Siga-nos nas redes

País

Diretora-geral da Saúde justifica ausência de quase um mês das comunicações sociais

Publicado

em

Justificando a ausência com uma nova estratégia de comunicação, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, desvalorizou hoje o facto de não aparecer em público há quase um mês, durante o pior período da pandemia de covid-19.

“A diretora-geral da Saúde não precisa de aparecer; a diretora-geral da Saúde precisa de trabalhar. E esta foi uma fase, em que, do ponto de vista comunicacional, se tomaram outras opções. E eu continuo a trabalhar exatamente como sempre trabalhei”, disse.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“A comunicação já teve muitas formas de existência. Esta é apenas uma delas e, portanto, cá estou para trabalhar como sempre trabalhei em torno da vacinação” disse Graça Freitas que falava aos jornalistas na cerimónia que assinalou o arranque do rastreio ao cancro da mama, numa Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), junto ao Centro de Saúde de Alcochete, no distrito de Setúbal.

Questionada sobre a demissão do coordenador da ‘task force’ da campanha de vacinação, a diretora-geral da Saúde escusou-se a fazer comentários, mas fez questão de elogiar a carreira de Francisco Ramos.

“Foi uma decisão tomada pelo Dr. Francisco Ramos, num contexto que todos conhecemos. Não me compete comentar a sua saída da ‘task force’. Compete-me apenas aqui deixar uma palavra de homenagem a toda a carreira do Dr. Francisco Ramos”, disse Graça Freitas, que também desejou felicidades ao novo coordenador do plano de vacinação, almirante Henrique Gouveia e Melo.

Quanto ao plano de vacinação da covid-19, Graça Freitas disse que Portugal é “um estado desenvolvido”, que tem um Serviço Nacional de Saúde sólido, e que, mais uma vez, terá capacidade de se organizar para dar resposta a um grande desafio.

“Queria deixar aqui uma mensagem: [a vacinação] é uma esperança, é uma coisa positiva, de um modo geral está a correr bem. Não nos vamos apegar às coisas que correm menos bem para denegrir aquilo que está a acontecer e a correr bem”, afirmou a diretora-geral da Saúde.

“E quero aqui deixar bem claro uma coisa. De acordo com o número de vacinas que nós estamos a receber – nós só podemos vacinar com as vacinas que temos – estamos num ritmo muito bom. E quero também dizer aqui a todos os portugueses que, agora que estamos a entrar numa nova fase – a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) já teve unidades a vacinar esta semana e para a semana isto será generalizado -, que todos vão ser vacinados. Não podemos é ser vacinados todos no mesmo dia porque é impossível”, sublinhou.

Graça Freitas lembrou ainda que se está a iniciar a “vacinação dos mais velhos e de pessoas mais doentes” e assegurou que todos os portugueses vão ser convocados para serem vacinados.  

“Não serão todos chamados na primeira semana, nem na segunda, mas há mecanismos. Os utentes vão receber um SMS, que vem com o indicativo de 2424. Quando virem 2424 no SMS sabem que é uma convocatória para a vacinação”, disse.

Quanto às pessoas que não veem ou não estão atentas aos SMS, Graça Freitas lembra que há mecanismos alternativos para localizar as pessoas, seja por telefone, por carta ou através das autarquias e das forças de segurança.

“Portugal vacina há décadas. Milhões de pessoas são vacinadas todos os anos. Nós acabamos de fazer uma campanha da gripe que vacinou, em pouco mais de um mês e meio, dois milhões de pessoas. E mantemos o Programa Nacional de Vacinação a funcionar. Portanto, temos que confiar nas instituições, temos que confiar no planeamento, temos que confiar no que temos de positivo”, defendeu.

“Lapsos, erros, falhas incumprimentos, existem. Existem, mas vamos ver em que proporção e vamos ver como é que os conseguimos detetar e prevenir. Agora temos que olhar para o positivo. O positivo é que muito mais de 300 mil pessoas, mais propriamente de 360 mil pessoas, foram já vacinadas. E não foram vacinadas mais porque não chegaram mais vacinas e, como sabem, nós tivemos que aguardar vacinas para a segunda dose”, concluiu a diretora-geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 13 horas

Riba d’Ave HC homenageia Sr. Francisco Machado que dedicou mais de 20 anos ao serviço do clube

Esta 24.ª jornada do Campeonato Nacional hóquei em patins foi marcada por um momento de homenagem por parte do Riba...

Desportohá 14 horas

Famalicenses da Jing-She conquistam medalhas de ouro e prata no 7º Torneio Internacional de Wushu da Maia

Os atletas da Jing-She – Associação Desportiva Escola de Wushu de Famalicão participaram em mais uma competição, no último sábado,...

Economiahá 15 horas

Latas de atum mais caras 30% desde o início do ano

O preço do cabaz dos 63 produtos alimentares considerados essenciais baixou 1,07 euros entre 10 e 17 de abril, passando...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Simão Lopes sagra-se Vice-Campeão distrital de Patinagem Livre

O atleta Simão Lopes da Academia PatinAve de Famalicão esteve em destaque, este domingo, com a sua performance no Campeonato...

Bragahá 16 horas

Homem detido em Fafe após provocar incêndio com queimada descontrolada

O Comando Territorial da GNR de Braga informou hoje que militares do posto de Fafe detiveram um homem, de 40...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Homem de 26 anos detido com ecstasy e haxixe

Um homem de 26 anos foi detido pela PSP em Famalicão, este domingo, no decurso de um policiamento auto por...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: PSP detém homem suspeito de furtos em garagens

Elementos da PSP de Famalicão levaram a cabo a detenção de um homem de 48 anos, na sequência de diversos...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Augusto Araújo do Active Running conquista medalha de prata na Corrida da Liberdade 2024

Os atletas do coletivo Active Running de Famalicão estiveram, este fim de semana, em competição na Corrida da Liberdade 2024,...

Desportohá 21 horas

Famalicão: Bruna Silva do FAC sagra-se Campeã Distrital em Seniores

O núcleo de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, este fim de semana, no Campeonato Distrital de Patinagem...

Famalicãohá 21 horas

Funeral do jornalista Pedro Cruz realiza-se esta segunda-feira na Póvoa de Varzim

Realiza-se esta segunda-feira o funeral de Pedro Cruz jornalista que faleceu este domingo, aos 53 anos, após uma prolongada batalha...

Arquivo

Mais Vistos