Siga-nos nas redes

País

Conferência Episcopal Portuguesa quer distribuição justa da vacina

Publicado

em

Considerando “essencial que a vacina chegue a todos”, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) acha que a vacinação deve começar pelos mais vulneráveis, mas também pelas pessoas fundamentais para funcionamento das diversas instituições sociais e de saúde.


“É essencial que a vacina chegue a todos, com justiça, cuidado e transparência, começando pelos mais vulneráveis, mas também pelas pessoas que, nas mais diversas instituições sociais e de saúde, são fundamentais para o seu funcionamento”, defende a CEP em comunicado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!




Relativamente aos ministros e colaboradores da Igreja Católica em Portugal, sejam eclesiásticos ou leigos, a CEP afirma que têm acesso à vacinação como qualquer outro cidadão e seguem as disposições estabelecidas pelas autoridades competentes para as diversas fases deste processo.

Nos últimos dias foram noticiados casos de pessoas vacinadas indevidamente (que não pertencem a grupos prioritários), incluindo padres, autarcas e outros responsáveis de áreas da saúde e sociais.

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com o início da vacinação para a covid-19 em Portugal, afirmando confiar na adesão de todos ao processo em curso para que o país possa recuperar da situação pandémica que está a viver.

No comunicado reafirma também o necessário envolvimento de todos no combate à pandemia, avançando com a certeza de que nenhum outro interesse deve ser colocado acima dos esforços conjuntos para encontrar a melhor forma de utilizar os recursos existentes e assim superar a pandemia.

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou também que vai assinalar o Dia Mundial do Doente com uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no dia 11 de fevereiro, às 11:00, que será presidida pelo cardeal António Marto.

A missa, que não contará com a participação de fiéis devido à situação de pandemia, será transmitida pelos meios de comunicação social (Rádio Renascença e TV Canção Nova) e digital (Santuário de Fátima e Agência Ecclesia) e tem como intenção lembrar todos os que sofrem os efeitos da pandemia.

Os bispos portugueses consideram ser este o momento propício para prestar uma especial atenção às pessoas doentes, sobretudo neste momento de pandemia, e a todos aqueles que as acompanham, como salienta o Papa Francisco na Mensagem para o 29.º Dia Mundial do Doente.

Além da bênção dos doentes, haverá uma referência especial com uma prece pelos profissionais de saúde e por todos os cuidadores formais e informais que neste contexto estão na linha da frente na luta contra a pandemia e no cuidado ao próximo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 minutos

Famalicão: UF de Ruivães e Novais homenageou Combatentes e ex-Presidentes neste 25 de Abril

Esta quinta-feira, dia em se celebraram os 50 anos do 25 de Abril, a União de Freguesias de Ruivães e...

Famalicãohá 49 minutos

Famalicão: Homem de 28 anos detido por conduzir sem carta

Um homem de 28 anos foi detida pela PSP em Famalicão, no dia 24 de abril, por conduzir sem qualquer...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Duas pessoas detidas por condução com taxas de álcool superiores a 1,6 g/l

Duas pessoas com 31 e 35 anos foram detidas pela PSP, em Famalicão, esta quinta-feira por condução com taxa de...

Desportohá 3 horas

Famalicense Beatriz Pereira pré-selecionada para os Jogos Olímpicos em Paris

A ciclista famalicense Beatriz Pereira foi convocada pelo selecionador nacional José Luís Algarra como uma dos 20 ciclistas pré-convocados para...

Famalicãohá 3 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Ruivães e Novais

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias Duarte Veiga, que cumpre o seu segundo mandato, eleito como independente....

Paíshá 4 horas

Combustíveis: Preço da gasolina e gasóleo desce 2 cêntimos na próxima semana

Com o final de mais uma semana chegam novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis, que se devem...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Grupo Motard de Castelões celebrou o seu 1.º aniversário

Um ano repleto de aventuras, é assim que descrevem os primeiros 365 dias da formação do Grupo Motard de Castelões,...

Famalicãohá 5 horas

Distrito de Braga com previsão de queda de neve para as zonas mais altas

Depois de alguns dias de sol e temperaturas relativamente altas, o distrito de Braga acordou, esta sexta-feira, com um Aviso...

Desportohá 5 horas

Famalicense Pedro Almeida prepara última prova antes do Rali de Portugal 2024

Pedro Almeida, piloto natural de Famalicão, prepara-se para competir no Rali Terras D’ Aboboreira, que decorre entre esta sexta-feira e...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Atletas da EARO brilharam na prova Correr Por São Martinho

Os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira estiveram, neste 25 de Abril em competição no desafio IX Correr Por...

Arquivo

Mais Vistos