Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Líder da ‘taskforce’ prevê que imunidade de grupo seja atingida em agosto

Publicado

em

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da ‘taskforce’ de vacinação contra a covid-19, antecipou hoje um possível aumento do ritmo de inoculações para 100 mil por dia e sublinhou que a imunidade de grupo pode ser alcançada em agosto.

“Há uma expectativa mais positiva relativamente ao segundo trimestre e muito mais positiva relativamente ao terceiro e quarto trimestres. Se estas expectativas de disponibilidades de vacinas se mantiverem e materializarem num futuro próximo, o período em que se pode atingir a imunidade de grupo – 70% – pode eventualmente reduzir-se relativamente ao fim do verão para passar para meados do verão, em volta de meados ou início de agosto”, disse.

Na intervenção proferida na reunião que junta epidemiologistas e especialistas em saúde pública e a classe política na sede do Infarmed, em Lisboa, o vice-almirante – que substituiu Francisco Ramos à frente da ‘taskforce’ no início deste mês – reforçou também a necessidade de recorrer a outros meios para a administração de vacinas além dos centros de saúde, algo que já havia defendido anteriormente, como a possível extensão do processo às farmácias.

“Vai haver uma concentração de vacinas já no segundo trimestre suficiente para aumentar a velocidade de vacinação para cerca de 100 mil vacinas por dia, o que fará com que se tenha de pensar em modelos alternativos aos centros de saúde nos cuidados primários para que este processo de vacinação corra sem problemas nas inoculações”, garantiu.

Gouveia e Melo foi mais longe e reiterou que com o desaparecimento do estrangulamento de disponibilidade de vacinas nesta primeira fase, a “administração de vacinas precisa de estar robusta e suficientemente apta para acompanhar” o ritmo preconizado de 100 mil inoculações diárias no país para a segunda e terceira fases.

O responsável pelo processo referiu que o país já recebeu quase um milhão de vacinas contra a covid-19 desde o final de dezembro e que já foram administradas cerca de 680 mil, sendo que para esta semana estão previstas mais 230 mil inoculações.

“Mostra uma execução muito elevada. Já temos sete por cada 100 habitantes com uma inoculação pelo menos; 4,5% da população com a primeira dose e 2,7% com a segunda dose. O plano de vacinação está a correr bem, face às disponibilidades que existem”, sentenciou.

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Seleção Nacional sobe 1 lugar no ranking da FIFA

Publicado

em

 A seleção portuguesa de futebol subiu um lugar no ranking FIFA, ocupando agora o oitavo posto, por troca com a Itália, que caiu para nono, numa lista que continua a ser liderada pela Argentina, divulgou hoje o organismo.

As seis vitórias seguidas na fase de qualificação para o Euro2024 (1-0 na Eslováquia e 9-0 ao Luxemburgo já neste mês de setembro) valeram a Portugal a subida de uma posição, naquela que é a única alteração no top 10, com França, no segundo lugar, e o Brasil, no terceiro, a fecharem o pódio, atrás dos argentinos, atuais campeões mundiais.

Deste ranking, a seleção lusa é mesmo a sexta melhor equipa europeia, à frente de históricos com a Itália, Espanha e Alemanha, que aparece num impensável 15.º lugar.

Entre as seleções lideradas por técnicos portugueses, o Egito, de Rui Vitória, desceu para 35.º, a Nigéria, de José Peseiro, também caiu, para 40.º, e o Qatar, de Carlos Queiroz, baixou para 61.º.

O Bahrain, de Hélio Sousa, manteve a 86.ª posição, com o Togo, de Paulo Duarte, a continuar fora do top 100, apesar de uma ligeira subida, para 119.º.

Entre os países de língua oficial portuguesa, com exceção do Brasil, Cabo Verde continua o mais bem posicionado, no 71.º posto, mas foi a Guiné-Bissau que protagonizou uma das maiores subidas, ao ganhar seis lugares, estando agora em 106.º.

– Ranking da FIFA:

1. (1) Argentina, 1.851,41 pontos.

2. (2) França, 1.840,76.

3. (3) Brasil, 1.837,61.

4. (4) Inglaterra, 1.794,34.

5. (5) Bélgica, 1.792, 64.

6. (6) Croácia, 1.747, 83.

7. (7) Países Baixos, 1.743,15

8. (9) PORTUGAL, 1.728,58.

9. (8) Itália, 1.727,37

10. (10) Espanha, 1.710,72.

(…)

71. (66) Cabo Verde, 1.337,29.

106. (112) Guiné-Bissau, 1.190,88.

113. (119) Moçambique, 1.179,03.

117. (116) Angola, 1.1670,7.

185. (182) Macau, 903,89.

188. (186) São Tomé e Príncipe, 893,69.

192. (192) Timor-Leste, 860,45.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Jovem de 15 anos perda a vida subitamente em aula de Educação Física no Porto

Publicado

em

Um jovem de 15 anos morreu hoje durante a aula de Educação Física na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários do Porto, o alerta foi dado pelas 15:h02 para um jovem “que subitamente tinha entrado em paragem cardiorrespiratória durante a aula”.

“Quando chegámos ao local o professor estava a tentar reanimá-lo, situação que prolongámos por cerca de uma hora, mas sem conseguir reverter o quadro, acabando por se confirmar o óbito no local”, disse ainda.

A PSP tomou conta da ocorrência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Trabalhadores portugueses trabalham mais horas do que na maior parte da União Europeia

Publicado

em

Em 2022, a semana de trabalho normal entre pessoas com idades entre 20 e 64 anos na União Europeia (UE) foi de 37,5 horas”, afirmou o Eurostat.

Em comparação, em Portugal, os trabalhadores trabalham em média 39,9 horas por semana, ou seja, quase duas horas e meia a mais do que a média para o bloco comunitário, de acordo com o ECO.

Portugal está entre os países onde a semana de trabalho é mais longa, ocupando o sexto lugar na tabela. Apenas na Sérvia (43,3 horas), Grécia (41 horas), Polónia (40,4 horas), Roménia e Bulgária (ambos com 40,2 anos), os trabalhadores trabalham mais horas por semana do que em Portugal, destaca o instituto de estatísticas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 10 horas

Seleção Nacional sobe 1 lugar no ranking da FIFA

 A seleção portuguesa de futebol subiu um lugar no ranking FIFA, ocupando agora o oitavo posto, por troca com a...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Colisão entre mota e carro faz um ferido em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, ao início da noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e...

Paíshá 11 horas

Jovem de 15 anos perda a vida subitamente em aula de Educação Física no Porto

Um jovem de 15 anos morreu hoje durante a aula de Educação Física na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto,...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: João Pedro Sousa satisfeitos com os atletas mas não com os resultados

O treinador do Famalicão está à espera de um “jogo exigente” frente ao Arouca, em partida a contar para a...

Desportohá 12 horas

Famalicão recebe alguns dos melhores dançarinos do mundo a 11 de novembro

O Famalicão Dança está prestes a encantar com os mais talentosos bailarinos, tanto nacionais como internacionais, na sua 9.ª edição....

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta sexta-feira. Temperaturas mínimas registam ligeira descida

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia com períodos de chuva, e com uma ligeira descida das temperaturas mínimas. Assim,...

Paíshá 14 horas

Trabalhadores portugueses trabalham mais horas do que na maior parte da União Europeia

Em 2022, a semana de trabalho normal entre pessoas com idades entre 20 e 64 anos na União Europeia (UE)...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Mário Passos aborda futuro da mobilidade no Mobi Summit em Lisboa

Esta sexta-feira, dia 22 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, estará presente...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: PCP questiona Assembleia da República sobre despedimento de 20 trabalhadores em Carreira

O PCP questionou a Assembleia da República sobre o o despedimento recente de 20 trabalhadores, na empresa Texture Dream,localizada na...

Regiãohá 15 horas

Homem e mulher responsáveis por onda de assaltos no Minho condenados a 9 e 7 anos de prisão

O Tribunal Judicial de Braga condenou um homem e uma mulher a penas de nove e sete anos de prisão,...

Arquivo

Mais Vistos