País
Estado de emergência renovado até 14 de fevereiro

Com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, o parlamento aprovou hoje a renovação do estado de emergência até 14 de fevereiro para permitir medidas de contenção da covid-19.
A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor e o BE voltou a abster-se. PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias.
Esta votação foi idêntica à de 13 de janeiro, em que CDS-PP e PAN votaram a favor do estado de emergência, ao lado de PS e PSD, depois de terem optado pela abstenção em anterior votações, realizadas em novembro, dezembro e no início deste mês.
Este foi o décimo diploma do estado de emergência que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, submeteu ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.
O diploma permite proibir ou limitar as aulas presenciais, restringir a circulação internacional e mobilizar profissionais de saúde reformados, reservistas ou formados no estrangeiro.

País
Portugal continua a ser um dos países mais pacíficos do mundo com o contributo das suas forças de segurança

O Ministro da Administração Interna reafirmou que Portugal está entre os países mais pacíficos do mundo, destacando a “contribuição decisiva” das forças de segurança para este resultado.
“As forças de segurança deram uma contribuição decisiva para Portugal continuar entre os países mais pacíficos do mundo. A segurança é um fator de coesão e um fator de desenvolvimento social, econômico e de prestígio do Estado português”, disse José Luís Carneiro.
O oficial também deixou uma palavra de “agradecimento e gratidão” aos oficiais da GNR que servem o país, garantindo aos cidadãos “seus direitos e liberdades”.
“Hoje temos um investimento muito claro e objetivo na melhoria das condições de trabalho. O investimento planeado para 2026 é de 607 milhões de euros, que começou em 2022”, disse.
O Ministro da Administração Interna também destacou que este investimento de 607 milhões de euros até 2026 vem após o investimento realizado entre 2017 e 2022, de 340 milhões de euros.
“Isso significa que entre 2017 e 2026, espera-se um investimento próximo de um bilhão de euros na melhoria da infraestrutura, modernização do equipamento e, particularmente, nas condições de proteção para o exercício digno da atividade”, afirmou.
País
Gasolina aumenta 3 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis mais usados vão seguir tendências diferentes a partir de segunda-feira, com o aumento de 3 cêntimos na gasolina 95 e com um decréscimo de 1 cêntimo para o gasóleo, de acordo com a imprensa nacional.
Antes que se verifiquem estas previsões, o litro de gasolina 95 custa atualmente uma média de 1,669 euros, enquanto que o de gasóleo está situado nos 1,506 euros.
Desporto
Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para o Campeonato Mundial de Natação em Fukuoka. O atleta do Benfica registou o melhor tempo nas eliminatórias, com 21,87 segundos, ultrapassando o anterior recorde português estabelecido por Miguel Nascimento em Oeiras, a 30 de setembro de 2022.
O segundo melhor tempo foi conseguido pelo ucraniano Andrii Govorov, que representa o Vitória SC, com 21,98 segundos, marca que também lhe garante a obtenção dos mínimos para o Mundial.
Miguel Nascimento (Benfica) alcançou o terceiro melhor tempo nas eliminatórias (21,99 segundos), ficando a apenas três centésimos de segundo dos mínimos olímpicos, o que lhe permite garantir a participação no Mundial de Fukuoka.
O quarto melhor registo foi alcançado por Miguel Marques (Benfica), com 22,70 segundos, marca que garante a sua presença no Campeonato Europeu de Juniores.
Estes resultados nas eliminatórias aumentam as expectativas para a final dos 50 metros livres, que se realiza hoje a partir das 17h00.
Na primeira sessão do primeiro dia do evento, Gonçalo Azevedo (CN Maia) bateu o recorde nacional dos 50 metros costas na categoria de juvenis A. O nadador da Maia concluiu a prova em 27,58 segundos, superando o anterior recorde de 27,60 segundos, estabelecido por Rodrigo Rodrigues (SCE) em Coimbra, a 10 de julho de 2022.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria promove Semana Santa
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Sábado de chuva e domingo de sol são as previsões para este fim de semana
-
Famalicãohá 6 dias
Rali de Famalicão é tema de tertúlia na Casa do Artista Amador do Louro
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Riba de Ave recebe sessão de apresentação do BUPi – Balcão Único do Prédio esta quarta-feira