Siga-nos nas redes

País

Ministra da Saúde: “Não há culpados, há uma doença. Somos todos portugueses”

Publicado

em

A ministra da Saúde negou hoje que existam culpados, mas sim “uma doença” que levou às medidas de confinamento geral em janeiro, permitindo uma melhoria do número de casos de covid-19, mas avisou que “há muito caminho para fazer”.

“Não há culpados, há uma doença. Somos todos portugueses”, afirmou Marta Temido no final do debate na Assembleia da República sobre o relatório do estado de emergência entre 16 e 30 de janeiro, período em que se registou o maior número casos de covid-19, óbitos e internamentos nos hospitais.

A ministra da Saúde assumiu que foi “com enorme pesar” que as escolas foram fechadas a 22 de janeiro, atribuindo este encerramento à nova variante do Reino Unido e ao facto das “medidas tradicionais não serem suficientes para responder à transmissão da infeção”.

“Esta tendência foi invertida e é isso que vale a pena sublinhar”, sustentou, frisando que janeiro foi o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia.

Em resposta à deputada do PSD Sofia Matos, que afirmou que Portugal é o pais da União Europeia que menos testes realiza, Marta Temia afirmou: “Portugal é o sexto país da UE em número de testes realizados por milhão de habitante e há pessoas que devem estar a ler números errados”.

“Estamos hoje melhor do que aquilo que estávamos, mas não estamos ainda no sítio onde queríamos estar”, disse, recordando que o número mais baixo de novos casos que o país registou até hoje foi a 02 de agosto (106) e foi também nesse dia que houve zero óbitos, além de lembrar que a 22 de agosto havia 270 internados e a 09 de agosto do ano passado estavam 29 doentes nos cuidados intensivos.

Marta Temido sublinhou que “há muito caminho para fazer”.

“É neste caminho que não vamos faltar aos portugueses, não com soluções fáceis, porque elas não existem. Não é quebrar patentes que garante a capacidade produtiva para vacinas, não é dizer que não planeamos que resolve aquilo que falta fazer. O que falta fazer faz-se com trabalho, estudo, dedicação e sobretudo com argumentos verdadeiros”, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Famalicão

Famalicão: Rancho de Gondifelos realiza hoje Desfolhada Tradicional

Publicado

em

O Rancho Folclórico de Gondifelos realiza, este sábado a sua Desfolhada Tradicional, um evento que celebra a chegada do outono, com os seus costumes locais.

A festa terá início às 19h00, com a atuação do grupo “Amigos do Minho”.

A desfolhada realiza-se a partir das 21h00.

O encontro tem lugar marcado no Parque de Lazer de Gondifelos, onde haverá diversos petiscos, como as tradicionais bifanas, vinho novo e caldo verde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Já conhece a chave do Euromilhões que vale 29 milhões?

Publicado

em

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta sexta-feira, é composta pelos números 3 – 23 – 24 – 34 – 35 e pelas estrelas 5 e 8.

Nota: esta informação não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Foi encontrada com vida mulher de 68 anos desaparecida Há 2 dias em Monção

Publicado

em

A mulher de 68 anos dada como desaparecida, em Monção, na quarta-feira foi encontrada hoje pelas 09:54, “com sinais de alguma hipotermia, mas estável”, disse o comandante dos bombeiros.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Monção, no distrito de Viana do Castelo, José Passos adiantou que a mulher, que sofre de Alzheimer, foi encontrada “num pinhal a cerca de dois quilómetros do local onde desapareceu, no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo”.

“Está na ambulância a ser estabilizada e a ser avaliada. Deverá ser encaminhada para o hospital para ser reavaliada”, adiantou.

Na quarta-feira, José Passos, referiu que a mulher desapareceu cerca das 14:00, quando se encontrava junto de familiares no lugar de Gandra, freguesia de Mazedo.

“A senhora estava junto de familiares que se encontravam a trabalhar numa obra de construção. Desapareceu sem que se tivessem apercebido. Iniciaram as buscas e, às 16:40, alertaram a proteção civil”, especificou José Passos.

As operações de busca foram suspensas na quinta-feira às 20:35 e retomadas hoje às 08:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 23 minutos

BTT: Luís Pereira e Raquel Cunha vencem no Concelhio de Resistência BTT de Vale de S. Cosme

Os betetistas Luís Pereira e Raquel Cunha venceram a prova de BTT concelhio de Vale de S. Cosme. S. Cosme...

Desportohá 5 horas

Geórgia trava página histórica de Portugal no rugby

A seleção nacional de rugby esteve perto de alcançar uma inédita vitória num Mundial, este sábado, mas acabou por empatar...

Famalicãohá 7 horas

Teatro: “Mulheres de Shakespeare” na Casa das Artes de Famalicão

A Casa das Artes de Famalicão apresenta esta noite a peça Mulheres de Shakespeare, que será mais tarde apresentada também...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão pedala para sensibilizar para a preservação do ambiente

A Câmara Municipal de Famalicão, em cooperação com os núcleos locais do Lions Club e Rotary Club, realiza, este sábado,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Mouquim cumpre tradição e realiza Desfolhada este sábado

A Junta de Freguesia de Mouquim, realiza, este sábado, a sua Desfolhada, um evento que celebra a chegada do outono...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Bairro realiza Mostra Comunitária este sábado

A freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, realiza, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado a mostrar...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Rancho de Gondifelos realiza hoje Desfolhada Tradicional

O Rancho Folclórico de Gondifelos realiza, este sábado a sua Desfolhada Tradicional, um evento que celebra a chegada do outono,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Riba de Ave acolhe Mostra Comunitária este fim de semana

A freguesia de Riba de Ave, em Famalicão, realiza, este sábado e domingo, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Oliveira S. Mateus é palco de Mostra Comunitária

Na freguesia de Oliveira S. Mateus, Famalicão, continua, no Parque do Quinteiro, a Mostra Comunitária. O dia de hoje é...

Paíshá 12 horas

Já conhece a chave do Euromilhões que vale 29 milhões?

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta sexta-feira, é composta pelos números 3 – 23 – 24 –...

Arquivo

Mais Vistos