Siga-nos nas redes

Desporto

Agentes desportivos pedem mais tempo útil de jogo e outras mudanças no futebol

Publicado

em

Os agentes desportivos consideraram hoje que é fundamental aumentar o tempo útil de jogo no futebol português para que este ganhe visibilidade no estrangeiro e pedem coragem para mudanças regulamentares, mas também culturais entre jogadores, treinadores e árbitros.

O antigo árbitro internacional português Duarte Gomes lançou hoje várias ideias para introduzir no futebol português de forma a melhorar o tempo útil de jogo, como a cronometragem, substituições volantes ou a proibição do guarda-redes agarrar a bola em atrasos.

Duarte Gomes falava durante o webinar ‘Thinking Football Summit’, promovido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), moderado pelo jornalista Carlos Daniel e que teve ainda a participação do treinador Marco Silva, do treinador e embaixador da LPFP, Costinha, o jogador do Woverhampton, Daniel Podence, e o diretor executivo da LPFP, Tiago Madureira.

Para o ex-árbitro, também os jogadores devem mudar a sua postura “com menos simulações, conflito e protesto fácil”, assim como os árbitros devem “ter menos atuações defensivas, com mais coragem e menos medo de arriscar”.

Marco Silva, que treinou em Inglaterra nas últimas quatro temporadas, no Hull City, Watford e Everton, pediu mudanças “o mais rápido possível” no futebol português e “coragem” para que se tomem medidas a nível regulamentar.

“O bom senso não vai chegar. Podemos dizer que é cultural, mas terá de ser com medidas mais radicais e que tenham influência para que mude o mais rapidamente possível. Podemos ir pela formação, é algo que temos vindo a tentar nos últimos anos, mas os resultados estão a piorar”, salientou.

Também atualmente a jogar em Inglaterra, após ter representado o Moreirense e Sporting em Portugal e o Olympiacos, na Grécia, o internacional português, Daniel Podence, explicou que teve que se adaptar à ‘Premier League’, um dos campeonatos com menos faltas e mais tempo útil de jogo, ao contrário do campeonato português e grego.

“Sou um jogador pequeno, que gosta de ter bola, e [em Inglaterra] senti que é um jogo físico, onde o adversário tenta desequilibrar e por vezes faz falta. Muitas vezes caia, mas os árbitros não marcavam falta e agora caio muitas menos vezes. Passa por essa coragem dos jogadores não se atirarem tanto para o chão, pois chega a um ponto que não faz sentido”, explicou.

Podence realçou ainda que as equipas dos campeonatos com mais tempo útil de jogo chegam a jogar cerca de 80 minutos, em comparação com os 60 minutos em Portugal, o que tem reflexos nas competições europeias.

Também o treinador e antigo internacional português, Costinha, apontou a necessidade de “proteger o negócio que é o futebol”.

“Portugal não tem condições para ganhar na Europa porque não se prepara para jogar”, apontou, lembrando que quando foi campeão europeu com o FC Porto em 2004 representava uma equipa “disciplinada e que jogava igual em Portugal e na Europa”.

Na introdução do webinar, o diretor executivo da LPFP, Tiago Madureira, apresentou dados estatísticos sobre o futebol português em comparação com as principais ligas europeias.

Na temporada 2019/2020, Portugal estava na cauda da Europa, apenas à frente da Grécia e da República Checa no tempo útil de jogo. No último ano e meio, a I Liga portuguesa teve 59 jogos com mais de 40 faltas, número superior ao somatório das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha) que tinham 43 jogos no mesmo período.

Tiago Madureira realçou que em 23 de março haverá uma reunião da LPFP com os treinadores, onde o tempo útil de jogo será um dos temas abordados e destacou que para o organizador de jogo esta temática é importante para o negócio que é o futebol português.

“É impossível internacionalizar com estes dados”, lembrou.

Foi ainda destacada a diferença em relação aos jogos domésticos e às partidas nas competições europeias, quer nas equipas portuguesas, que cometem menos faltas nas partidas europeias, quer nos árbitros portugueses, que apitam menos faltas nos jogos fora de Portugal.

Para o antigo árbitro Duarte Gomes, há uma “arbitragem defensiva intramuros” porque também há “um maior escrutínio”.

“Esta geração de árbitros é menos competente do que outras. Como as equipas, também a arbitragem passa por ciclos e este plantel tem um misto de juventude, com inexperiência, e alguma veterania mais conformada. Não é a receita perfeita para termos arbitragens mais competentes”, considerou.

Duarte Gomes frisou ainda a necessidade de um melhor comportamento dos elementos dos bancos de suplentes e até a necessidade de reduzir esse número de elementos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

Famalicão: Novas imagens mostram fuga de adeptos segundos antes da chegada das autoridades

Publicado

em

Novas imagens, que agora surgem nas redes sociais, mostram a violência da rixa causada por adeptos do futebol que se encontraram em Famalicão para o encontro entre este clube e o Boavista.

Os “confrontos e as agressões” aconteceram antes do início do encontro entre as duas equipas a contar para a I Liga portuguesa de futebol.

Tudo terá acontecido cerca das 20.10, cerca de 20 minutos antes do início do jogo, nas imediações do estádio, (…) um grupo de adeptos do FC Famalicão envolveu-se em confrontos e agressões com um grupo de adeptos do Boavista FC.

O incidente terminou apenas com a intervenção das autoridades, que acabaram por identificar sete elementos envolvidos.

Tal como mostra o vídeo, os elementos envolvidos na violência fugiram, logo após a chegada das autoridades.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Conheça os resultados da quarta jornada do Pró Nacional da AF Braga

Publicado

em

Disputou-se no passado fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, a quarta jornada do Pró Nacional da AF Braga. Os resultados das equipas famalicenses foram os seguintes: Marinhas 4-5 AD Ninense; Ribeirão FC 4-1 Santiago de Moscotelos. O jogo da AD Oliveirense frente ao GD Joane ficou adiado por motivos da presença do GD Joane na Taça de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão goleia Boavista no primeiro jogo de João Pedro Sousa

Publicado

em

O FC Famalicão venceu o Boavista por 4-0, no primeiro jogo de João Pedro Sousa, enquanto técnico da equipa. A partida decorreu este domingo, pelas 20h30, no Estádio Municipal 22 de Junho.

Os golos da equipa famalicense foram da autoria de Ivo Rodrigues, José Luis Rodríguez, Zaydou Youssouf e Gustavo Assunção.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Diretor suspenso do FC Famalicão vai defender-se “até às últimas consequências” e garante: “nunca assediei ninguém”

Publicado

em

Vou-me defender. Nunca assediei ninguém. Vou-me defender até às últimas consequências”, é a promessa de Samuel Costa, ex-diretor desportivo do futebol feminino do Famalicão, agora suspenso pelo clube, após acusações de assédio sexual, tal como o treinador Miguel Afonso.

As tentativas de assédio, alegadas pelos acusadores, terão supostamente acontecido ainda no tempo que desempenhava funções no Vitória SC.

Garantindo que nada fez “de ilegal ou incorreto”, o ex-diretor afirma a sua decisão de “utar com serenidade, mas com todas as minhas forças, convicção e determinação para esclarecer a verdade dos factos, colaborar com a justiça e reconquistar os princípios que sempre nortearam a minha vida pessoal e profissional”.

COMUNICADO:

“Nos últimos dias e horas assisti a inúmeros comentários, informações, considerações e relatos na comunicação social, lançando suspeitas e acusações que encerram em si um inqualificável atentado contra a minha honra, percurso profissional e consideração pessoal.

O que subjaz a esta conduta foi, e é, tentar denegrir a minha imagem enquanto ser humano e atentar contra a minha atividade profissional. Pelo que, sobre estas notícias baseadas em inverdades e incorreções agirei no momento certo, e no local próprio, para que nada ficar por esclarecer.

Na minha vida sempre fui um acérrimo defensor da liberdade de imprensa, considerada como um sub-elemento da liberdade de expressão, nos termos do artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa, garantia institucional enquanto elemento essencial de uma ordem estadual democrática e pluralista colocando-se, deste modo, em relevo a missão de interesse público que ela deve realizar.

Contudo, não poderá nunca perigar com o princípio de presunção de inocência inserido no direito à dignidade humana e à honra. Como, de resto tem acontecido.

Pelo presente afirmo ainda que confio absolutamente na justiça dos homens, com ela colaborarei, como é meu dever, e estou plenamente confiante, porque nada fiz de ilegal e incorreto, que serei completamente absolvido do presente processo.

Irei lutar com serenidade, mas com todas as minhas forças, convicção e determinação para esclarecer a verdade dos factos, colaborar com a justiça e reconquistar os princípios que sempre nortearam a minha vida pessoal e profissional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Riba d’Ave Hóquei Clube continua sem somar pontos

Publicado

em

A equipa principal do Riba d’Ave Hóquei Clube continua sem somar pontos no campeonato Placard. Este sábado, foi disputada a terceira jornada do campeonato frente à Juventude Viana. A partida terminou em derrota para o Riba d’Ave Hóquei Clube, que perdeu por 2 a 1.

Desta forma, a equipa famalicense mantem a última posição na tabela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Sete pessoas identificadas após rixa antes do jogo com o Boavista

Publicado

em

Sete pessoas foram identificadas pela polícia após confrontos este domingo entre adeptos do Famalicão e do Boavista em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, informaram hoje as forças de segurança.

Os “confrontos e as agressões” aconteceram antes do início do encontro entre as duas equipas a contar para a I Liga portuguesa de futebol, disse o Comando Distrital da PSP de Braga.

“Pelas 20:10, 20 minutos antes do início do jogo, nas imediações do estádio, (…) um grupo de adeptos do FC Famalicão envolveu-se em confrontos e agressões com um grupo de adeptos do Boavista FC”, segundo o comunicado.

“A pronta intervenção policial logrou por termo aos confrontos, sendo que estão já identificados sete indivíduos envolvidos”, havendo ainda a registar danos num estabelecimento, pode ler-se na mesma nota.

A PSP assinalou ainda que “foram recolhidas informações tendentes à cabal identificação dos demais envolvidos” e que o jogo de futebol terminou “sem qualquer incidente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Desacatos antes do jogo FC Famalicão – Boavista com esplanada destruída à passagem de adeptos

Publicado

em

Por

Os desacatos decorreram por volta das 20:00, em Famalicão. Adeptos provocaram desacatos, antes do jogo FC Famalicão-Boavista, numa esplanada de uma pastelaria junto à Rotunda D. Sancho I.

“Tudo aconteceu em segundos. Os arruaceiros chegaram e começaram a atirar cadeiras para o ar e a parti-las”, contou à Famatv uma testemunha.

Vídeo: Paulo Sampaio / Fotos: autor desconhecido (redes sociais)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Piloto Miguel Oliveira vence na Tailândia

Publicado

em

O piloto português Miguel Oliveira venceu, este domingo, o Grande Prémio da Tailândia em MotoGP.

Miguel Oliveira partiu do 11° lugar da grelha para uma prova realizada à chuva e cujo início chegou mesmo a ser retardado, devido ao mau tempo.

Foi a segunda vitória da época para Miguel Oliveira, depois de, também com piso molhado, ter vencido na Indonésia.

“Sempre que temos oportunidade de correr em piso molhado, sou muito rápido. Quando começou a chover recordei a Indonésia, mas tentei manter os pés no chão e concentrei-me em fazer um bom arranque, sem erros”, disse o piloto de Almada, na “flash interview”, após o final da corrida.

De saída da KTM – vai correr pela Aprilia na próxima época -, Miguel Oliveira está “super feliz por esta vitória”.

“Foi à chuva, mas é igual, eu aceito vitórias em quaisquer condições”, concluiu.

Em segundo lugar, na Tailândia, ficou o australiano Jack Miller, em Ducati, que vai ficar com o lugar de Oliveira na KTM, na próxima temporada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Vídeo: Rali de Famalicão marcado por dois pequenos acidentes esta manhã

Publicado

em

O rali de Famalicão ficou marcado esta manhã por dois pequenos acidentes.

Os choques aconteceram ao final da manhã, na PEC de Vale de S. Cosme, praticamente em simultâneo.

Sem feridos a registar, apenas danos materiais, os acidentes envolveram o carro zero de Rui Vilaça, e o carro de Márcio Pereira.

As imagens foram registadas por pessoas que estavam a assistir ao rali.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: FAC dá a volta e vence por 6-5 depois de estar a perder 3 a 0

Publicado

em

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube (FAC) venceu hoje o GRF Murches por 6-5, depois de ter estado a perder por 3 a 0.

A partida decorreu no Pavilhão Municipal e da parte do FAC contou com golos de Joca Guimarães (3 golos), João Lima (2 golos) e Hugo Costa (1 golo).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Câmara apresenta Brigada de Resgate Animal no Dia Mundial do Animal

A Câmara Municipal de Famalicão apresenta amanhã, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Brigada de Resgaste Animal de Famalicão, uma equipa...

Barceloshá 4 horas

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casal que furtou 175 litros de combustível detido pela GNR

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho...

Regiãohá 4 horas

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Programa Erasmus + em destaque no arranque do ano letivo da CIOR

A Escola Profissional CIOR, de V N de Famalicão, leva a cabo, várias mobilidades noâmbito do programa Erasmus +, assim...

Economiahá 5 horas

Governo propõe aumento salarial de 4,8% para a função pública

O Governo apresentou hoje aos sindicatos da função pública a proposta de aumentos salariais para 2023, com as estruturas sindicais...

Paíshá 6 horas

Bombeiro perde a vida após colisão entre dois camiões na A29

Um bombeiro com cerca de 45 anos, morreu, esta segunda-feira, em Esmoriz, na sequência de uma colisão entre dois camiões,...

Bragahá 6 horas

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Mulher que trabalhava em casa de alterne terá saltado de carro em andamento para evitar violação

Um homem está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos, respondendo por um crime de violação, alegadamente cometido em setembro...

Desportohá 9 horas

Famalicão: Novas imagens mostram fuga de adeptos segundos antes da chegada das autoridades

Novas imagens, que agora surgem nas redes sociais, mostram a violência da rixa causada por adeptos do futebol que se...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES