ASAE.

O jogo da final da Taça foi hoje disputado entre FC Porto e Tondela, no Estádio Nacional, em Oeiras, Lisboa, com os ‘dragões’ a vencerem por 3-1.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

Publicado

em

Por

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o AC Milan, a sua equipa, se sagrou campeã italiana 11 anos depois.

Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, ao avançado português, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.

Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.

Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, “um símbolo do AC Milan campeão” e um futebolista “imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo”.

A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Hospital de Braga reconhece “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia

Publicado

em

Por

O Hospital de Braga reconheceu “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia devido à saída de cinco obstetras, depois de o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) ter denunciado escalas com número de clínicos “abaixo dos mínimos” estabelecidos.

O hospital adiantou que “está a tentar” contratar clínicos prestadores de serviços como “solução temporária de recurso”.

A administração do hospital reconheceu que “tem vindo a constatar sérios constrangimentos em completar a escala de trabalho do Serviço de Urgência de Obstetrícia”, explicando que é uma “situação motivada pela saída, por aposentação ou rescisão, de cinco médicos obstetras”.

“Como soluções temporárias de recurso, o Conselho de Administração está a tentar garantir a contratação de médicos prestadores de serviço, tendo igualmente reorganizado as escalas de trabalho e alterado a dotação, de modo a assegurar a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”, adianta a administração.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou na sua página na internet que o conselho de administração do Hospital de Braga “impôs escalas de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia abaixo dos mínimos estabelecidos pelo Colégio da Especialidade para um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado”.

Segundo o SIM, o Hospital de Braga realiza mais de 2.500 partos anuais, pelo que deve ter cinco especialistas em presença física, podendo o quarto especialista ser substituído por um médico interno da especialidade do 5º ao 6º ano e o quinto especialista por um médico interno do 2º ao 6º ano.

De acordo com o sindicato, o conselho de administração do hospital determinou a alteração da dotação para quatro elementos “com efeitos imediatos”, ou seja, “para uma equipa que devia ter cinco médicos especialistas, o conselho de administração do Hospital de Braga impôs [sexta-feira] uma equipa de apenas três médicos especialistas”.

O sindicato deu ainda conta de que apelou aos seus associados para que “deem entrada de minutas de exclusão de responsabilidade face à carência de recursos humanos das equipas de urgência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

Publicado

em

Por

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da Taça do Mundo de Racice, na República Checa, primeira etapa deste circuito de canoagem de velocidade.

A equipa portuguesa cumpriu a distância em 3.16,09 minutos, deixando o par segundo classificado, formado pelos dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, a 1,16 segundos, enquanto os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard ficaram no terceiro lugar, a 1,95 segundos.

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta na presente Taça do Mundo, depos da conquistada no sabado na prova de K1 1.000, numa competição em que Portugal conta ainda com uma medala de bronze, conquistada por Teresa Portela na Final A dos K1 500 metros, igualmente no sábado.

Nas finais já disputadas na manhã de hoje, realce ainda para o quarto lugar de Teresa Portela na Final A de K1 200 metros, tendo terminado a 36 centésimos de segundo da medalha de bronze e a 78 da vencedora, a eslovena Anja Osterman.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 10 horas

Cantoneiro suspeito de conduzir carros da Polícia Municipal e de usar a farda oficial com a conivência da GNR

Um assistente operacional da área de higiene e limpeza da Câmara de Sintra foi alvo de um “processo de averiguações...

Desportohá 10 horas

Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

No passado sábado dia 21 de Maio, realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Gindança conquista dois títulos de campeão nacional e um de vice-campeão

A Academia Gindança, de Famalicão, participou no passado sábado, 20 de maio, no Campeonato Nacional de 10 danças e Campeonato...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Alunos da D. Sancho I realizam estágio em Marselha

Dezoito alunos dos cursos profissionais de Contabilidade, de Eletrotecnia, de Manutenção Industrial e Gestão e de Programação de Sistemas informáticos...

Desportohá 10 horas

Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

O Município de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da...

Paíshá 12 horas

Bombeiro marido de uma das vítimas mortais do acidente de autocarro ainda ajudou outros feridos no local

Um dos bombeiros presentes no socorro das vítimas do violento acidente, que no último sábado fez três vítimas mortais, que...

Mundohá 13 horas

Médicos não conseguem explicar aumento de casos de hepatite em crianças. Ligação com covid-19 está sob estudo

A doença continua a espalhar-se entre as crianças, criando dúvidas sobre o que a está a causar, incluindo possíveis ligações...

Paíshá 14 horas

Cirurgiões do São João acusados de terem removido mama errada durante mastectomia

Dois cirurgiões foram acusados por terem removido a mama errada a uma paciente do Hospital de São João no Porto,...

Bragahá 14 horas

Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES