Siga-nos nas redes

País

Covid-19: GNR pede reforço nos testes caso vacinação dos seus militares seja adiada

Publicado

em

O presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) defendeu hoje que devem ser realizados testes com frequência às forças de segurança caso seja alterado o plano de vacinação contra a covid-19.

As declarações de César Nogueira surgem na sequência de uma notícia divulgada hoje pelo jornal Expresso, segundo a qual a vacinação das forças de segurança vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Visto que o plano de vacinação vai ser alterado, no mínimo, aquilo que o Governo deve fazer é realizar testes de 15 em 15 dias ou de mês a mês a estes profissionais” para poder haver “uma melhor despistagem” e os militares “não andarem a infetar outras pessoas” porque todos os dias têm de andar no terreno.

Segundo César Nogueira, esses testes à covid-19 nunca foram realizados, dando o seu exemplo: “ontem [quinta-feira] fui vacinado, mas até à data de ontem nunca fiz um teste e ando todos os dias no terreno, sou patrulheiro, contacto com pessoas e não faço a menor ideia se fui infetado e já passou”.

César Nogueira disse perceber que devido à escassez de vacinas existam outras pessoas prioritárias, nomeadamente os idosos e pessoas com algumas patologias, mas lamentou serem “relegados novamente para trás”.

“Aquilo que nós achamos é que tudo isto está um pouco mal delineado, não sabemos o motivo deste atraso da vacina, certamente que será por atraso do fornecedor, mas isto é demonstrativo de que os profissionais da linha da frente, onde se incluem os profissionais das forças e serviços de segurança, mais uma vez, como já é apanágio, são relegados para um plano posterior”, lamentou o presidente da APG/GNR.

O presidente da APG/GNR estima que o número de vacinados não passará dos 2.000, faltando oito mil dos que estavam previstos vacinar nesta primeira fase do plano de vacinação.

Segundo o jornal Expresso, que cita declarações do coordenador da ‘task force’, Henrique Gouveia e Melo, a escassez de vacinas levou à alteração do plano inicial da vacinação, retardando a vacinação às Forças Armadas e forças de segurança, bombeiros, elementos de órgãos de soberania, como tribunais e o parlamento, e mesmo médicos que não estejam na linha da frente.

O grosso das vacinas disponíveis será administrado a dois grupos: a pessoas com 80 ou mais anos e a pessoas entre os 50 e os 79 anos com uma das quatro doenças de maior risco para a covid-19 (cardíaca, coronária, renal e respiratória grave).

De acordo com o jornal, a escassez das vacinas e a necessidade de proteger os mais vulneráveis à covid-19 levaram o novo coordenador da ‘task force’ a redefinir prioridades na vacinação.

Henrique Gouveia e Melo adiantou ao jornal, que 90% das vacinas disponíveis destinam-se agora a “salvar vidas” e apenas 10% a “ir reforçando a resiliência do Estado em período de pandemia”.

A covid-19 já matou em Portugal 15.754 pessoas dos 792.829 casos de infeção confirmados, segundo a Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 minutos

Famalicão: Homem de 28 anos detido por conduzir sem carta

Um homem de 28 anos foi detida pela PSP em Famalicão, no dia 24 de abril, por conduzir sem qualquer...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Duas pessoas detidas por condução com taxas de álcool superiores a 1,6 g/l

Duas pessoas com 31 e 35 anos foram detidas pela PSP, em Famalicão, esta quinta-feira por condução com taxa de...

Desportohá 2 horas

Famalicense Beatriz Pereira pré-selecionada para os Jogos Olímpicos em Paris

A ciclista famalicense Beatriz Pereira foi convocada pelo selecionador nacional José Luís Algarra como uma dos 20 ciclistas pré-convocados para...

Famalicãohá 3 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Ruivães e Novais

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias Duarte Veiga, que cumpre o seu segundo mandato, eleito como independente....

Paíshá 3 horas

Combustíveis: Preço da gasolina e gasóleo desce 2 cêntimos na próxima semana

Com o final de mais uma semana chegam novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis, que se devem...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Grupo Motard de Castelões celebrou o seu 1.º aniversário

Um ano repleto de aventuras, é assim que descrevem os primeiros 365 dias da formação do Grupo Motard de Castelões,...

Famalicãohá 4 horas

Distrito de Braga com previsão de queda de neve para as zonas mais altas

Depois de alguns dias de sol e temperaturas relativamente altas, o distrito de Braga acordou, esta sexta-feira, com um Aviso...

Desportohá 4 horas

Famalicense Pedro Almeida prepara última prova antes do Rali de Portugal 2024

Pedro Almeida, piloto natural de Famalicão, prepara-se para competir no Rali Terras D’ Aboboreira, que decorre entre esta sexta-feira e...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Atletas da EARO brilharam na prova Correr Por São Martinho

Os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira estiveram, neste 25 de Abril em competição no desafio IX Correr Por...

Famalicãohá 11 horas

IX Expedição a Marrocos do Clube Aventura de Famalicão

DIÁRIO – Expedição Solidária a Marrocos 2024 – A Fama Rádio leva-o a Marrocos nesta missão solidária do Clube Aventura....

Arquivo

Mais Vistos