Siga-nos nas redes

País

Covid-19: CTT garantem cumprir “escrupulosamente” orientações da DGS após acusações do PCP

Publicado

em

Repudiando as denúncias “falsas e alarmistas” feitas no sábado pelo grupo parlamentar do PCP, os CTT garantiram hoje cumprir “escrupulosamente” as orientações da Direção-Geral de Saúde para proteção dos seus trabalhadores contra a pandemia.

“Os CTT – Correios de Portugal repudiam estas afirmações falsas e alarmistas, motivadas pelas questões ideológicas que o próprio comunicado veicula e que visam criar desconfiança face à empresa e aos seus trabalhadores”, refere a empresa em comunicado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Salientando estarem “conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa, papel reforçado no atual contexto”, os CTT garantem que “continuam a cumprir escrupulosamente, como sempre fizeram, as recomendações das autoridades competentes e têm colocado sempre em primeiro lugar a segurança dos seus trabalhadores”.

Numa pergunta ao Governo divulgada no sábado à comunicação social, o grupo parlamentar do PCP denunciou “diversas situações em diversos locais” de tentativa de omissão de casos covid-19 nos CTT, nas últimas semanas, e acusou a empresa de incumprimento das regras de combate à pandemia.

“Chegaram-nos relatos de tentativas de convencer os trabalhadores a não falarem com outros do mesmo departamento ou serviço, de tentativas de impedir trabalhadores de contactarem a linha SNS 24 e a Direção Geral da Saúde, entre outras formas de coação para que se escondessem informações”, denuncia o grupo parlamentar numa pergunta enviada na sexta-feira ao ministro das Infraestruturas e Habitação.

O PCP, no documento, acusa a administração dos CTT de estar “preocupada apenas em aumentar os resultados” financeiros da empresa e de “não olhar a meios para atingir os seus fins, pondo em risco a saúde dos seus trabalhadores, das suas famílias e dos cidadãos” que diariamente se deslocam aos serviços dos correios.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, os CTT negam estas acusações e garantem que a empresa de rege “escrupulosamente pelas orientações da Direção-Geral de Saúde no que aos equipamentos de proteção diz respeito, bem como à linha de atuação relativamente às situações do potencial contágio e contágio confirmado”.

“A primeira prioridade da empresa tem sido ao longo de toda a gestão da crise pandémica a segurança dos seus trabalhadores e que, desde a primeira hora, foram dotados de equipamento de proteção individual para que se pudessem manter na linha da frente em segurança”, sustenta.

“Assim – prossegue – é absolutamente falso que os CTT ‘tentem convencer os trabalhadores a não falarem com outros do mesmo departamento ou serviço, de tentativas de impedir trabalhadores de contactarem a linha SNS 24 e a Direção-Geral da Saúde, entre outras formas de coação’, como alega o grupo parlamentar do PCP”.

Segundo garante, “o contacto com a Linha Saúde 24 pode ser feito por qualquer pessoa que o entenda fazer e, portanto, pelos trabalhadores que assim entendam e não pela empresa”, competindo sim, a esta, contactar o delegado de saúde.

Por outro lado, acrescenta, os CTT, “justamente no sentido contrário ao sugerido, criaram mesmo uma linha interna propositadamente dedicada a esclarecimentos relativos à pandemia, facilitando, assim, o cumprimento dos procedimentos definidos pelas autoridades”.

“Desde o início da pandemia, as indicações que têm sido divulgadas sistematicamente aos colaboradores é de que, em caso de confirmação de infeção ou suspeita, devem mesmo contactar a Linha 24”, salienta.

Sempre que há a confirmação de um caso positivo na empresa, os CTT garantem que “informam a unidade de saúde pública respetiva e remetem uma análise exaustiva do ponto de vista de saúde ocupacional, com vista à identificação dos contactos de risco elevado do foro laboral, como forma de contenção de potenciais cadeias de transmissão”.

Na nota enviada à Lusa, os CTT salientam ainda que, “desde o início da pandemia, têm fornecido de forma regular aos seus trabalhadores uma profusa seleção de equipamentos de proteção”, incluindo diversos tipos de máscaras, luvas, viseiras, álcool gel e toalhetes, tendo ainda colocado nas duas lojas e em todos os locais de atendimento aos seus clientes acrílicos de proteção e dispensadores de álcool gel, para além de outras medidas de segurança.

“Na rede de distribuição e outras áreas operacionais foi definida e executada uma estratégia de contingência em linha com a adotada pelos demais serviços públicos essenciais, baseada na rotatividade e alternância de equipas de modo a proteger os colaboradores e clientes e a assegurar a continuidade da atividade”, refere.

Adicionalmente, a empresa diz proceder à “desinfeção e nebulização periódica dos locais de trabalho” e ter “implementado o regime de teletrabalho sempre que possível, seguindo as recomendações do Governo e as disposições legais em vigor”.

No atual contexto de pandemia, os CTT lembram ainda que “mantiveram todos os compromissos com os seus trabalhadores, não recorrendo a ‘lay-off’, comparticipando a vacina para a gripe e tendo antecipado o pagamento do subsídio de Natal e dos prémios extraordinários junto dos colaboradores, incluindo um prémio pontual atribuído aos que estiveram na linha da frente durante a fase mais aguda do estado de emergência de abril e maio”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 minutos

Famalicão: Duas pessoas detidas por condução com taxas de álcool superiores a 1,6 g/l

Duas pessoas com 31 e 35 anos foram detidas pela PSP, em Famalicão, esta quinta-feira por condução com taxa de...

Desportohá 57 minutos

Famalicense Beatriz Pereira pré-selecionada para os Jogos Olímpicos em Paris

A ciclista famalicense Beatriz Pereira foi convocada pelo selecionador nacional José Luís Algarra como uma dos 20 ciclistas pré-convocados para...

Famalicãohá 1 hora

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Ruivães e Novais

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias Duarte Veiga, que cumpre o seu segundo mandato, eleito como independente....

Paíshá 2 horas

Combustíveis: Preço da gasolina e gasóleo desce 2 cêntimos na próxima semana

Com o final de mais uma semana chegam novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis, que se devem...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Grupo Motard de Castelões celebrou o seu 1.º aniversário

Um ano repleto de aventuras, é assim que descrevem os primeiros 365 dias da formação do Grupo Motard de Castelões,...

Famalicãohá 2 horas

Distrito de Braga com previsão de queda de neve para as zonas mais altas

Depois de alguns dias de sol e temperaturas relativamente altas, o distrito de Braga acordou, esta sexta-feira, com um Aviso...

Desportohá 3 horas

Famalicense Pedro Almeida prepara última prova antes do Rali de Portugal 2024

Pedro Almeida, piloto natural de Famalicão, prepara-se para competir no Rali Terras D’ Aboboreira, que decorre entre esta sexta-feira e...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Atletas da EARO brilharam na prova Correr Por São Martinho

Os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira estiveram, neste 25 de Abril em competição no desafio IX Correr Por...

Famalicãohá 9 horas

IX Expedição a Marrocos do Clube Aventura de Famalicão

DIÁRIO – Expedição Solidária a Marrocos 2024 – A Fama Rádio leva-o a Marrocos nesta missão solidária do Clube Aventura....

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Carro despista-se e condutor foge

Depois do seu carro se ter despistado, o condutor colocou-se em fuga na Avenida S. Silvestre, freguesia de Requião, em...

Arquivo

Mais Vistos