Siga-nos nas redes

País

Marcelo Rebelo de Sousa fala aos portugueses hoje às 20:00

Publicado

em

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país hoje às 20:00, na sequência da aprovação pelo parlamento do diploma que renova o estado de emergência até 16 de março.

Esta informação foi avançada por fonte da Presidência da República.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O diploma que será debatido e votado hoje à tarde na Assembleia da República tem aprovação assegurada, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

No texto introdutório do projeto, o Presidente da República defende que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido”.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que se impõe manter o estado de emergência para “permitir ao Governo continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia” de covid-19, mas pede ao executivo que “aprove igualmente as indispensáveis medidas de apoio” às famílias e empresas, incluindo moratórias e apoios a fundo perdido.

Este foi o 12.º diploma do estado de emergência que o chefe de Estado submeteu para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19.

Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país a partir do Palácio de Belém sempre que decretou este quadro legal – exceto no período em que foi candidato às eleições presidenciais de 24 de janeiro, nas quais foi reeleito.

No projeto de decreto, com conteúdo idêntico ao atualmente em vigor, especifica-se agora que a eventual definição de limites ao ruído compete ao Governo através de decreto-lei.

No capítulo das restrições ao ensino presencial, reitera-se que “deverá ser definido um plano faseado de reabertura com base em critérios objetivos e respeitando os desígnios de saúde pública”.

O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 01 de março. Esta renovação terá efeitos no período entre 02 e 16 de março.

Nos termos da Constituição, cabe ao Presidente da República decretar o estado de emergência, por um período máximo de quinze dias, sem prejuízo de eventuais renovações, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização do parlamento.

As três anteriores renovações do estado de emergência foram autorizadas pela Assembleia da República com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, a abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 28 minutos

RELATO | Gil Vicente FC x FC Famalicão

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o Gil Vicente FC e o FC Famalicão a contar para...

Regiãohá 39 minutos

Ex-presidente da APPACDM de Braga vai processar atual presidente por difamação

O anterior presidente da APPACDM de Braga disse esta sexta-feira à Lusa que vai responsabilizar criminalmente o atual presidente, que...

Paíshá 51 minutos

Sete ondas de calor fizeram de 2023 o segundo ano mais quente em Portugal desde que há registo

O ano de 2023 foi o segundo mais quente registado em Portugal, registando no seu decurso sete ondas de calor,...

Economiahá 51 minutos

Preço do azeite virgem extra “disparou” 157% desde 2022. De 4,46 euros para mais de 11 euros

Nos últimos dois anos, o preço do azeite virgem extra disparou 157%, de acordo com cálculos da DECO PROteste, através...

Bragahá 51 minutos

Bryan Adams traz “Summer of 69” e muitos mais êxitos a Braga em novembro

O músico canadiano Bryan Adams adicionou duas novas datas à etapa portuguesa da sua digressão mundial, agendadas para novembro, uma...

Famalicãohá 52 minutos

Nuno Melo: Perfil do novo Ministro da Defesa natural da vila de Joane

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, vai ser o próximo ministro da Defesa Nacional no XXIV Governo Constitucional, liderado pelo...

Bragahá 53 minutos

Arcebispo de Braga D. José Cordeiro apela à reflexão e comunhão dos fieis nesta Páscoa

Chegada mais uma época de celebração pascal, chegam mais momentos que se esperam de convívio, fraternidade e também reflexão religiosa...

Paíshá 53 minutos

Folares, amêndoas, bolos, ovos e pudins: Reveja aqui a lista dos doces mais emblemáticos desta época festiva

Em Portugal, os doces da Páscoa são uma parte importante das celebrações desta época festiva, refletindo a riqueza das tradições...

Famalicãohá 54 minutos

Famalicão: Padre Francisco Carreira lembra que “Semana Santa é um trazer ao presente o presente de Deus” nesta Páscoa

Chegada mais uma época de celebração pascal, chegam mais momentos que se esperam de convívio, fraternidade e também reflexão religiosa...

Famalicãohá 55 minutos

Famalicão: Previsões de chuva e “máximas” próximas dos 15.º graus neste domingo de Páscoa

O concelho de Famalicão espera, neste domingo de Páscoa, mais um dia com previsões de chuva, que se deverão manter...

Arquivo

Mais Vistos