Siga-nos nas redes

País

CTT vão deixar de vender raspadinhas anunciou hoje o ministro das Infraestruturas

Publicado

em

O ministro das Infraestruturas anunciou hoje que os CTT “vão deixar de vender raspadinhas”, uma medida que vai ao encontro da proposta do Livre, e teceu elogios à atual gestão da empresa liderada por João Bento.

João Galamba falava no parlamento, no âmbito de uma proposta de lei sobre os critérios de aplicação e distribuição dos custos de regulação do setor postal.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Por exemplo, os CTT vão – não sei se é uma novidade – deixar de vender raspadinhas”, afirmou o governante, referindo que esta decisão vai ao encontro “da preocupação” dos deputados do Livre Rui Tavares e do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua.

Portanto, “a gestão da atual administração dos CTT vai deixar de usar a rede dos CTT para vender raspadinhas e vai-se dedicar precisamente àquilo que o senhor deputado Rui Tavares disse que gostava que os CTT fizessem, que o Governo também gostaria que os CTT fizessem e a boa notícia é que a atual administração dos CTT tem a mesma visão”, sublinhou João Galamba.

Durante o debate, Rui Tavares tinha questionado se “era compatível” com o serviço público prestado pelos CTT “o fomento de um vício que em Portugal”, comparativamente aos congéneres, é bastante mais acentuado e mais grave e com impacto social regressivo sobre os mais pobres nas próprias estações de correio.

Por isso, o Livre apresentou uma proposta para acabar com as raspadinhas.

Ou seja, “um entendimento radicalmente diferente daquele que foi aqui identificado, e bem, pela senhora deputada Mariana Mortágua e valorizar exatamente esta capilaridade e a rede dos CTT, serviços de proximidade em articulação com as populações, com as câmaras municipais, com as empresas locais, para valorizar a capilaridade como uma rede de proximidade exatamente nos termos defendidos, e bem” por Rui Tavares, prosseguiu o ministro das Infraestruturas.

Na sua intervenção, João Galamba sublinhou que a “política da atual administração dos CTT é aquela que parece ir ao encontro dos anseios do Bloco de Esquerda e do PCP e já agora” de Rui Tavares, salientou, ou seja, um “olhar de forma completamente diferente da rede agências, que está presente em todos os 308 municípios, tem 569 lojas próprias e quase 1.800 postos de correios geridos” e que comercializam produtos e serviços dos CTT.

João Galamba admitiu que existem problemas, tal como os que foram identificados pelo deputado comunista Bruno Dias, e defendeu que é preciso “corrigir a questão dos atrasos, mas afastou qualquer cenário da reversão da privatização.

“Não me parece o mais correto (…) que uma mera reversão da privatização resolva automaticamente a questão”, disse, sublinhando que “uma gestão diferente e uma regulação mais exigente e um cuidado da parte do Governo de orientar mais os CTT para o serviço público tem demonstrado que é possível”.

Em vez de “nos fixarmos em opções ideológicas, nós fixamo-nos mesmo nos serviços prestados à população, na capilaridade da rede e de uma mudança de gestão e de uma filosofia dos CTT, parece-nos que isso é o mais importante, não fixações ideológicas, mas sim a resolução concreta dos problemas das populações e é isso que está em curso e isso deixa obviamente o Governo agradado”, rematou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 minutos

Roteiro da Liberdade percorreu caminhos da resistência à ditadura em Famalicão

Um grupo de duas dezenas de famalicenses percorreu, este sábado, dia 20 abril, os pontos mais emblemáticos da resistência à...

Famalicãohá 12 minutos

Famalicão: Associação de Pais de Vilarinho realiza “Caminhada Colorida”

A Associação de Pais de Vilarinho das Cambas, Famalicão, realiza este sábado a sua Caminhada Colorida, um evento dedicado à...

Desportohá 55 minutos

“Temos que estar alerta contra o Portimonense”, diz Armando Evangelista

“Vamos defrontar um adversário que está em zona de despromoção e por isso temos que estar alerta”. A afirmação é...

Famalicãohá 5 horas

Atenção. Queimas e queimadas proibidas em Famalicão

Este sábado, em Famalicão, a par do que acontece noutras localidades do país, por despacho do vereador da Proteção Civil,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão é palco do Mercado do Livro durante sete dias

O Mercado do Livro de Famalicão enche, a partir de hoje, e até ao feriado do dia 25 de Abril,...

Famalicãohá 6 horas

Trofa: Colisão entre dois veículos provoca a morte de uma mulher de 44 anos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional (EN) 104 na Trofa, provocou ontem à noite um morto e...

Desportohá 18 horas

Sporting multado em quase 2 mil euros por comportamento incorreto dos adeptos em Famalicão

Mil novecentos e dez euros é o valor da multa aplicada ao Sporting Clube de Portugal devido ao comportamento incorreto...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão: Equipa está focada e cada vez mais desenvolvida são as convicções do capitão Riccieli

Neste momento em que se antecipa o início de mais uma jornada da I Liga, o capitão do FC Famalicão...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: João Nascimento é candidato à presidência da mesa da Assembleia Municipal após saída de Nuno Melo

Depois da saída de Nuno Melo, que ocupa agora o cargo de ministro da Defesa, a Assembleia Municipal (AM) de...

Famalicãohá 21 horas

Reportagem especial: Vespa Asiática em Famalicão continua a preocupar

Desde 2011 está confirmada a presença em Portugal da vespa asiática, espécie não – indígena, predadora da abelha europeia. Os...

Arquivo

Mais Vistos