Siga-nos nas redes

País

Bastonário da Ordem dos Médicos sublinha que “não se pode desconfinar já”

Publicado

em

Referindo que não conhece um “número mágico” para apontar data ao desconfinamento, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM) sublinhou hoje que “não se pode desconfinar já” e que isso só pode acontecer quando “diminuírem os internamentos de cuidados intensivos”.

“Não há dúvida de uma coisa: não podemos desconfinar já. Tivemos uma grande onda, menor no Norte do que no Sul do país, mas é sensato esperar mais algum tempo e esperar que os números de infetados por dia diminuam de forma substancial, apesar de neste momento estarem em queda significativa”, disse Miguel Guimarães.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O bastonário da OM, que falava aos jornalistas após uma visita ao Hospital de São João, no Porto, comentava a opinião que alguns epidemiologistas deram hoje durante a reunião no Infarmed, em Lisboa.

“Precisamos de manter estas medidas de confinamento por um período de dois meses para trazer o número de camas ocupadas em cuidados intensivos abaixo das 200 e a incidência acumulada a 14 dias abaixo dos 60 casos por 100 mil habitantes”, defendeu o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Apontando que “respeita muito o trabalho muito importante que os epidemiologistas fazem”, Miguel Guimarães disse que vai ouvir o gabinete de crise da Ordem dos Médicos, frisando a importância dos médicos que estão no terreno, mas concordou que as medidas de aligeiramento do confinamento têm de ser acompanhadas da diminuição da pressão dos cuidados intensivos.

“É de esperar que haja uma capacidade de resposta maior nos cuidados intensivos para se começar a fazer o desconfinamento de forma ordenada e segura. Isso não quer dizer que sejam dois ou um mês [meses]. Mas uma coisa é certa: a capacidade dos cuidados intensivos não é ilimitada (…). Não sei qual é o número mágico”, disse.

Miguel Guimarães apontou que antes da pandemia da covid-19 a capacidade nacional nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) rondava os 600 ou 700, sendo agora de 1.000 a 1.100, mas reiterou: “o número atual de doentes em UCI é exagerado”.

“Em 10 doentes internados em UCI, nove são covid-19 e um não covid. Não há dúvida que temos de libertar camas de cuidados intensivos para tratar os doentes prioritários”, disse, aproveitando para frisar a necessidade de acudir aos doentes não covid, alguns dos quais “com cirurgias que requerem cama de cuidados intensivos nem que seja por 24 horas para uma vigilância mais apertada”.

“Temos de ter mais camas libertas para os doentes não covid-19”, sublinhou o bastonário.

Sobre a testagem em massa, Miguel Guimarães defendeu que “aumentar a capacidade de testagem é importante” e aproveitou para deixar mensagens e alertas aos portugueses.

“Testarmos mais significa separar os que estão infetados dos que não estão e quebra das cadeias de contágio (…). O combate a este vírus não terminou. Não é o momento de relaxarmos. As pessoas têm de perceber que o combate não depende só do Governo e dos profissionais de saúde. Depende de todos e cada um de nós”, afirmou, apelando ao cumprimento de regras como utilização de máscara, higiene de mãos e distanciamento social.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Portugal registou hoje 203 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.583 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim da DGS revela também que estão internadas 6.070 pessoas, menos 274, a maior redução registada nos últimos dias, das quais 862 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, menos 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 minutos

Cantora famalicense Patrícia Costa colabora com os Gaiteiros de Bravães para criar música de homenagem aos 50 anos do 25 de abril (vídeo)

A coletivo dos Gaiteiros de Bravães convidou a cantora famalicense Patrícia Costa, as Cantadeiras de Bravães e o projeto PHOLE...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Ruivães celebra procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima a 01 de maio

Ruivães celebra, no dia 01 de maio, a Procissão em Honra a Nossa Senhora de Fátima, um evento promovido pelo...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Alunos da Banda de Arnoso participam em espetáculo com mais de 300 músicos na Casa da Música no Porto

Os alunos de saxofone da Banda de Arnoso e a professora Inês Gonçalves participam, esta quarta-feira, no espetáculo “Venham +...

Paíshá 3 horas

Diretor-executivo do SNS e equipa apresentam demissão

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde anunciou hoje que vai apresentar a demissão, em conjunto com a sua equipa,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão prepara sessão solene para assinalar os 50 anos do 25 de abril

A Câmara Municipal de Famalicão leva a cabo, esta quinta-feira às 10:30, uma sessão solene comemorativa dos 50 anos do...

Desportohá 4 horas

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos aceleram no Rally Terras D’Aboboreira

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva estarão em mais uma competição, entre esta...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Comunidade de Ribeirão unida em torneio para ajudar menina com problemas de saúde

Realiza-se na em Ribeirão, no dia 30 de maio, o “Torneio de Padel Solidário pela Soraia”, uma menina que sofre...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Dois detidos por excesso de álcool e falta de carta de condução -PSP

Esta terça-feira a PSP de Famalicão levou a cabo duas duas detenções por crimes rodoviários. Estas incluíram um cidadão com...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão na Estrada Nacional 14 esta quarta-feira

O dispositivo de radares da PSP está em Famalicão estará esta quarta-feira, dia 24 de abril a partir das 09:00...

Famalicãohá 19 horas

PSP: Suspeito de roubar mais de 3 mil euros em garrafas de bebidas

Elementos da PSP levaram a cabo, a identificação de dois cidadãos de 43 e 42 anos suspeitos de furto e...

Arquivo

Mais Vistos