Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Ajuda da Alemanha continua a ser necessária apesar da descida das infeções

Publicado

em

Sublinhando que a ajuda continua a ser importante apesar da evolução positiva da situação epidemiológica em Portugal, o secretário de Estado da Saúde recebeu hoje a segunda equipa de profissionais de saúde militares alemães.

“É com um enorme agradecimento que recebemos esta segunda equipa, que vem substituir a primeira. O contributo que deram numa altura extraordinariamente difícil foi muito importante para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e estou certo que esta segunda equipa também dará um excelente contributo”, disse Diogo Serras Lopes.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O avião que transportou a nova equipa médica alemã aterrou em Lisboa cerca das 11:50, no aeroporto militar de Figo Maduro, e a equipa foi recebida pela secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro e pelo secretário de Estado da Saúde.

Em declarações aos jornalistas, Diogo Serras Lopes explicou que apesar da redução do número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nos últimos dias, a pressão sobre os hospitais mantém-se elevada.

Também Catarina Sarmento e Castro deixou uma mensagem de agradecimento às equipas alemãs, sublinhando o gesto de solidariedade.

“Esta é uma crise que a todos nos toca e Portugal, que tem ele mesmo grande tradição de solidariedade para com outros países, reconhece penhoradamente o esforço e o gesto destes militares alemães”, afirmou Catarina Sarmento e Castro.

A equipa que chegou hoje a Portugal vai substituir a que está há cerca de três semanas a apoiar o Hospital da Luz no combate à pandemia da covid-19 e que regressa à Alemanha na quinta-feira.

Esta segunda equipa vai estar em Portugal também durante três semanas, sendo depois substituída por uma terceira, confirmou o embaixador da Alemanha em Lisboa.

Segundo Martin Ney, que acompanhou os governantes portugueses, a ajuda alemã vai manter-se durante mais seis semana, naquilo que considerou ser um sinal de solidariedade.

Independentemente da evolução da situação epidemiológica em Portugal, continuou o embaixador, “a equipa médica alemã vai continuar a trabalhar lado a lado com os médicos portugueses para salvar vidas, como tem sido conseguido com sucesso nas últimas três semanas”.

Quando questionado sobre os custos da operação, Martin Ney disse apenas: “Os custos deste esforço são elevados, mas quando respeita à solidariedade europeia não são importantes”.

Depois de aterrar, o médico do exército alemão que vai chefiar a segunda e terceira equipas, sublinhou a disponibilidade dos militares para apoiar Portugal no combate à pandemia da covid-19.

“Se temos a possibilidade de retribuir algo à Europa e aos países da Europa, é um enorme prazer”, afirmou Ingo Weisel.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.

As equipas são constituídas por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos. Os equipamentos trazidos pela primeira – 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares – vão permanecer no Hospital da Luz com a chegada da nova equipa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 34 minutos

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Rua Direita é palco de Gala de Fado de Homenagem e Tributo a Carlos Macedo

A Praça Manuel Sotto Maior, na Rua Direita na cidade de Famalicão será o palco da Gala de Fado da...

Famalicãohá 2 horas

Auchan evita desperdício de bananas muito maduras para criar o novo e delicioso Gelado Banoffee

Com a chegada do tempo mais quente regressam também os gelados e a Auchan tem a solução mais deliciosa e...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem de 65 anos gravemente ferido após acidente de trabalho em Cruz

Um homem de 65 anos ficou gravemente ferido, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na...

Economiahá 4 horas

Preço da gasolina sobe mas gasóleo desce na próxima semana

Com a chegada do final de mais uma semana chegam também novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis....

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Gavião celebra 50 anos da revolução dos cravos com as “Mães de Abril”

O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Gavião celebra os 50 anos do 25 de abril com uma sessão...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Embaixadores e cônsules do continente africano ficam a conhecer ensino profissional local

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos recebeu, esta quinta-feira, embaixadores, cônsules e missão empresarial da Guiné-Bissau, Guiné...

Desportohá 5 horas

Conduta violenta de Evanilson contra FC Famalicão vale 2 jogos de castigo

O avançado Evanilson, do FC Porto, foi suspenso por dois jogos, por “conduta violenta” no encontro com o Famalicão (2-2),...

Barceloshá 18 horas

Dois PSP no hospital após agressões em Barcelos

Dois elementos da PSP de Barcelos receberam assistência hospitalar, esta quarta-feira, na sequência de agressões levadas a cabo por um...

Desportohá 20 horas

Famalicense Jorge Malheiro conquista 3.º lugar geral e medalha de ouro no Duatlo de Famalicão

O atleta famalicense Jorge Malheiro, da organização Amigos do Pedal de Famalicão fez uma “dobradinha”, nesta 13.ª edição do Duatlo...

Arquivo

Mais Vistos